Pular para o conteúdo principal

AGRICULTURA & PECUÁRIA: China estabelece prioridades de desenvolvimento rural para 2022

 

China estabelece prioridades de desenvolvimento rural para 2022

2021-12-27 12:50:17丨portuguese.xinhuanet.com

Foto aérea tirada em 23 de setembro de 2021 mostra agricultores operando ceifeiras de arroz na aldeia Hongguang, cidade de Changchun, Província de Jilin, nordeste da China. (Xinhua/Zhang Nan)

Beijing, 26 dez (Xinhua) -- A China estabeleceu suas prioridades de desenvolvimento rural para 2022, prometendo medidas concretas e grandes esforços para consolidar a agricultura e promover a vitalização rural em meio aos desafios enfrentados.

A conferência central anual de trabalho rural, realizada no sábado e domingo em Beijing, analisou a situação atual e as tarefas que enfrentam os problemas relacionados à agricultura, as áreas rurais e os agricultores, além de traçar o plano para no próximo ano.

O presidente chinês, Xi Jinping, também secretário-geral do Comitê Central do Partido Comunista da China (PCC) e presidente da Comissão Militar Central, presidiu uma reunião do Comitê Permanente do Birô Político do Comitê Central do PCC, em que se analisaram temas relacionados à agricultura, as áreas rurais e os agricultores, e pronunciou um importante discurso antes da conferência de dois dias de duração.

A AGRICULTURA COMO PEDRA ANGULAR

Referindo-se ao 20º Congresso Nacional do PCC, que será realizado em 2022, a conferência sublinhou a importância especial de avançar estavelmente o trabalho rural para criar um ambiente econômico estável e saudável e manter o país próspero e as pessoas tranquilas.

Xi sublinhou garantir o desenvolvimento estável da agricultura e das áreas rurais para responder a múltiplos riscos e desafios.

Assegurar o fornecimento de produtos primários é uma importante questão estratégica, assinalou Xi, pedindo esforços para salvaguardar a segurança de cereais e proteger a terra de cultivo, realizar ajustes estruturais realistas, expandir o plantio de produtos de soja e óleo, assim como assegurar os fornecimentos de carne de porco, verduras e outros produtos agrícolas e derivados.

O primeiro-ministro Li Keqiang, que também é membro do Comitê Permanente do Birô Político do Comitê Central do PCC, destacou os esforços para proteger o fornecimento de meios de produção agrícola, estabilizar os preços e garantir uma safra do verão abundante, em uma reunião executiva do Conselho de Estado.

Em 2021, a produção de cereais da China chegou a cerca de 683 bilhões de quilos, 13,4 bilhões de quilos mais que no ano passado, marcando o sétimo ano consecutivo em que a produção total de cereais do país superou os 650 bilhões de quilos.

A conferência especificou que a produção de cereais durante 2022 deve ser de mais de 650 bilhões de quilos, enquanto a produção suína deve ser estável e o fornecimento efetivo de gados, aves domésticas, produtos aquáticos e verduras deve ser suficiente.

Também propôs a construção de 100 milhões de mu (6,67 milhões de hectares) de terras de cultivo de alto nível e o domínio de tecnologias agrícolas essenciais, exigindo esforços para desenvolver as áreas rurais através do impulso das indústrias ali e acelerar o desenvolvimento integrado urbano-rural em nível distrital.

IMPULSIONAR A VITALIZAÇÃO RURAL

Depois que a China obteve uma vitória completa no alívio da pobreza, o país mudou seu enfoque para obter uma vitalização rural integral em seu trabalho relacionado à agricultura, as áreas rurais e os agricultores.

Xi destacou que a premissa da vitalização rural é consolidar os êxitos do alívio da pobreza.

Durante os últimos oito anos, a China tirou da pobreza os últimos 98,99 milhões de residentes rurais pobres que viviam abaixo da linha de pobreza atual e tirou da lista de pobreza todos os 832 distritos e 128 mil aldeias empobrecidos.

Xi pediu esforços para garantir que não haja uma recaída na pobreza de grande escala, e proteger e consolidar os êxitos sobressalentes da China na batalha antipobreza.

A conferência central de trabalho rural também discutiu um rascunho de documento sobre o avanço das principais tarefas de vitalização rural no próximo ano.

A reforma e o desenvolvimento agrícola e rural registraram um progresso destacado, o que desempenhou um papel importante nos esforços do país para obter novos avanços em meio às mudanças e manter a estabilidade geral, de acordo com a conferência.

Agricultores selecionam folhas de chá em uma fábrica de processamento de chá na aldeia Pengtang, distrito de Xingye, Região Autônoma da Etnia Zhuang de Guangxi, sul da China, 19 de novembro de 2021. (Xinhua/Cao Yiming)

Foto tirada em 1º de outubro de 2021 mostra uma vista da aldeia Liujiabao do distrito de Xiaodian em Taiyuan, Província de Shanxi, norte da China. (Xinhua/Cao Yang)

Créditos Xinhua

Comentários

Mais lidas.

LFS Assuntos Rurais - Brasil pode mais que dobrar exportação de carne bovina com acordo Mercosul-UE, diz Agrifatto - créditos CNN

  Brasil pode mais que dobrar exportação de carne bovina com acordo Mercosul-UE, diz Agrifatto Segundo Pimentel, o país já atende 86% da demanda europeia e deve manter essa posição de liderança no Mercosul Leandro Silveira (Broadcast), do Estadão Conteúdo 07/12/2024 às 18:05 | Atualizado 07/12/2024 às 18:05   Segundo Pimentel, o país já atende 86% da demanda europeia e deve manter essa posição de liderança no Mercosul   • . REUTERS/Amanda Perobelli Ouvir notícia 0:00 1.0x O Brasil pode mais do que dobrar a exportação de carne bovina à União Europeia a partir da formalização do acordo de livre comércio entre o bloco econômico europeu e o Mercosul. A estimativa, ainda preliminar, é da consultoria Agrifatto.  “Hoje exportamos 5% do nosso volume para a Europa, e esse número pode chegar a 12% ou 13% com o acordo”, afirmou a CEO da Agrifatto, Lygia Pimentel. Pelo acordo, o Mercosul poderá exportar 99 mil toneladas de carne bovina peso carcaça para a União Europeia, sendo 5...

LFS Assuntos Rurais - Milho deve sustentar oferta de etanol, e produção de açúcar deve aumentar

    LFS Assuntos Rurais - Milho deve sustentar oferta de etanol, e produção de açúcar deve aumentar. Avaliação é da consultoria Datagro, que prevê a moagem de 612 milhões de toneladas de cana na safra 2025/26. Créditos Globo Rural, leia mais: https://globorural.globo.com/agricultura/noticia/2025/03/producao-de-acucar-deve-crescer-e-o-milho-sustentar-a-oferta-de-etanol.ghtml -------------- Receba as principais notícias sobre o Agro através dos nossos grupos! • Grupo LFS Assuntos Rurais no whatsapp: https://chat.whatsapp.com/IQ0hcYeyvlXCxVohaQhf04 • Grupo no Facebook: https://www.facebook.com/groups/530690934374947 -----------------

MF RURAL - O AGRRONEGÓCIO PASSA POR AQUI Faça o seu anúncio no maior marketplace do agronegócio brasileiro

    MF RURAL - O AGRRONEGÓCIO PASSA POR AQUI Faça o seu anúncio no maior marketplace do agronegócio brasileiro. Saiba mais:  https://www.mfrural.com.br?ag=367193    - - - - - - - -  *WhatsApp - Participe do grupo LFS Assuntos Rurais:  https://chat.whatsapp.com/Hc4HWeCyLUB6oECSrqr7bQ

Como podar parreira de uva. Veja dicas técnicas!

  Como podar parreira de uva. Veja dicas técnicas! Podar a parreira de uva é uma técnica importante para garantir uma produção. É através desse sistema que permite estimular o crescimento da videira. Mas, não é uma tarefa tão simples e exige um certo conhecimento técnico para não comprometer toda a planta. Neste artigo estaremos mostrando  como  e  quando  podar a videira, além de outras informações. Boa leitura! Cultivo da parreira de uva Antes de tratar diretamente da poda da parreira, vamos falar um pouco sobre a uva. Originária da Ásia, o seu cultivo é considerado uma das atividades mais antigas entre os homens, devido aos seus deliciosos frutos para a produção de vinho. No Brasil, o plantio da uva teve início desde a época do descobrimento, em 1532, através dos portugueses. É uma  fruta  do tipo não-climatérico, ou seja, não amadurece após a colheita, devendo ser colhida no ponto ideal de maturação. Normalmente, as videiras são  pla...

Presidente chinês destaca papel de universidades na promoção da prosperidade agrícola

Presidente chinês destaca papel de universidades na promoção da prosperidade agrícola Beijing, 6 set (Xinhua) -- O presidente chinês, Xi Jinping, incentivou as universidades agrícolas a fortalecer a educação moral e a formação de talentos para impulsionar o desenvolvimento da agricultura no país. Xi, também secretário-geral do Comitê Central do Partido Comunista da China (PCC) e presidente da Comissão Militar Central, fez as declarações ao responder na quinta-feira a uma carta enviada por secretários do Partido, reitores e especialistas de mais de 50 universidades agrícolas. Desde a fundação da República Popular da China, há 70 anos, as universidades agrícolas do país têm em mente sua missão de dirigir escolas, cultivar meticulosamente talentos excelentes e fortalecer a pesquisa científica e a inovação, fazendo contribuições positivas ao desenvolvimento da agricultura, às zonas rurais e aos agricultores, escreveu Xi na carta. Xi indicou que a modernização da China requer ...

AGRICULTURA - Instalação de Frente Parlamentar sobre crédito para Agricultura Familiar ocorre na terça, 15/06/21 na Assembleia Legislativa do RS

AGRICULTURA -  Instalação de Frente Parlamentar sobre crédito para Agricultura Familiar ocorre na terça, 15/06/21 na Assembleia Legislativa do RS.  Saiba mais: https://capitaofernandors.blogspot.com/2021/06/instalacao-de-frente-parlamentar-sobre.html

Ovinocultura: Tesoura para crina e tosquia Compre diretamente do site da Amazon

    Ovinocultura: Tesoura para crina e tosquia Compre diretamente do site da Amazon - https://amzn.to/3N1wCW4 Descrição: Tesoura para crina e tosquia 27,5cm Aço Carbono Uso: Tosquiar e aparar crina de ovelhas, feita em Aço Carbono Marca: Corneta. Cor: Vermelho/Aço Material: Aço carbono Marca: Corneta Dimensões do item C x L x A 11 x 35 x 11 centímetros Peso do produto: 500 Gramas Preço sugerido: em torno de R$ 62,90, conforme disponibilidade e promoção da Amazon. A compra deve ser realizada diretamente do site da Amazon - https://amzn.to/3N1wCW4 - - - - - Agricultura & Pecuária --- Catálogo Específico LFS Publicidade : https://www.dropbox.com/s/5buy19wgd7dstbn/Document.docx?dl=0

SUINOCULTURA - China libera 30 mil toneladas de carne suína de reservas estatais

China libera 30 mil toneladas de carne suína de reservas estatais Vendedores vendem carne suína em um mercado em Nanning, Região Autônoma da Etnia Zhuang de Guangxi, sul da China, 30 de janeiro de 2020. (Xinhua/Lu Boan) Beijing, 22 jan (Xinhua) -- As autoridades chinesas liberaram na quinta-feira 30 mil toneladas de carne suína de suas reservas centrais para aumentar o fornecimento de carne para o feriado da Festa da Primavera, disse a Comissão Nacional de Desenvolvimento e Reforma. Um total de 150 mil toneladas de carne suína de reserva foi liberado no mercado desde 17 de dezembro de 2020 para garantir o abastecimento para os feriados de Ano Novo e Festa da Primavera, de acordo com a entidade. A oferta no mercado aumentou por causa da liberação, disse a comissão, acrescentando que a liberação de reservas locais de carne suína em algumas regiões também foi bem recebida pelos consumidores. Em 20 de janeiro, o preço médio da carne suína em 36 grandes cidades da China subiu 3,2% em relaçã...

Comunicado nº 32/2023 São Paulo, 02 de Maio de 2023   POR QUE O MST ASSUSTA TANTO? - Por Frei Betto

  Comunicado nº 32/2023  São Paulo, 02 de Maio de 2023   POR QUE O MST ASSUSTA TANTO? - Por Frei Betto O MST (Movimento dos Trabalhadores Sem Terra), que vi nascer e ao qual permaneço vinculado, é o mais popular, combativo e democrático movimento popular do Brasil. Congrega, hoje, cerca de 500 mil famílias assentadas e 100 mil acampadas. Luta por um direito elementar, jamais efetivado no Brasil, um país de dimensões continentais e onde há muita gente sem terra e muita terra sem gente ? a reforma agrária. É, no mínimo, uma vergonha constatar que no século XXI os únicos países que não fizeram reforma agrária na América Latina foram Brasil, Argentina e Uruguai. O modelo de propriedade da terra que ainda perdura em nosso país é o das capitanias hereditárias. E a relação de muitos proprietários de terras com seus empregados pouco difere dos tempos de escravidão. Nascido em 1984 e prestes a completar 40 anos em 2024, o MST sabe, desde seus primórdios, que governo é como feijão, só f...