Pular para o conteúdo principal

LFS Assuntos Rurais - Veja quais marcas vendiam leite com soda cáustica e água oxigenada. Você já comprou alguma delas? Operação Leite Compen$ado - créditos Globo Rural

LFS Assuntos Rurais - 

Operação Leite Compen$ado

Veja quais marcas vendiam leite com soda cáustica e água oxigenada. 

Você já comprou alguma delas?   

Créditos Globo Rural



 -----------------------


Receba a LFS Assuntos Rurais no seu whatsapp: https://chat.whatsapp.com/IQ0hcYeyvlXCxVohaQhf04


 -----------------------












Por  — Granada, Espanha

 

empresa envolvida na Operação Leite Compen$ado, acusada de utilizar produtos vencidos, soda cáustica e água oxigenada na fabricação de seus produtos, é a Dielat. O Ministério Público do Rio Grande do Sul (MPRS) manteve o nome em sigilo por decisão judicial. A informação é da rádio CBN.

Leia mais

Em seu site oficial, a Dielat se apresenta como uma "empresa familiar" que busca "produzir produtos de qualidade, inovando para e atendendo toda a legislação onde a segurança alimentar."

No entanto, ainda segundo apuração da CBN, esta não é a primeira vez que a empresa é punida por falhas nos protocolos de biossegurança. Somente nos últimos dois anos, a Dielat recebeu 16 sanções do Ministério da Agricultura, com interdições de instalações, suspensões de atividades e autuações por fraude de registros e embaraço à fiscalização.

Na operação realizada nesta quarta-feira, os oficiais encontraram produtos vencidos que seriam utilizados na fabricação dos alimentos, além de "pelos indefinidos" e pontos de sujeira dentro de embalagens.

Vale lembrar que o consumo de leite fora validade já oferece risco à saúde e pode causar intoxicação provocada por diferentes bactérias, como a salmonela, por exemplo. Porém, a presença destas substâncias na bebida é ainda mais preocupante, uma vez que são são altamente tóxicas e possuem, inclusive, potencial carcinogênico.

Conheça a Dielat, empresa envolvida na Operação Leite Compen$ado

Sediada em Taquara, a 80 quilômetros de Porto Alegre, no Rio Grande do Sul, a Dielat Indústria e Comércio de Laticínios atua desde 15 de junho de 2016 no mercado. Em 2018, passou por uma restruturação interna e hoje conta com cerca de 75 colaboradores.

Com produtos distribuídos em todo o Brasil e também na Venezuela, com as marcas Mega Milk, Cootall, Mega Lac e Tentação. Além do leite longa vida, a empresa também possui em seu catálogo leite em pó, soro de leite em pó e opções de compostos lácteos, utilizados como substituto do leite em preparos culinários.

Leite Longa Vida da Mega Milk fabricado pela Dielat — Foto: Divulgação/ Dielat
Leite Longa Vida da Mega Milk fabricado pela Dielat — Foto: Divulgação/ Dielat

Para o varejo, a empresa comercializa o leite em pó integral e o longa vida nas versões integral, desnatado e semidesnatado da marca Mega Milk. É possível encontrar na internet uma caixa com doze unidades de um litro sendo vendida a R$ 40,68.

Os compostos lácteos da Mega Lac e da Tentação, além do varejo, também eram destinados a empresas do setor "food service". Em seu site, a Dielat diz desenvolver "produtos práticos e versáteis, para restaurantes, pizzarias, sorveterias, cozinhas industriais, padarias e confeitarias, lanchonetes, hotéis, escolas, redes de fast food, hospitais e órgãos governamentais".

Produtos fabricados pela Diealt eram feitos com ingredientes vencidos e levavam soda cáustica e água oxigenada na composição — Foto: Dielat/ Divulgação
Produtos fabricados pela Diealt eram feitos com ingredientes vencidos e levavam soda cáustica e água oxigenada na composição — Foto: Dielat/ Divulgação

A terceira linha, focada na indústria de alimentos, tem itens da marca Cootall, o composto lácteo da Tentação em outra embalagem, e novas versões do composto lácteo da Mega Lac, o Especiale, o Premium, o Mix, o Tradicionale e o Pop.

Dielat possui linhas destinadas à indústria de alimentos — Foto: Divulgação/ Dielat
Dielat possui linhas destinadas à indústria de alimentos — Foto: Divulgação/ Dielat

A fábrica também oferecia um serviço personalizado para produzir lácteos de "pequenas e médias empresas" que buscassem "eliminar elos na cadeia produtiva, aumentar a sua margem de lucro e repassar uma parte da economia ao consumidor, oferecendo produto com excelência". A Dietlat não informa quantos e quais clientes utilizam sua fábrica atualmente.

A operação Leite Compen$ado

Na ação realizada nesta quarta-feira (11/12), que ocorre quase 12 anos depois da primeira fase da operação, foram encontradas as fórmulas de diluição nas empresas, além de uma série de documentos, imagens e planilhas falsificadas que comprovam o esquema de fraude.

Na sede, também foram descobertos dois depósitos clandestinos, onde eram armazenados produtos vencidos, estragados e de uso proibido na fabricação do leite.

Uma mulher, que não teve seu nome divulgado, foi presa em flagrante por orientar que os funcionários apagassem mensagens e escondessem seus celulares após a chegada dos oficiais. O sócio-proprietário Antonio Ricardo Sader, o diretor Tales Laurindo, o supervisor Gustavo Lauck e o químico Sérgio Alberto Seewald cumprem prisão preventiva.

Apelidado de "Alquimista" e "Mago do Leite", Seewald já esteve envolvido em casos semelhantes no passado. Em 2005, ele chegou a ser condenado e absolvido em segunda instância. Em 2014, durante a quinta fase da Operação Leite Compen$ado, foi acusado de ser o responsável pela fórmula química utilizada para mascarar a adulteração de produtos de uma indústria do município de Imigrante, no Vale do Taquari.

O promotor de Justiça Mauro Rockenbach, da Promotoria de Justiça Especializada Criminal de Porto Alegre, explicou que o químico estava proibido de atuar no setor desde 2014, por uma medida cautelar, e há dois anos aguarda a colocação de uma tornozeleira eletrônica. "Hoje nós conseguimos alcançar outras provas que corroboram com os indicativos da prática criminosa", garantiu o promotor.

A reportagem entrou em contato com a Dielat, mas não obteve retorno até o momento 


Créditos Globo Rural


Veja quais marcas vendiam leite com soda cáustica e água oxigenada. Você já comprou alguma delas?


Comentários

Mais lidas.

Como podar parreira de uva. Veja dicas técnicas!

  Como podar parreira de uva. Veja dicas técnicas! Podar a parreira de uva é uma técnica importante para garantir uma produção. É através desse sistema que permite estimular o crescimento da videira. Mas, não é uma tarefa tão simples e exige um certo conhecimento técnico para não comprometer toda a planta. Neste artigo estaremos mostrando  como  e  quando  podar a videira, além de outras informações. Boa leitura! Cultivo da parreira de uva Antes de tratar diretamente da poda da parreira, vamos falar um pouco sobre a uva. Originária da Ásia, o seu cultivo é considerado uma das atividades mais antigas entre os homens, devido aos seus deliciosos frutos para a produção de vinho. No Brasil, o plantio da uva teve início desde a época do descobrimento, em 1532, através dos portugueses. É uma  fruta  do tipo não-climatérico, ou seja, não amadurece após a colheita, devendo ser colhida no ponto ideal de maturação. Normalmente, as videiras são  pla...

Pecuaristas testam até 'sutiã' para aumentar a produção de leite no país

  De onde vem o que eu como: pecuaristas focam em gestão e testam até 'sutiã' para aumentar a produção de leite no país Brasil captou 34 bilhões de litros do alimento no ano passado, mas não está nem perto de Nova Zelândia e Israel em média diária. Queda no consumo de lácteos também é desafio. Por Rikardy Tooge, G1 02/12/2020 07h00    Atualizado  há 4 semanas Criação de gado leiteiro no Distrito Federal — Foto: CNA/Divulgação O leite é uma das riquezas do campo do Brasil, está presente em mais de 1 milhão de propriedades rurais e em cerca de 99% das cidades do país. Com  faturamento de mais de R$ 40 bilhões em 2019 , medido pelo índice de Valor Bruto da Produção (VBP) do  Ministério da Agricultura , o setor produziu mais de  34 bilhões de litros de leite em 2019 . Trigo, café, caju... G1 mostra a origem dos alimentos A pecuária leiteira é uma atividade pulverizada, espalhada de pequenos a grandes criadores, e, por ter essa dimensão, um dos principais d...

LFS Assuntos Rurais - Brasil pode mais que dobrar exportação de carne bovina com acordo Mercosul-UE, diz Agrifatto - créditos CNN

  Brasil pode mais que dobrar exportação de carne bovina com acordo Mercosul-UE, diz Agrifatto Segundo Pimentel, o país já atende 86% da demanda europeia e deve manter essa posição de liderança no Mercosul Leandro Silveira (Broadcast), do Estadão Conteúdo 07/12/2024 às 18:05 | Atualizado 07/12/2024 às 18:05   Segundo Pimentel, o país já atende 86% da demanda europeia e deve manter essa posição de liderança no Mercosul   • . REUTERS/Amanda Perobelli Ouvir notícia 0:00 1.0x O Brasil pode mais do que dobrar a exportação de carne bovina à União Europeia a partir da formalização do acordo de livre comércio entre o bloco econômico europeu e o Mercosul. A estimativa, ainda preliminar, é da consultoria Agrifatto.  “Hoje exportamos 5% do nosso volume para a Europa, e esse número pode chegar a 12% ou 13% com o acordo”, afirmou a CEO da Agrifatto, Lygia Pimentel. Pelo acordo, o Mercosul poderá exportar 99 mil toneladas de carne bovina peso carcaça para a União Europeia, sendo 5...

MF RURAL - O AGRRONEGÓCIO PASSA POR AQUI Faça o seu anúncio no maior marketplace do agronegócio brasileiro

    MF RURAL - O AGRRONEGÓCIO PASSA POR AQUI Faça o seu anúncio no maior marketplace do agronegócio brasileiro. Saiba mais:  https://www.mfrural.com.br?ag=367193    - - - - - - - -  *WhatsApp - Participe do grupo LFS Assuntos Rurais:  https://chat.whatsapp.com/Hc4HWeCyLUB6oECSrqr7bQ

Analista: Brasil está 'anos-luz' à frente da Europa na produção agrícola para parceria com a África

Créditos Sputnik Analista: Brasil está 'anos-luz' à frente da Europa na produção agrícola para parceria com a África 19:30 31.08.2023 © flickr.com / Ricardo Stuckert / Palácio do Planalto Nos siga no Redação Equipe da Sputnik Brasil Todas as matérias Especiais O Brasil tenta recuperar o espaço diplomático perdido no continente africano durante os últimos quatro anos sob gestão do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), o único mandatário brasileiro das últimas duas décadas que nunca visitou nenhum país da região. Atual presidente, Luiz Inácio Lula da Silva (PT) vem  tentando resgatar o prestígio  nas relações bilaterais com as nações africanas. Alguns avanços já foram registrados, como os  acordos de cooperação selados  entre Brasil e Angola, país cujo atual presidente é João Lourenço. Entre eles, figura a  cooperação agrícola entre ambas as nações . A ideia, segundo Lula, é ajudar a revolução rural no país com o desenvolvimento da atividade no Vale do Cunene, região...

LFS Assuntos Rurais - Milho deve sustentar oferta de etanol, e produção de açúcar deve aumentar

    LFS Assuntos Rurais - Milho deve sustentar oferta de etanol, e produção de açúcar deve aumentar. Avaliação é da consultoria Datagro, que prevê a moagem de 612 milhões de toneladas de cana na safra 2025/26. Créditos Globo Rural, leia mais: https://globorural.globo.com/agricultura/noticia/2025/03/producao-de-acucar-deve-crescer-e-o-milho-sustentar-a-oferta-de-etanol.ghtml -------------- Receba as principais notícias sobre o Agro através dos nossos grupos! • Grupo LFS Assuntos Rurais no whatsapp: https://chat.whatsapp.com/IQ0hcYeyvlXCxVohaQhf04 • Grupo no Facebook: https://www.facebook.com/groups/530690934374947 -----------------

Consumo de soja na China causa desmatamento na América Latina

Consumo de soja na China causa desmatamento na América Latina A ONG do Reino Unido mostra os vínculos entre os bancos chineses e o desmatamento.   AMEAÇAS TRANSNACIONAIS Agricultores brasileiros colhem soja em Campo Novo, Mato Grosso. A demanda chinesa de soja causa o desmatamento florestal e o colapso climático e ecológico do planeta. (Foto: Yasuyoshi Chiba, AFP) A China encabeça a lista dos principais consumidores mundiais de soja. No entanto, depende muito das demais nações, especialmente da América Latina. Em 2017, o país asiático consumiu 63 por cento da produção mundial de soja. Um relatório de maio de 2019,  O risco negligenciado , da ONG Projeto para a Divulgação do Carbono (CDP, em inglês), baseada em Londres, informa que os empréstimos realizados por bancos chineses às companhias asiáticas da cadeia de fornecimento de soja causam desmatamento através de suas operações financeiras, uma prática que põe em risco a biodiversidade. Nos últimos anos, o ...

LFS RURAL: Com sacarias e carga solta, falta de contêineres leva a uma "volta ao passado" nas exportações do agro - créditos Globo Rural

  Com sacarias e carga solta, falta de contêineres leva a uma "volta ao passado" nas exportações do agro Crise logística fez empresas buscarem alternativas para embarcar produtos como café, feijão, gergelim e fubá para o mercado externo 7 min de leitura ELIANE SILVA 19 NOV 2021 - 09H10   ATUALIZADO EM  19 NOV 2021 - 09H12 WhatsApp Facebook Twitter Pinterest Linkedin Copiar Link + A escassez mundial de contêineres que têm tirado o sono de importadores e exportadores em todo o mundo desde o ano passado provocou uma volta ao passado para permitir os embarques de alguns produtos agrícolas no Porto de Paranaguá. Cargas de gergelim, madeira e fubá já foram exportadas neste semestre direto no porão dos navios, na modalidade conhecida como break bulk (carga solta), acondicionadas em sacarias ou big bag e, nos próximos dias, cerca de 20 mil toneladas de feijão caupi também serão embarcadas para a Índia fora de contêineres. Carregamento de gergelim direto no porão do navio em Paran...

AGRICULTURA - Instalação de Frente Parlamentar sobre crédito para Agricultura Familiar ocorre na terça, 15/06/21 na Assembleia Legislativa do RS

AGRICULTURA -  Instalação de Frente Parlamentar sobre crédito para Agricultura Familiar ocorre na terça, 15/06/21 na Assembleia Legislativa do RS.  Saiba mais: https://capitaofernandors.blogspot.com/2021/06/instalacao-de-frente-parlamentar-sobre.html

Presidente chinês destaca papel de universidades na promoção da prosperidade agrícola

Presidente chinês destaca papel de universidades na promoção da prosperidade agrícola Beijing, 6 set (Xinhua) -- O presidente chinês, Xi Jinping, incentivou as universidades agrícolas a fortalecer a educação moral e a formação de talentos para impulsionar o desenvolvimento da agricultura no país. Xi, também secretário-geral do Comitê Central do Partido Comunista da China (PCC) e presidente da Comissão Militar Central, fez as declarações ao responder na quinta-feira a uma carta enviada por secretários do Partido, reitores e especialistas de mais de 50 universidades agrícolas. Desde a fundação da República Popular da China, há 70 anos, as universidades agrícolas do país têm em mente sua missão de dirigir escolas, cultivar meticulosamente talentos excelentes e fortalecer a pesquisa científica e a inovação, fazendo contribuições positivas ao desenvolvimento da agricultura, às zonas rurais e aos agricultores, escreveu Xi na carta. Xi indicou que a modernização da China requer ...