Pular para o conteúdo principal

Via Campesina Brasil ocupa Aprosoja, em Brasília, nesta quinta-feira (14)

Via Campesina Brasil ocupa Aprosoja, em Brasília, nesta quinta-feira (14)

Ação faz parte da Jornada Nacional da Soberania Alimentar que denuncia Agronegócio do país
Mobilização na sede da Aprosoja (DF) escrachando o agronegócio e denunciando a fome. Foto: Matheus Alves

Da Página do MST

As Organizações da Via Campesina Brasil realizam, nesta quinta-feira (14), ações simbólicas nas cinco regiões do país em denúncia ao atual contexto do aumento da fome no Brasil, que faz parte da estratégia política do governo Bolsonaro. Em Brasília, no Distrito Federal, como parte da “Jornada Nacional da Soberania Alimentar: Contra o Agronegócio para o Brasil não passar fome“, ocorreu uma ocupação da Aprosoja – Associação Brasileira dos Produtores de Soja – pelos movimentos que compõem a Via Campesina.

A ação, que contou com a participação de cerca de 200 camponeses e camponesas, denunciou o protagonismo que o Agronegócio cumpre no crescimento da fome, da miséria e no aumento do preço dos alimentos no Brasil. Neste ano, o Agronegócio, com a produção de soja, milho e cana-de-açúcar, principalmente, está batendo recordes de exportações e lucros.

Segundo o grupo de pesquisa Alimento para Justiça: Poder, Política e Desigualdades Alimentares na Bioeconomia, com sede na Freie Universität Berlin, na Alemanha, 125,6 milhões de brasileiros sofrem com insegurança alimentar durante a pandemia da Covid-19. As ações ocorreram, simultaneamente, em Brasília (DF), Recife (PE), Vitória (ES), Porto Velho (RO) e Florianópolis (SC), e fazem parte da programação da Jornada como forma de denúncia pela desproporcionalidade do aumento da miséria frente à lucratividade do setor do Agronegócio.

A Jornada, que se iniciou no último dia 10, vai até o próximo sábado (16), Dia Internacional de Ação por Soberania Alimentar dos Povos e Contra as Transnacionais. As ações também ocorrem em resposta ao veto da Lei Assis Carvalho II, que visa amparar a agricultura familiar em razão dos efeitos econômicos da pandemia do novo coronavírus.

“Ao vetar o projeto de Lei Assis de Carvalho II, que traz um programa de auxílio emergência para a Agricultura Familiar camponesa, eles acabam deixando quem sustenta o Brasil sem política pública alguma, promovendo a miséria e fortalecendo o Agronegócio, que produz soja como alternativa de alimento para a população, envenenando o campo, desertificando a região, matando e expulsando o povo que está no território para a produção de monocultura”, pontua Mirele Diovana, do Movimento das Mulheres Camponesas DF e Entorno, que ressalta ainda a luta de um país que volta ao mapa da fome devido ao projeto genocida do governo Bolsonaro.

Recentemente foram publicados os dados do Inquérito Nacional sobre a Insegurança Alimentar no contexto da pandemia da Covid-19 no Brasil, desenvolvido pela Rede Brasileira de Pesquisa em Soberania e Segurança Alimentar (Rede PENSSAN). Este inquérito expõe dados sobre uma condição já vivenciada de deterioração das condições de vida da população e do aumento das desigualdades sociais que foram significativamente afetadas pela pandemia. Essa condição extrema, aliada a outros fatores, desvelam a dura condição de vida enfrentada pelo povo brasileiro.

“Soberania Alimentar é a radical democratização dos processos de organização da produção, comercialização e distribuição de alimentos. A luta pela Soberania Alimentar passa pela luta contra o modelo devastador do agronegócio e tem na agroecologia e na reforma agrária os pilares fundamentais de disputa, apresentando um outro modelo de agricultura, sustentável, sem veneno, com diversidade produtiva, com controle popular dos meios de produção”, afirma Marco Baratto, da direção nacional do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST).

“Completamos 25 anos da Soberania Alimentar, por isso essa Jornada, que vai até o dia 16 de outubro, é tão importante, pois reforça que para esse projeto existir é preciso ter Reforma Agrária, lutar em Defesa dos territórios, projeto de produção agroecológica, autonomia das Camponesas e Camponeses do campo das águas e das florestas, com um projeto de Feminismo Camponês e Popular que respeito a diversidade do nosso campesinato”, pontua Mirele Diovana, do Movimento das Mulheres Camponesas DF e Entorno, que ressalta ainda a luta de um país que volta ao mapa da fome devido ao projeto genocida do governo Bolsonaro

Participam da ação o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), o Movimento pela Soberania Popular na Mineração(MAM), o Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB), o Pastoral da Juventude Rural (PJR), o Movimento dos Pequenos Agricultores (MPA), o Movimento de Mulheres Camponesas (MMC), a Coordenação Nacional de Articulação de Quilombos (CONAQ) e Movimento das Pescadoras e Pescadores Artesanais (MPP).

APROSOJA

Criada em 1990, a empresa apóia vários parlamentares que compõem a Bancada Ruralista no Congresso Nacional. A Bancada é uma das principais articuladoras de projetos de lei que flexibilizam o desmatamento, a grilagem de terras e autorizam o maior uso de agrotóxicos no país. Em 2021, o governo federal já liberou o uso de 411 tipos distintos de venenos.

O atual presidente da entidade, Antonio Galvan, é investigado em inquérito do Supremo Tribunal Federal (STF) sobre atos violentos que ameaçam a democracia. A hipótese é que Galvan e a Aprosoja financiaram atos que pediam uma intervenção militar no Brasil, o fechamento do STF e do Congresso Nacional. De acordo com o inquérito, no dia 13 de agosto deste ano, 23 empresários do agronegócio, entre eles Antônio Galvan, juntos ao cantor Sérgio Reis, se reuniram na sede da Aprosoja em Brasília para incitar e planejar atos antidemocráticos.

Acompanhe a programação nas redes da Via Campesina Brasil do Facebook e Instagram. Confira abaixo algumas imagens da ação:

Fotos: Matheus Alves

*Editado por Fernanda Alcântara

Fonte: https://mst.org.br/2021/10/14/via-campesina-brasil-ocupa-aprosoja-em-brasilia-nesta-quinta-feira-14/

Comentários

Mais lidas.

LFS Assuntos Rurais - Brasil pode mais que dobrar exportação de carne bovina com acordo Mercosul-UE, diz Agrifatto - créditos CNN

  Brasil pode mais que dobrar exportação de carne bovina com acordo Mercosul-UE, diz Agrifatto Segundo Pimentel, o país já atende 86% da demanda europeia e deve manter essa posição de liderança no Mercosul Leandro Silveira (Broadcast), do Estadão Conteúdo 07/12/2024 às 18:05 | Atualizado 07/12/2024 às 18:05   Segundo Pimentel, o país já atende 86% da demanda europeia e deve manter essa posição de liderança no Mercosul   • . REUTERS/Amanda Perobelli Ouvir notícia 0:00 1.0x O Brasil pode mais do que dobrar a exportação de carne bovina à União Europeia a partir da formalização do acordo de livre comércio entre o bloco econômico europeu e o Mercosul. A estimativa, ainda preliminar, é da consultoria Agrifatto.  “Hoje exportamos 5% do nosso volume para a Europa, e esse número pode chegar a 12% ou 13% com o acordo”, afirmou a CEO da Agrifatto, Lygia Pimentel. Pelo acordo, o Mercosul poderá exportar 99 mil toneladas de carne bovina peso carcaça para a União Europeia, sendo 5...

Aqui estão as principais notícias e temas em alta no agro no Brasil — incluindo dados econômicos, exportações, mercado e tendências

Aqui estão   as principais notícias e temas em alta no agro no Brasil   — incluindo dados econômicos, exportações, mercado e tendências. *Receba as principais notícias sobre o Agro através do nosso Grupo LFS Assuntos Rurais no Whatsapp:  https://chat.whatsapp.com/K4qXU8O6l2eAf9HmXvnXUI  -----------------------    Aqui estão as principais notícias e temas em alta no agro no Brasil   — incluindo dados econômicos, exportações, mercado e tendências: Principais notícias do Agro no Brasil — em alta📈 Serviços e Informações do Brasil Agro brasileiro exporta US$ 82 bilhões no primeiro semestre de 2025 e mantém protagonismo na pauta comercial do país — Ministério da Agricultura e Pecuária Farm Progress Farm Futures afternoon grain market commentary ontem Eco-Business At COP30, Brazil’s farmers defend record on forests há 30 dias Revista Oeste Jornal da Oeste, Primeira Edição: assista ao noticiário de 26/12/2025 hoje 🌱 1. Agro Brasileiro com Destaque nas Export...

LFS Assuntos Rurais - Milho deve sustentar oferta de etanol, e produção de açúcar deve aumentar

    LFS Assuntos Rurais - Milho deve sustentar oferta de etanol, e produção de açúcar deve aumentar. Avaliação é da consultoria Datagro, que prevê a moagem de 612 milhões de toneladas de cana na safra 2025/26. Créditos Globo Rural, leia mais: https://globorural.globo.com/agricultura/noticia/2025/03/producao-de-acucar-deve-crescer-e-o-milho-sustentar-a-oferta-de-etanol.ghtml -------------- Receba as principais notícias sobre o Agro através dos nossos grupos! • Grupo LFS Assuntos Rurais no whatsapp: https://chat.whatsapp.com/IQ0hcYeyvlXCxVohaQhf04 • Grupo no Facebook: https://www.facebook.com/groups/530690934374947 -----------------

Como podar parreira de uva. Veja dicas técnicas!

  Como podar parreira de uva. Veja dicas técnicas! Podar a parreira de uva é uma técnica importante para garantir uma produção. É através desse sistema que permite estimular o crescimento da videira. Mas, não é uma tarefa tão simples e exige um certo conhecimento técnico para não comprometer toda a planta. Neste artigo estaremos mostrando  como  e  quando  podar a videira, além de outras informações. Boa leitura! Cultivo da parreira de uva Antes de tratar diretamente da poda da parreira, vamos falar um pouco sobre a uva. Originária da Ásia, o seu cultivo é considerado uma das atividades mais antigas entre os homens, devido aos seus deliciosos frutos para a produção de vinho. No Brasil, o plantio da uva teve início desde a época do descobrimento, em 1532, através dos portugueses. É uma  fruta  do tipo não-climatérico, ou seja, não amadurece após a colheita, devendo ser colhida no ponto ideal de maturação. Normalmente, as videiras são  pla...

Presidente chinês destaca papel de universidades na promoção da prosperidade agrícola

Presidente chinês destaca papel de universidades na promoção da prosperidade agrícola Beijing, 6 set (Xinhua) -- O presidente chinês, Xi Jinping, incentivou as universidades agrícolas a fortalecer a educação moral e a formação de talentos para impulsionar o desenvolvimento da agricultura no país. Xi, também secretário-geral do Comitê Central do Partido Comunista da China (PCC) e presidente da Comissão Militar Central, fez as declarações ao responder na quinta-feira a uma carta enviada por secretários do Partido, reitores e especialistas de mais de 50 universidades agrícolas. Desde a fundação da República Popular da China, há 70 anos, as universidades agrícolas do país têm em mente sua missão de dirigir escolas, cultivar meticulosamente talentos excelentes e fortalecer a pesquisa científica e a inovação, fazendo contribuições positivas ao desenvolvimento da agricultura, às zonas rurais e aos agricultores, escreveu Xi na carta. Xi indicou que a modernização da China requer ...

AGRICULTURA - Instalação de Frente Parlamentar sobre crédito para Agricultura Familiar ocorre na terça, 15/06/21 na Assembleia Legislativa do RS

AGRICULTURA -  Instalação de Frente Parlamentar sobre crédito para Agricultura Familiar ocorre na terça, 15/06/21 na Assembleia Legislativa do RS.  Saiba mais: https://capitaofernandors.blogspot.com/2021/06/instalacao-de-frente-parlamentar-sobre.html

China quer aprofundar cooperação com o Brasil em agricultura sustentável

  China quer aprofundar cooperação com o Brasil em agricultura sustentável Published: 2021-05-25 09:23:35 Share A China quer aprofundar a cooperação e a troca de informações com o Brasil em agricultura sustentável, segundo o ministro da Agricultura e Assuntos Rurais chinês, Tang Renjian. Ele participou na última semana do Diálogo Brasil-China em Agricultura Sustentável. O evento online de dois dias teve também a presença da ministra da Agricultura, Pecuária e Abastecimento brasileira, Tereza Cristina, e do embaixador da China no Brasil, Yang Wanming, entre outras autoridades. Nos debates, promovidos pelo Conselho Empresarial Brasil-China (CEBC) e pelo think tank chinês Institute of Finance and Sustainability (IFS), Tang Renjian apresentou quatro propostas para aprofundar a cooperação bilateral, incluindo o desenvolvimento conjunto de tecnologias que viabilizem a produção sustentável, além de um pilar voltado a estreitar visitas técnicas e intercâmbios. Segundo o ministro, é também ...

SUINOCULTURA - China libera 30 mil toneladas de carne suína de reservas estatais

China libera 30 mil toneladas de carne suína de reservas estatais Vendedores vendem carne suína em um mercado em Nanning, Região Autônoma da Etnia Zhuang de Guangxi, sul da China, 30 de janeiro de 2020. (Xinhua/Lu Boan) Beijing, 22 jan (Xinhua) -- As autoridades chinesas liberaram na quinta-feira 30 mil toneladas de carne suína de suas reservas centrais para aumentar o fornecimento de carne para o feriado da Festa da Primavera, disse a Comissão Nacional de Desenvolvimento e Reforma. Um total de 150 mil toneladas de carne suína de reserva foi liberado no mercado desde 17 de dezembro de 2020 para garantir o abastecimento para os feriados de Ano Novo e Festa da Primavera, de acordo com a entidade. A oferta no mercado aumentou por causa da liberação, disse a comissão, acrescentando que a liberação de reservas locais de carne suína em algumas regiões também foi bem recebida pelos consumidores. Em 20 de janeiro, o preço médio da carne suína em 36 grandes cidades da China subiu 3,2% em relaçã...

Adquira o livro "Torta de Algodão na Ovinocultura de Corte" - apenas R$ 38,00* - diretamente da Amazon

  Adquira o livro "Torta de Algodão na Ovinocultura de Corte" - apenas R$ 38,00* Compre diretamente da Amazon - https://amzn.to/2OPacOY O livro "Torta de algodão na ovinocultura de corte" lança um novo olhar sobre o a utilização de coprodutos agroindustriais na dieta de animais ruminantes, com vistas ao aumento da produtividade. A obra propõe-se a abordar conceitos sobre o consumo de nutrientes, perfazendo o comportamento ingestivo e as características de carcaças, ainda pouco estudadas. Por seu conteúdo marcante e linguagem dinâmica, esta leitura torna-se uma excelente fonte de erudição e discernimento a todos que se interessam pelas mais variadas vertentes sobre nutrição animal. Compre diretamente da Amazon - https://amzn.to/2OPacOY *Preço sujeito a variação, sem aviso prévio.

Brasil lança campanha para promover seu agronegócio no exterior diante de críticas pelo desmatamento

  Brasil lança campanha para promover seu agronegócio no exterior diante de críticas pelo desmatamento 2021-11-10 12:39:23丨portuguese.xinhuanet.com Rio de Janeiro, 9 nov (Xinhua) -- O governo brasileiro anunciou nesta terça-feira o lançamento de uma campanha e de uma série de ações para promover o agronegócio do país no exterior, onde é considerado em muitas partes como um dos principais responsáveis pelo desmatamento na Amazônia. Segundo o chanceler Carlos França, a intenção é promover o agronegócio brasileiro através das embaixadas e consulados e também ajudar as pequenas e médias empresas do setor a participarem de todas as feiras mundiais do segmento assim que as condições sanitárias da pandemia da COVID-19 tenham melhorado a nível global. "Em muitas embaixadas e consulados, vamos reforçar o modelo híbrido de encontros, com sessões de exposição e degustação de produtos, seguidas de participação virtual de empresários brasileiros atuantes no setor", disse França. "Nos...