Pular para o conteúdo principal

UnB e MST avançam em cooperação para criação de centro de pesquisa Brasil-China de agricultura familiar

 

UnB e MST avançam em cooperação para criação de centro de pesquisa Brasil-China de agricultura familiar

Parcerias com a China envolvem vivências em comunidades rurais no Brasil e apoio técnico para biofábricas

Brasil de Fato | Pequim (China) |
 
Centro de Demonstração para Tratamento e Aproveitamento de Resíduos Orgânicos Urbanos e Rurais em Linhu, na cidade de Suzhou - Mauro Ramos

Com a articulação da Associação Internacional para Cooperação Popular, Baobab, a Universidade de Agricultura da China (UAC) está desenvolvendo parcerias com a Universidade de Brasília e o Movimento de Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) nas áreas de bioinsumos e de maquinário agrícola para agricultura familiar.

No começo de novembro, a reitora da Universidade de Brasília (UnB), Márcia Abrahão, esteve na China junto a uma delegação do MST no país asiático para dar continuidade à construção do Centro Brasil-China de Pesquisa, Desenvolvimento e Promoção de Tecnologia para Agricultura Familiar.

O centro binacional possui três eixos: o intercâmbio de estudantes que incluirá, além de atividades acadêmicas, vivências em comunidades rurais no Brasil, como territórios quilombolas e assentamentos do MST; a testagem de máquinas agrícolas para camponeses, e a pesquisa sobre bioinsumos para agricultura.

Abrahão, que também é presidenta da Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes), conta que uma das pesquisas que já está sendo realizada em conjunto entre as instituições é sobre a produção de fertilizantes a partir de pó de rocha e também de resíduos de cozinha.

O diretor do Instituto de Reciclagem Orgânica da UAC, Li Ji, afirma que além da cooperação em pesquisa e no compartilhamento de tecnologias, é preciso apoiar o desenvolvimento da indústria de bioinsumos no Brasil.

“É importante ajudar no crescimento do pessoal técnico e gerencial brasileiro, pois, em última análise, os equipamentos precisarão ser localizados e atender à produção local”, afirma Li Ji.

Bioinsumos ganham terreno

No Brasil e na China os insumos biológicos vem adquirindo uma importância cada vez maior nos últimos anos.

No caso da China, em 2015, o governo lançou um plano para reduzir o uso de fertilizantes químicos, até 2020. O consumo desses insumos passou de mais 60 milhões de toneladas em 2015 para menos de 50 milhões de toneladas, em 2022, representando uma queda de mais  de15%.

No final do ano passado, o governo chinês lançou dois novos planos de redução de fertilizantes químicos e agrotóxicos até 2025. Entre as medidas previstas está o aumento da proporção da área de aplicação de fertilizantes orgânicos em mais de 5 pontos percentuais.

Já no Brasil, está em trâmite o Projeto de Lei (PL) 3.668/2021, que regulamenta a cadeia dos bioinsumos. Em setembro deste ano, a Comissão de Meio Ambiente do Senado aprovou o projeto que tem como meta incentivar a redução do uso de agrotóxicos no país. Como o projeto aprovado é um substitutivo, ele irá a votação novamente nessa comissão, e se aprovado novamente, seguirá para a Câmara.

A nível dos movimentos populares, uma das experiências pioneiras é a da Cooperbio e do Movimento dos Pequenos Agricultores (MPA), com sede em Seberi (RS), mas interligada a camponeses de mais de 60 municípios da região.

Em 2020, o MST inaugurou sua primeira fábrica de bioinsumos na Cooperativa Da Terra no assentamento Pirituba, em Itaberá, região sudoeste de São Paulo. Esse ano, foi inaugurada a Unidade de Produção de Bioinsumos Ana Primavesi (em homenagem à pioneira da agroecologia) durante a 20ª Festa da Colheita do Arroz Agroecológico, em Viamão, no Rio Grande do Sul.

A coordenadora nacional do Coletivo de Bioinsumos do MST, Andreia Matheus, que integrou a delegação que veio à China, afirma que o movimento vem desenvolvendo biofábricas e unidades de produção de bioinsumos de forma integrada, envolvendo biodefensivos, biofertilizantes e compostos biocompletos.

Um dos projetos que o MST visa fortalecer com a nova parceria é a implementação de uma fábrica de bioinsumos em São Leopoldo (RS), que “tem feito um processo eficiente de gestão de resíduos”, afirma Andreia Matheus. A fábrica utilizará parte dos resíduos sólidos orgânicos para transformar em fertilizante orgânico, com base na tecnologia chinesa.

No Instituto de Pesquisa de Reciclagem Orgânica da UAC, situado em Suzhou, foi criado o primeiro Centro de Demonstração para Tratamento e Aproveitamento de Resíduos Orgânicos Urbanos e Rurais ao redor do Lago Taihu, que é o terceiro maior da China.

A planta processa mais de 14 mil toneladas de restos de alimentos por ano, e tem capacidade de produção anual de 4.500 toneladas de fertilizantes orgânicos e 146 toneladas de óleo para diferentes usos como cosméticos ou combustível.

Os principais produtos do processamento no Centro são fertilizantes orgânicos, que têm como destino a agroecologia.

Li Ji afirma que o projeto ajuda a orientar os moradores na classificação dos resíduos, criando uma economia circular, “importante para a conservação dos recursos nacionais, a proteção do ambiente, a promoção da agricultura ecológica sustentável, a preservação do solo e a defesa da saúde pública”.

Para a coordenadora nacional do Coletivo de Bioinsumos do MST, a China se tornou uma referência em relação à produção de bioinsumos “porque faz parte de uma estratégia de Estado e de país”.

“Essa estratégia de país passa por resolver os problemas ambientais do país integrada com outros setores da sociedade, como por exemplo a produção de alimentos e a produção de energia”, conclui.

Edição: Leandro Melito


Créditos Brasil de Fato

Comentários

Mais lidas.

LFS Assuntos Rurais - Preços de arroz e carnes podem subir com enchentes no Rio Grande do Sul - créditos Brasil 247

  LFS Assuntos Rurais -  Preços de arroz e carnes podem subir com enchentes no Rio Grande do Sul. Créditos Brasil 247 Participe do Grupo LFS Assuntos Rurais no WhatsApp: https://chat.whatsapp.com/Hc4HWeCyLUB6oECSrqr7bQ    ---------------------  Siga nosso Instagram  @redelfsdecomunicacao  ---    http://www.instagram.com/redelfsdecomunicacao  ---------------------  Publicidade:  Catálogo 100.01.004.001 - LFS Assuntos Rurais: https://docs.google.com/document/d/1iug42_MyEO9wO07UgtB2oIeej2_V1J9NYpIz_d5UZXY    --------------------- Preços de arroz e carnes podem subir com enchentes no Rio Grande do Sul As chuvas afetam o desenvolvimento das culturas e o escoamento dos produtos Leia mais »

LFS ASSUNTOS RURAIS - POLÍTICA: Projeto da bancada ruralista contrapõe UE e pode criar barreiras por reciprocidade ambiental - créditos CNN

LFS ASSUNTOS RURAIS - POLÍTICA:  Projeto da bancada ruralista contrapõe UE e pode criar barreiras por reciprocidade ambiental. Créditos CNN *Participe do nosso grupo no Whatsapp - LFS Assuntos Rurais: https://chat.whatsapp.com/Hc4HWeCyLUB6oECSrqr7bQ   LFS ASSUNTOS RURAIS - Acúmulo de Postagens - https://docs.google.com/document/d/1rdd9awGqkLoVwiYjiegLvBVNmv2gwgJU9I7wwfvjhRk     ---------------------------------------------------------------------- Projeto da bancada ruralista contrapõe UE e pode criar barreiras por reciprocidade ambiental Legislação europeia obriga que os exportadores comprovem que produtos não tiveram origem em áreas desmatadas a partir de 2021; projeto no Senado brasileiro tem apoio de boa parte da Frente Parlamentar da Agropecuária Desmatamento na fronteira entre a Amazônia e o Cerrado em Nova Xavantina, em Mato Grosso 28/07/2021REUTERS/Amanda Perobelli Daniel Rittner da CNN Em Brasília 26/04/2023 às 10:54 | Atualizado 26/04/2023 às 10:57 Compartilhe: Ouvir notícia

Agrishow 2024: Presença chinesa no maior evento agropecuário da América Latina

Agrishow 2024: Presença chinesa no maior evento agropecuário da América Latina A 29ª edição da Agrishow, uma das mais importantes feiras agropecuárias do mundo, contou com cerca de 800 expositores em uma área de 530 mil metros quadrados. Cerca de 195 mil visitantes de mais de 50 países, puderam conhecer as inovações desenvolvidas por marcas líderes brasileiras e internacionais. A gente está aqui na feira Agrishow, a maior feira do Brasil, com os novos lançamentos da DJI. A gente está com o T50 e também o T25. São dois drones que trazem muita tecnologia para auxiliar o trabalho dos agricultores, tanto na pulverização quanto na dispersão de sólidos. Problemas que a gente tinha muito sérios, como compactação, amassamento de cultura, necessidade de esperar sair o encharcamento das áreas para poder entrar, para pulverizar, a gente consegue resolver 100% com a utilização de drones e ano após ano essa tecnologia vem desenvolvendo, entregando mais valor ao agricultor. Os agricultores estão ut

Brasil se declara livre da febre aftosa sem vacinação

Créditos Xinhua. Brasil se declara livre da febre aftosa sem vacinação 2024-05-04 15:20:00丨portuguese.xinhuanet.com Rio de Janeiro, 2 mai (Xinhua) -- O Brasil, um dos principais produtores e exportadores de carne do mundo, anunciou nesta quinta-feira que está livre da febre aftosa e que já não é necessário vacinar os rebanhos contra a doença. Em pronunciamento à imprensa no Palácio do Planalto, o vice-presidente da República Geraldo Alckmin comentou o anúncio, publicado mais cedo no Diário Oficial da União. "Hoje é um dia histórico, porque sempre o Brasil sonhou ser um país livre de febre aftosa sem vacinação, que é um estágio extremamente elevado em sanidade animal e de boa defesa agropecuária". Como consequência, foi suspensa a imunização dos rebanhos em todos os estados brasileiros. A última ocorrência da doença em território nacional foi em 2006. Recentemente, o Ministério da Agricultura e Pecuária antecipou a última campanha de imunização nos estados de Alagoas, Ceará, P

LFS Assuntos Rurais - Preço do arroz ao produtor já chegou a 4% com chuvas no RS e deve atingir consumidor, dizem especialistas - créditos CNN

LFS Assuntos Rurais -  Preço do arroz ao produtor já chegou a 4% com chuvas no RS e deve atingir consumidor, dizem especialistas -  Créditos CNN Participe do nosso grupo no Whatsapp LFS Assuntos Rurais:  https://chat.whatsapp.com/Hc4HWeCyLUB6oECSrqr7bQ    -----------------------------------------------  Preço do arroz ao produtor já chegou a 4% com chuvas no RS e deve atingir consumidor, dizem especialistas Especialistas consultados pela CNN veem inflação mais alta no ano Instituto do RS estima que 84% da produção já foi colhida Monsterkoi/Pixabay João Nakamura da CNN São Paulo 14/05/2024 às 16:24 Compartilhe: ouvir notícia 0:00 1.0x Item consumido em grande escala pelo brasileiro, o arroz vendido aos produtores já registrou uma alta de 4% desde o início das fortes chuvas no Rio Grande do Sul. Do fim de abril até esta terça-feira (14), o preço da saca de 50 kg subiu de R$ 105,98 para R$ 110,23, segundo o Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea-Esalq/USP). Os dados são c

LFS Assuntos Rurais - À CNN, Alckmin nega hostilidade do agro ao governo: “Muito pelo contrário”

LFS Assuntos Rurais -  À CNN, Alckmin nega hostilidade do agro ao governo: “Muito pelo contrário” . Créditos CNN.  ---------------------  *Aproveito para lhes convidar a participar do nosso grupo no whatsapp LFS Assuntos Rurais - https://chat.whatsapp.com/Hc4HWeCyLUB6oECSrqr7bQ    ---------------------  *Siga nosso Instagram @redelfsdecomunicacao --- http://www.instagram.com/redelfsdecomunicacao    ---------------------  Publicidade:  Catálogo 100.01.004.001 - LFS Assuntos Rurais: https://docs.google.com/document/d/1iug42_MyEO9wO07UgtB2oIeej2_V1J9NYpIz_d5UZXY    ---------------------    À CNN, Alckmin nega hostilidade do agro ao governo: “Muito pelo contrário” Vice-presidente elogia acolhida na Agrishow: "Fomos muito bem recebidos" À CNN, Alckmin nega hostilidade do agro ao governo: “Muito pelo contrário” 29/04/2024 às 11:03 Compartilhe: ouvir notícia 0:00 1.0x O vice-presidente Geraldo Alckmin (PSB) conversou nesta segunda-feira (29) com a  CNN  e fez um balanço sobre a part

Consumo de soja na China causa desmatamento na América Latina

Consumo de soja na China causa desmatamento na América Latina A ONG do Reino Unido mostra os vínculos entre os bancos chineses e o desmatamento.   AMEAÇAS TRANSNACIONAIS Agricultores brasileiros colhem soja em Campo Novo, Mato Grosso. A demanda chinesa de soja causa o desmatamento florestal e o colapso climático e ecológico do planeta. (Foto: Yasuyoshi Chiba, AFP) A China encabeça a lista dos principais consumidores mundiais de soja. No entanto, depende muito das demais nações, especialmente da América Latina. Em 2017, o país asiático consumiu 63 por cento da produção mundial de soja. Um relatório de maio de 2019,  O risco negligenciado , da ONG Projeto para a Divulgação do Carbono (CDP, em inglês), baseada em Londres, informa que os empréstimos realizados por bancos chineses às companhias asiáticas da cadeia de fornecimento de soja causam desmatamento através de suas operações financeiras, uma prática que põe em risco a biodiversidade. Nos últimos anos, o aumento d

LFS Assuntos Rurais - A Reforma Agrária e os Projetos em Disputa - por Bruno Malheiro

  LFS Assuntos Rurais -  A Reforma Agrária e os Projetos em Disputa - por Bruno Malheiro. Leia mais:  https://capitaofernando.blogspot.com/2024/03/comunicado-n-332024-mst-reforma-agraria.html   ---------------------       Aproveito para lhes convidar a participar do nosso grupo no whatsapp LFS Assuntos Rurais -  https://chat.whatsapp.com/Hc4HWeCyLUB6oECSrqr7bQ   *Siga nosso Instagram  @redelfsdecomunicacao  ---    http://www.instagram.com/redelfsdecomunicacao    --------------------- Publicidade: 100.01.004.001 - LFS Assuntos Rurais --- LFS Consultoria Catálogo Específico:  https://docs.google.com/document/d/1iug42_MyEO9wO07UgtB2oIeej2_V1J9NYpIz_d5UZXY        -----------------

Açúcar IC45 para exportação

  EXPORTAÇÃO DE COMMODITIES - AÇÚCAR IC45 Açúcar IC45 para exportação. Do Brasil para o mundo: *Temos açúcar IC45 para exportação; *Contrato diretamente com a Usina; *Vistoria SGS; *Pagamento por LC/SBLC Envie sua LOI para: Whatsapp/WeChat: +55 051 986388430 - http://wa.me/+5551986388430 Email: lfsconsultoriamd@gmail.com Luís Fernando Sousa LFS Consultoria #açúcar #açúcaric45 #ic45 #acucaric45 #export #AçúcarIC45paraexportação #Exportação #LFSConsultoria *Preço sujeito a variação, sem aviso prévio

Máquina de Tosquiar nova. Compre diretamente da Amazon

    Máquina de Tosquiar nova. Compre diretamente da Amazon: https://amzn.to/40TRF59    Tesoura de Ovelha Elétrica - Cortador de lã para Cabras, Lhamas, Corpo ABS, Tesoura (Plugue UE 220V), 1000 W 2600 RPM, 6 Velocidades de Controle. Preço sob consulta. Compre diretamente da Amazon: https://amzn.to/40TRF59