LFS Assuntos Rurais - Ministros da Agricultura dos países do BRICS aprovam declaração focada em segurança alimentar - créditos Agência Xinhua
LFS Assuntos Rurais -
Ministros da Agricultura dos países do BRICS aprovam declaração focada em segurança alimentar.
Créditos Agência Xinhua
Receba as principais notícias sobre o Agro através dos grupos da LFS Assuntos Rurais
-Grupo no Facebook: https://www.facebook.com/groups/530690934374947
-Grupo no Whatsapp: https://chat.whatsapp.com/IQ0hcYeyvlXCxVohaQhf04
-------------------------------
Ministros da Agricultura dos países do BRICS aprovam declaração focada em segurança alimentar
2025-04-18 11:05:31丨portuguese.xinhuanet.com
Rio de Janeiro, 17 abr (Xinhua) -- Ministros da Agricultura e líderes dos onze países membros do BRICS aprovaram uma Declaração Conjunta em Brasília nesta quinta-feira, reforçando o compromisso do grupo com a segurança alimentar, o desenvolvimento agrícola sustentável e a redução das desigualdades nas áreas rurais.
Sob o lema "Promovendo uma agricultura inclusiva e sustentável por meio da cooperação, inovação e comércio justo", o documento estabelece um roteiro para o período de 2025 a 2028.
Segundo o ministro brasileiro Carlos Fávaro, os países do BRICS são responsáveis por 75% da produção agrícola global e abrigam quase metade dos 550 milhões de estabelecimentos agrícolas familiares do mundo, muitos deles administrados por pequenos produtores.
"Esses dados demonstram não apenas o poder produtivo e econômico dos BRICS, mas também o papel decisivo que desempenham na segurança alimentar global. Reuniões como esta são espaços-chave para o diálogo, a cooperação e o desenvolvimento de soluções conjuntas", afirmou.
A Declaração prioriza o compromisso com a segurança alimentar e nutricional, garantindo o acesso equitativo a alimentos de qualidade, especialmente no contexto de crises globais.
Foi destacado o papel fundamental da Aliança Global contra a Fome e a Pobreza na promoção da cooperação internacional nesta área. Organizações como o Novo Banco de Desenvolvimento (NBD) e o Fundo Internacional para o Desenvolvimento Agrícola (FIDA) também foram incentivadas a colaborar ativamente na implementação de políticas públicas agrícolas.
Os países concordaram em fortalecer os estoques de alimentos, investir em infraestrutura de armazenamento e promover instrumentos como preços mínimos e monitoramento de custos, buscando estabilizar o acesso a alimentos essenciais diante da volatilidade dos preços.
Da mesma forma, espera-se que, em situações excepcionais de crise alimentar em um país-membro, os BRICS atuem em solidariedade com respostas emergenciais. Esses estoques são incentivados a serem provenientes da agricultura familiar de pequena escala, promovendo o desenvolvimento rural, a valorização dos alimentos locais e a preservação da biodiversidade.
A secretária executiva do Ministério do Desenvolvimento Agrário e da Agricultura Familiar, Fernanda Machiaveli, destacou a necessidade de tecnologia e inovação chegarem ao campo para apoiar os pequenos produtores.
Ele enfatizou que a agricultura familiar é a menos responsável pelas mudanças climáticas, mas a mais afetada por suas consequências e, portanto, deve ser prioridade no processo de adaptação e mitigação.
A declaração compromete os países do BRICS a implementar programas de apoio às mulheres, com foco no acesso a crédito, tecnologia, treinamento e recursos financeiros.
Também foi proposto um mecanismo de financiamento estruturado, com a participação de organizações internacionais, para projetos de conservação do solo e restauração de ecossistemas degradados.
No cenário comercial, foi discutida a necessidade de facilitar o comércio agrícola entre os países do BRICS, reduzir barreiras desnecessárias, implementar a certificação digital e estabelecer mecanismos de financiamento para importação de alimentos para países de baixa e média renda afetados pelo aumento dos preços de alimentos e insumos.
O evento também marcou o encerramento do Plano de Ação 2021-2024 para a cooperação agrícola e o lançamento do novo Plano de Ação 2025-2028, que definirá metas concretas a serem apresentadas na Cúpula do BRICS, marcada para 6 e 7 de julho no Rio de Janeiro.
Comentários
Postar um comentário