Pular para o conteúdo principal

LFS Assuntos Rurais - Veja quais marcas vendiam leite com soda cáustica e água oxigenada. Você já comprou alguma delas? Operação Leite Compen$ado - créditos Globo Rural

LFS Assuntos Rurais - 

Operação Leite Compen$ado

Veja quais marcas vendiam leite com soda cáustica e água oxigenada. 

Você já comprou alguma delas?   

Créditos Globo Rural



 -----------------------


Receba a LFS Assuntos Rurais no seu whatsapp: https://chat.whatsapp.com/IQ0hcYeyvlXCxVohaQhf04


 -----------------------












Por  — Granada, Espanha

 

empresa envolvida na Operação Leite Compen$ado, acusada de utilizar produtos vencidos, soda cáustica e água oxigenada na fabricação de seus produtos, é a Dielat. O Ministério Público do Rio Grande do Sul (MPRS) manteve o nome em sigilo por decisão judicial. A informação é da rádio CBN.

Leia mais

Em seu site oficial, a Dielat se apresenta como uma "empresa familiar" que busca "produzir produtos de qualidade, inovando para e atendendo toda a legislação onde a segurança alimentar."

No entanto, ainda segundo apuração da CBN, esta não é a primeira vez que a empresa é punida por falhas nos protocolos de biossegurança. Somente nos últimos dois anos, a Dielat recebeu 16 sanções do Ministério da Agricultura, com interdições de instalações, suspensões de atividades e autuações por fraude de registros e embaraço à fiscalização.

Na operação realizada nesta quarta-feira, os oficiais encontraram produtos vencidos que seriam utilizados na fabricação dos alimentos, além de "pelos indefinidos" e pontos de sujeira dentro de embalagens.

Vale lembrar que o consumo de leite fora validade já oferece risco à saúde e pode causar intoxicação provocada por diferentes bactérias, como a salmonela, por exemplo. Porém, a presença destas substâncias na bebida é ainda mais preocupante, uma vez que são são altamente tóxicas e possuem, inclusive, potencial carcinogênico.

Conheça a Dielat, empresa envolvida na Operação Leite Compen$ado

Sediada em Taquara, a 80 quilômetros de Porto Alegre, no Rio Grande do Sul, a Dielat Indústria e Comércio de Laticínios atua desde 15 de junho de 2016 no mercado. Em 2018, passou por uma restruturação interna e hoje conta com cerca de 75 colaboradores.

Com produtos distribuídos em todo o Brasil e também na Venezuela, com as marcas Mega Milk, Cootall, Mega Lac e Tentação. Além do leite longa vida, a empresa também possui em seu catálogo leite em pó, soro de leite em pó e opções de compostos lácteos, utilizados como substituto do leite em preparos culinários.

Leite Longa Vida da Mega Milk fabricado pela Dielat — Foto: Divulgação/ Dielat
Leite Longa Vida da Mega Milk fabricado pela Dielat — Foto: Divulgação/ Dielat

Para o varejo, a empresa comercializa o leite em pó integral e o longa vida nas versões integral, desnatado e semidesnatado da marca Mega Milk. É possível encontrar na internet uma caixa com doze unidades de um litro sendo vendida a R$ 40,68.

Os compostos lácteos da Mega Lac e da Tentação, além do varejo, também eram destinados a empresas do setor "food service". Em seu site, a Dielat diz desenvolver "produtos práticos e versáteis, para restaurantes, pizzarias, sorveterias, cozinhas industriais, padarias e confeitarias, lanchonetes, hotéis, escolas, redes de fast food, hospitais e órgãos governamentais".

Produtos fabricados pela Diealt eram feitos com ingredientes vencidos e levavam soda cáustica e água oxigenada na composição — Foto: Dielat/ Divulgação
Produtos fabricados pela Diealt eram feitos com ingredientes vencidos e levavam soda cáustica e água oxigenada na composição — Foto: Dielat/ Divulgação

A terceira linha, focada na indústria de alimentos, tem itens da marca Cootall, o composto lácteo da Tentação em outra embalagem, e novas versões do composto lácteo da Mega Lac, o Especiale, o Premium, o Mix, o Tradicionale e o Pop.

Dielat possui linhas destinadas à indústria de alimentos — Foto: Divulgação/ Dielat
Dielat possui linhas destinadas à indústria de alimentos — Foto: Divulgação/ Dielat

A fábrica também oferecia um serviço personalizado para produzir lácteos de "pequenas e médias empresas" que buscassem "eliminar elos na cadeia produtiva, aumentar a sua margem de lucro e repassar uma parte da economia ao consumidor, oferecendo produto com excelência". A Dietlat não informa quantos e quais clientes utilizam sua fábrica atualmente.

A operação Leite Compen$ado

Na ação realizada nesta quarta-feira (11/12), que ocorre quase 12 anos depois da primeira fase da operação, foram encontradas as fórmulas de diluição nas empresas, além de uma série de documentos, imagens e planilhas falsificadas que comprovam o esquema de fraude.

Na sede, também foram descobertos dois depósitos clandestinos, onde eram armazenados produtos vencidos, estragados e de uso proibido na fabricação do leite.

Uma mulher, que não teve seu nome divulgado, foi presa em flagrante por orientar que os funcionários apagassem mensagens e escondessem seus celulares após a chegada dos oficiais. O sócio-proprietário Antonio Ricardo Sader, o diretor Tales Laurindo, o supervisor Gustavo Lauck e o químico Sérgio Alberto Seewald cumprem prisão preventiva.

Apelidado de "Alquimista" e "Mago do Leite", Seewald já esteve envolvido em casos semelhantes no passado. Em 2005, ele chegou a ser condenado e absolvido em segunda instância. Em 2014, durante a quinta fase da Operação Leite Compen$ado, foi acusado de ser o responsável pela fórmula química utilizada para mascarar a adulteração de produtos de uma indústria do município de Imigrante, no Vale do Taquari.

O promotor de Justiça Mauro Rockenbach, da Promotoria de Justiça Especializada Criminal de Porto Alegre, explicou que o químico estava proibido de atuar no setor desde 2014, por uma medida cautelar, e há dois anos aguarda a colocação de uma tornozeleira eletrônica. "Hoje nós conseguimos alcançar outras provas que corroboram com os indicativos da prática criminosa", garantiu o promotor.

A reportagem entrou em contato com a Dielat, mas não obteve retorno até o momento 


Créditos Globo Rural


Veja quais marcas vendiam leite com soda cáustica e água oxigenada. Você já comprou alguma delas?


Comentários

Mais lidas.

LFS Assuntos Rurais - Governo Trump: Mercado do Agro brasileiro tenta decifrar como disputa EUA-China afetará o comércio internacional

LFS Assuntos Rurais - Governo Trump: Mercado do Agro brasileiro tenta decifrar como disputa EUA-China afetará o comércio internacional. Setor espera acirramento da guerra comercial entre americanos e chineses, mas efeitos sobre a agropecuária brasileira ainda são uma incógnita. Créditos Globo Rural, leia mais: https://globorural.globo.com/pecuaria/boi/noticia/2025/01/reposicao-e-dolar-vao-elevar-custo-de-producao-da-carne.ghtml -------------- • Receba a LFS Assuntos Rurais no seu whatsapp: https://chat.whatsapp.com/IQ0hcYeyvlXCxVohaQhf04 -------------

Banana azul? Existe sim e tem gosto de sorvete!

  Banana azul? Existe sim e tem gosto de sorvete! Variedade chamada de blue java é originária do Sudeste Asiático, mas pouco conhecida por aqui • Créditos Globo Rural, leia mais: https://tinyurl.com/banana-azul • Receba as principais notícias sobre o Agro através do nosso grupo no Whatsapp: https://chat.whatsapp.com/K4qXU8O6l2eAf9HmXvnXUI ----------------------------

🐑 Confira os 5 Destaques de Notícias sobre criadores de ovinos

LFS Assuntos Rurais 🐑 Confira os 5 Destaques de Notícias sobre criadores de ovinos Receba as principais notícias sobre o Agro através do nosso grupo no Whatsapp:  https://chat.whatsapp.com/K4qXU8O6l2eAf9HmXvnXUI   🐑 Destaques sobre criadores de ovinos 1. Comercialização de ovinos triplica em 2024 Em 2024, o número de ovinos negociados pelo sistema da Associação Brasileira de Criadores de Ovinos (Arco) atingiu 30.850 , ante 11.159 em 2023 — um salto de cerca de 176% a 176% nas transferências, indicando forte interesse na ovinocultura e animais registrados arcoovinos.com.br +10 Portal do Agronegócio +10 Agro Estadão +10 . 2. Registros genealógicos estáveis Apesar da explosão nas vendas, os registros de novos animais caíram ligeiramente (–1,8%), de 43.394 para 42.647 em 2024. A introdução da raça Soinga , recentemente homologada, deve impulsionar os registros em 2025 arcoovinos.com.br +6 Portal do Agronegócio +6 Jornal Grande Bahia (JGB) +6 . 3. Eventos técnicos e fei...

Blog do Capitão Fernando - um espaço para a discussão do Brasil - Nicho Assuntos Rurais - Principais notícias de 19/07/2025

Blog do Capitão Fernando - um espaço para a discussão do Brasil - Nicho Assuntos Rurais - Principais notícias de 19/07/2025 *Principais notícias de 19/07/2025, leia mais: https://capitaofernando.blogspot.com/2025/07/blog-do-capitao-fernando-principais.html *Receba as principais notícias sobre o Brasil e o Mundo através do nosso grupo no Whatsapp: https://chat.whatsapp.com/DSgqXE693vkKpFU9avrFcO ------------------------------ 🚜 Assuntos Rurais A China pode limitar inseticida – Alerta no setor sobre possível restrição chinesa a insumos agrícolas. Recorde no processamento da soja – Brasil caminha para ano recorde na moagem de soja. Impactos do tarifão dos EUA no agro – Agropecuária deve ser afetada por tarifas, segundo Canal Rural. Abertura de mercado na África do Sul – MAPA anuncia 394 oportunidades de exportação desde 2023, incluindo sementes de canola Serviços e Informações do Brasil. Valorização de commodities em Chicago – Fechamento semanal da soja, milho, açúcar com preços firme...

LFS Assuntos Rurais - Frio 'acende alerta' para as condições de lavouras de milho no Paraná

  LFS Assuntos Rurais -  Frio 'acende alerta' para as condições de lavouras de milho no Paraná. Áreas que os produtores plantaram mais tarde estão sob maior risco que as precoces.  Créditos Globo Rural, leia mais: https://globorural.globo.com/agricultura/milho/noticia/2025/06/apos-chuvas-frio-liga-alerta-para-lavouras-de-milho-no-parana.ghtml   Receba as principais notícias sobre o Agro através do nosso grupo no Whatsapp:  https://chat.whatsapp.com/K4qXU8O6l2eAf9HmXvnXUI    ----------------------------

LFS ASSUNTOS RURAIS: Qual é a diferença entre bode, carneiro, cabra e ovelha?

LFS ASSUNTOS RURAIS:  Você sabe qual é a diferença entre bode, carneiro, cabra e ovelha? Créditos Canal Tech.   - - - - - - - -  Participe do nosso grupo no whatsapp:  https://chat.whatsapp.com/Hc4HWeCyLUB6oECSrqr7bQ   Qual é a diferença entre bode, carneiro, cabra e ovelha? Por Fidel Forato | Editado por Luciana Zaramela  clique para compartilhar Link copiado! LightFieldStudios/Envato Bode, carneiro, cabra e ovelha são todos animais herbívoros que vivem em pastos ou em regiões montanhosas. Apesar de existirem espécies selvagens, a criação desses mamíferos está muito ligado com a produção de leite, queijos, lã e pele. A alimentação desses animais ruminantes é constituída basicamente por grama e folhagens de pequenos arbustos. Em um primeiro momento, a vegetação é ingerida e, em seguida, regurgitada. Aí, então, eles voltam a mastigá-la e, por fim, engolem a pasta que se formou. Esta é uma das muitas semelhanças que os ligam, além de terem quatro compartiment...

Profissão do agro em alta para 2025 tem salário de até R$ 35 mil. Veja qual ...

LFS Assuntos Rurais -  RH do Agro Profissão do agro em alta para 2025 tem salário de até R$ 35 mil.  Veja qual ... Receba a LFS Assuntos Rurais no seu whatsapp:  https://chat.whatsapp.com/IQ0hcYeyvlXCxVohaQhf04 Profissão do agro em alta para 2025 tem salário de até R$ 35 mil. Veja qual Cargo estará em alta devido à competitividade do mercado e a busca por profissionais atualizados Por  Daniela Walzburiech   — Florianópolis 16/12/2024 06h00    Atualizado  há um dia Facebook Twitter Whatsapp Gerente agrícola deve se destacar entre as profissões no próximo ano — Foto: Wenderson Araujo/CNA Com o setor em expansão e sendo parte fundamental da economia brasileira, o agronegócio exige cada vez mais profissionais qualificados para exercer as funções nos mais diversos segmentos da área. Em 2025 não será diferente. Leia também Quais as profissões com maior demanda no agro brasileiro? O que é emprego verde? Nova tendência do mercado tem milhares de vagas Mig...

LFS ASSUNTOS RURAIS - Conheça o 'Agrofloresta em Quadrinhos': um manual de práticas e conhecimentos agroecológicos

  LFS ASSUNTOS RURAIS -  Conheça o 'Agrofloresta em Quadrinhos': um manual de práticas e conhecimentos agroecológicos. Projeto nasceu da necessidade de facilitar e registrar processos didáticos nas comunidades. Créditos Brasil de Fato, leia mais:  https://capitaofernandoagriculturaepecuaria.blogspot.com/2023/08/conheca-o-agrofloresta-em-quadrinhos-um.html   - - - - - - - - Participe do nosso grupo no Whatsapp:  https://chat.whatsapp.com/Hc4HWeCyLUB6oECSrqr7bQ

Sugestão de livro: Liderança e gestão de pessoas no agronegócio: como a gestão focada em pessoas pode trazer resultados extraordinários para sua empresa - por Santiago Franco Jaramillo

    Sugestão de livro: Liderança e gestão de pessoas no agronegócio: como a gestão focada em pessoas pode trazer resultados extraordinários para sua empresa - por Santiago Franco Jaramillo. O livro é pioneiro e explica tudo o que proprietários, diretores e gestores do agrobusiness precisam saber para tornarem o ambiente de trabalho de suas empresas em espaços onde todos possam colaborar, ter prazer no que fazem e evoluir pessoal e profissionalmente. Somente as empresas que valorizarem as pessoas e investirem no desenvolvimento de líderes e times permanecerão no mercado! Adquira seu exemplar diretamente no site da Amazon: https://amzn.to/3Tra72S   --------------------- *Aproveito para lhes convidar a participar do nosso grupo no whatsapp LFS Assuntos Rurais - https://chat.whatsapp.com/Hc4HWeCyLUB6oECSrqr7bQ   *Siga nosso Instagram @redelfsdecomunicacao --- http://www.instagram.com/redelfsdecomunicacao   --------------------- Publicidade: Catálogo 100.01.004.001 -...

LFS Assuntos Rurais - Por que os EUA estão comprando mais carne bovina do Brasil?

     LFS Assuntos Rurais - Por que os EUA estão comprando mais carne bovina do Brasil? Compras norte-americanas cresceram mesmo com os valores maiores do produto. Créditos Globo Rural, leia mais: https://globorural.globo.com/podcasts/cbn-agro/noticia/2025/06/por-que-os-eua-estao-comprando-mais-carne-bovina-do-brasil.ghtml ---------------------------- Receba as principais notícias sobre o Agro através do nosso grupo no Whatsapp: https://chat.whatsapp.com/K4qXU8O6l2eAf9HmXvnXUI ----------------------------