China estabelece prioridades de desenvolvimento rural para 2022
Foto aérea tirada em 23 de setembro de 2021 mostra agricultores operando ceifeiras de arroz na aldeia Hongguang, cidade de Changchun, Província de Jilin, nordeste da China. (Xinhua/Zhang Nan)
Beijing, 26 dez (Xinhua) -- A China estabeleceu suas prioridades de desenvolvimento rural para 2022, prometendo medidas concretas e grandes esforços para consolidar a agricultura e promover a vitalização rural em meio aos desafios enfrentados.
A conferência central anual de trabalho rural, realizada no sábado e domingo em Beijing, analisou a situação atual e as tarefas que enfrentam os problemas relacionados à agricultura, as áreas rurais e os agricultores, além de traçar o plano para no próximo ano.
O presidente chinês, Xi Jinping, também secretário-geral do Comitê Central do Partido Comunista da China (PCC) e presidente da Comissão Militar Central, presidiu uma reunião do Comitê Permanente do Birô Político do Comitê Central do PCC, em que se analisaram temas relacionados à agricultura, as áreas rurais e os agricultores, e pronunciou um importante discurso antes da conferência de dois dias de duração.
A AGRICULTURA COMO PEDRA ANGULAR
Referindo-se ao 20º Congresso Nacional do PCC, que será realizado em 2022, a conferência sublinhou a importância especial de avançar estavelmente o trabalho rural para criar um ambiente econômico estável e saudável e manter o país próspero e as pessoas tranquilas.
Xi sublinhou garantir o desenvolvimento estável da agricultura e das áreas rurais para responder a múltiplos riscos e desafios.
Assegurar o fornecimento de produtos primários é uma importante questão estratégica, assinalou Xi, pedindo esforços para salvaguardar a segurança de cereais e proteger a terra de cultivo, realizar ajustes estruturais realistas, expandir o plantio de produtos de soja e óleo, assim como assegurar os fornecimentos de carne de porco, verduras e outros produtos agrícolas e derivados.
O primeiro-ministro Li Keqiang, que também é membro do Comitê Permanente do Birô Político do Comitê Central do PCC, destacou os esforços para proteger o fornecimento de meios de produção agrícola, estabilizar os preços e garantir uma safra do verão abundante, em uma reunião executiva do Conselho de Estado.
Em 2021, a produção de cereais da China chegou a cerca de 683 bilhões de quilos, 13,4 bilhões de quilos mais que no ano passado, marcando o sétimo ano consecutivo em que a produção total de cereais do país superou os 650 bilhões de quilos.
A conferência especificou que a produção de cereais durante 2022 deve ser de mais de 650 bilhões de quilos, enquanto a produção suína deve ser estável e o fornecimento efetivo de gados, aves domésticas, produtos aquáticos e verduras deve ser suficiente.
Também propôs a construção de 100 milhões de mu (6,67 milhões de hectares) de terras de cultivo de alto nível e o domínio de tecnologias agrícolas essenciais, exigindo esforços para desenvolver as áreas rurais através do impulso das indústrias ali e acelerar o desenvolvimento integrado urbano-rural em nível distrital.
IMPULSIONAR A VITALIZAÇÃO RURAL
Depois que a China obteve uma vitória completa no alívio da pobreza, o país mudou seu enfoque para obter uma vitalização rural integral em seu trabalho relacionado à agricultura, as áreas rurais e os agricultores.
Xi destacou que a premissa da vitalização rural é consolidar os êxitos do alívio da pobreza.
Durante os últimos oito anos, a China tirou da pobreza os últimos 98,99 milhões de residentes rurais pobres que viviam abaixo da linha de pobreza atual e tirou da lista de pobreza todos os 832 distritos e 128 mil aldeias empobrecidos.
Xi pediu esforços para garantir que não haja uma recaída na pobreza de grande escala, e proteger e consolidar os êxitos sobressalentes da China na batalha antipobreza.
A conferência central de trabalho rural também discutiu um rascunho de documento sobre o avanço das principais tarefas de vitalização rural no próximo ano.
A reforma e o desenvolvimento agrícola e rural registraram um progresso destacado, o que desempenhou um papel importante nos esforços do país para obter novos avanços em meio às mudanças e manter a estabilidade geral, de acordo com a conferência.
Agricultores selecionam folhas de chá em uma fábrica de processamento de chá na aldeia Pengtang, distrito de Xingye, Região Autônoma da Etnia Zhuang de Guangxi, sul da China, 19 de novembro de 2021. (Xinhua/Cao Yiming)
Foto tirada em 1º de outubro de 2021 mostra uma vista da aldeia Liujiabao do distrito de Xiaodian em Taiyuan, Província de Shanxi, norte da China. (Xinhua/Cao Yang)
Comentários
Postar um comentário