Pular para o conteúdo principal

Via Campesina Brasil ocupa Aprosoja, em Brasília, nesta quinta-feira (14)

Via Campesina Brasil ocupa Aprosoja, em Brasília, nesta quinta-feira (14)

Ação faz parte da Jornada Nacional da Soberania Alimentar que denuncia Agronegócio do país
Mobilização na sede da Aprosoja (DF) escrachando o agronegócio e denunciando a fome. Foto: Matheus Alves

Da Página do MST

As Organizações da Via Campesina Brasil realizam, nesta quinta-feira (14), ações simbólicas nas cinco regiões do país em denúncia ao atual contexto do aumento da fome no Brasil, que faz parte da estratégia política do governo Bolsonaro. Em Brasília, no Distrito Federal, como parte da “Jornada Nacional da Soberania Alimentar: Contra o Agronegócio para o Brasil não passar fome“, ocorreu uma ocupação da Aprosoja – Associação Brasileira dos Produtores de Soja – pelos movimentos que compõem a Via Campesina.

A ação, que contou com a participação de cerca de 200 camponeses e camponesas, denunciou o protagonismo que o Agronegócio cumpre no crescimento da fome, da miséria e no aumento do preço dos alimentos no Brasil. Neste ano, o Agronegócio, com a produção de soja, milho e cana-de-açúcar, principalmente, está batendo recordes de exportações e lucros.

Segundo o grupo de pesquisa Alimento para Justiça: Poder, Política e Desigualdades Alimentares na Bioeconomia, com sede na Freie Universität Berlin, na Alemanha, 125,6 milhões de brasileiros sofrem com insegurança alimentar durante a pandemia da Covid-19. As ações ocorreram, simultaneamente, em Brasília (DF), Recife (PE), Vitória (ES), Porto Velho (RO) e Florianópolis (SC), e fazem parte da programação da Jornada como forma de denúncia pela desproporcionalidade do aumento da miséria frente à lucratividade do setor do Agronegócio.

A Jornada, que se iniciou no último dia 10, vai até o próximo sábado (16), Dia Internacional de Ação por Soberania Alimentar dos Povos e Contra as Transnacionais. As ações também ocorrem em resposta ao veto da Lei Assis Carvalho II, que visa amparar a agricultura familiar em razão dos efeitos econômicos da pandemia do novo coronavírus.

“Ao vetar o projeto de Lei Assis de Carvalho II, que traz um programa de auxílio emergência para a Agricultura Familiar camponesa, eles acabam deixando quem sustenta o Brasil sem política pública alguma, promovendo a miséria e fortalecendo o Agronegócio, que produz soja como alternativa de alimento para a população, envenenando o campo, desertificando a região, matando e expulsando o povo que está no território para a produção de monocultura”, pontua Mirele Diovana, do Movimento das Mulheres Camponesas DF e Entorno, que ressalta ainda a luta de um país que volta ao mapa da fome devido ao projeto genocida do governo Bolsonaro.

Recentemente foram publicados os dados do Inquérito Nacional sobre a Insegurança Alimentar no contexto da pandemia da Covid-19 no Brasil, desenvolvido pela Rede Brasileira de Pesquisa em Soberania e Segurança Alimentar (Rede PENSSAN). Este inquérito expõe dados sobre uma condição já vivenciada de deterioração das condições de vida da população e do aumento das desigualdades sociais que foram significativamente afetadas pela pandemia. Essa condição extrema, aliada a outros fatores, desvelam a dura condição de vida enfrentada pelo povo brasileiro.

“Soberania Alimentar é a radical democratização dos processos de organização da produção, comercialização e distribuição de alimentos. A luta pela Soberania Alimentar passa pela luta contra o modelo devastador do agronegócio e tem na agroecologia e na reforma agrária os pilares fundamentais de disputa, apresentando um outro modelo de agricultura, sustentável, sem veneno, com diversidade produtiva, com controle popular dos meios de produção”, afirma Marco Baratto, da direção nacional do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST).

“Completamos 25 anos da Soberania Alimentar, por isso essa Jornada, que vai até o dia 16 de outubro, é tão importante, pois reforça que para esse projeto existir é preciso ter Reforma Agrária, lutar em Defesa dos territórios, projeto de produção agroecológica, autonomia das Camponesas e Camponeses do campo das águas e das florestas, com um projeto de Feminismo Camponês e Popular que respeito a diversidade do nosso campesinato”, pontua Mirele Diovana, do Movimento das Mulheres Camponesas DF e Entorno, que ressalta ainda a luta de um país que volta ao mapa da fome devido ao projeto genocida do governo Bolsonaro

Participam da ação o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), o Movimento pela Soberania Popular na Mineração(MAM), o Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB), o Pastoral da Juventude Rural (PJR), o Movimento dos Pequenos Agricultores (MPA), o Movimento de Mulheres Camponesas (MMC), a Coordenação Nacional de Articulação de Quilombos (CONAQ) e Movimento das Pescadoras e Pescadores Artesanais (MPP).

APROSOJA

Criada em 1990, a empresa apóia vários parlamentares que compõem a Bancada Ruralista no Congresso Nacional. A Bancada é uma das principais articuladoras de projetos de lei que flexibilizam o desmatamento, a grilagem de terras e autorizam o maior uso de agrotóxicos no país. Em 2021, o governo federal já liberou o uso de 411 tipos distintos de venenos.

O atual presidente da entidade, Antonio Galvan, é investigado em inquérito do Supremo Tribunal Federal (STF) sobre atos violentos que ameaçam a democracia. A hipótese é que Galvan e a Aprosoja financiaram atos que pediam uma intervenção militar no Brasil, o fechamento do STF e do Congresso Nacional. De acordo com o inquérito, no dia 13 de agosto deste ano, 23 empresários do agronegócio, entre eles Antônio Galvan, juntos ao cantor Sérgio Reis, se reuniram na sede da Aprosoja em Brasília para incitar e planejar atos antidemocráticos.

Acompanhe a programação nas redes da Via Campesina Brasil do Facebook e Instagram. Confira abaixo algumas imagens da ação:

Fotos: Matheus Alves

*Editado por Fernanda Alcântara

Fonte: https://mst.org.br/2021/10/14/via-campesina-brasil-ocupa-aprosoja-em-brasilia-nesta-quinta-feira-14/

Comentários

Mais lidas.

LFS Assuntos Rurais - Governo Trump: Mercado do Agro brasileiro tenta decifrar como disputa EUA-China afetará o comércio internacional

LFS Assuntos Rurais - Governo Trump: Mercado do Agro brasileiro tenta decifrar como disputa EUA-China afetará o comércio internacional. Setor espera acirramento da guerra comercial entre americanos e chineses, mas efeitos sobre a agropecuária brasileira ainda são uma incógnita. Créditos Globo Rural, leia mais: https://globorural.globo.com/pecuaria/boi/noticia/2025/01/reposicao-e-dolar-vao-elevar-custo-de-producao-da-carne.ghtml -------------- • Receba a LFS Assuntos Rurais no seu whatsapp: https://chat.whatsapp.com/IQ0hcYeyvlXCxVohaQhf04 -------------

Pecuaristas testam até 'sutiã' para aumentar a produção de leite no país

  De onde vem o que eu como: pecuaristas focam em gestão e testam até 'sutiã' para aumentar a produção de leite no país Brasil captou 34 bilhões de litros do alimento no ano passado, mas não está nem perto de Nova Zelândia e Israel em média diária. Queda no consumo de lácteos também é desafio. Por Rikardy Tooge, G1 02/12/2020 07h00    Atualizado  há 4 semanas Criação de gado leiteiro no Distrito Federal — Foto: CNA/Divulgação O leite é uma das riquezas do campo do Brasil, está presente em mais de 1 milhão de propriedades rurais e em cerca de 99% das cidades do país. Com  faturamento de mais de R$ 40 bilhões em 2019 , medido pelo índice de Valor Bruto da Produção (VBP) do  Ministério da Agricultura , o setor produziu mais de  34 bilhões de litros de leite em 2019 . Trigo, café, caju... G1 mostra a origem dos alimentos A pecuária leiteira é uma atividade pulverizada, espalhada de pequenos a grandes criadores, e, por ter essa dimensão, um dos principais d...

AGRICULTURA & PECUÁRIA - Conheça os principais tipos de solo para plantio

  Conheça os principais tipos de solo para plantio No Brasil existem diferentes tipos de solo. Isso se deve à influência de formações muito antigas e que eram diferentes. A formação tem a ver com a decomposição de rochas durante milhares de anos, transformando-se em fragmentos muito pequenos até compor o solo que conhecemos hoje. Essas formações deram origem a quatro tipos de solo: terra roxa, aluviais, salmourão e massapé. Entretanto, não são todos indicados para  plantios , principalmente devido a quantidade de nutrientes que cada um tem. Por isso, é tão importante saber os tipos de solo para plantio agrícola. Ficou interessado e quer entender mais sobre o assunto? Então continue a leitura deste post! Quais os cuidados para preparar o solo para o plantio? Como dissemos mais acima, existem alguns tipos de solo. É possível iniciar grandes plantios, mas, para isso, é necessário tomar alguns cuidados. Sempre tenha em mente que cada solo precisa de uma atenção diferente, até porq...

Aspersão: saiba tudo sobre essa técnica de irrigação - créditos Terra Magna

Repercutimos para nossos leitores (as) o artigo abaixo reproduzido: Aspersão: saiba tudo sobre essa técnica de irrigação - créditos Terra Magna  Aspersão: saiba tudo sobre essa técnica de irrigação AGOSTO 19, 2022 11:06 AM A  aspersão  é um dos tipos de irrigação  mais comuns na agricultura brasileira.  Esse processo é muito importante para o desenvolvimento da lavoura e permite que o agricultor tenha um  controle maior sobre sua plantação.  Existem várias vantagens de investir nesse tipo de irrigação, mas também é preciso entender como o processo funciona para avaliar a necessidade e  fazer os investimentos corretos.  Entenda o que é a aspersão, quando ela é indicada e o que você precisa para ter esse tipo de irrigação na sua lavoura.  Índice de conteúdo O que é aspersão na agricultura Como funciona a técnica de aspersão Sistemas de irrigação Sistema de irrigação convencional Sistema de irrigação mecanizado As vantagens e desvantagens d...

Olá pessoal. Venho agradecer a cada um de vocês!!! Nosso Grupo Criadores de Ovelhas no Facebook alcançou a expressivo número de 66 mil membros

Olá pessoal. Venho agradecer a cada um de vocês!!! Nosso Grupo Criadores de Ovelhas no Facebook alcançou a expressivo número de 66 mil membros - https://www.facebook.com/groups/2632981130294811 Agradecemos a cada um de vocês por poderem participar e contribuir com um dos principais grupos desse nicho de mercado no Brasil. *Confira nosso Acúmulo sobre a Ovinocultura: https://capitaofernandoagriculturaepecuaria.blogspot.com/search/label/Ovinocultura --------------------- Aproveito para lhes convidar a participar do nosso grupo no whatsapp LFS Assuntos Rurais - https://chat.whatsapp.com/Hc4HWeCyLUB6oECSrqr7bQ *Siga nosso Instagram @redelfsdecomunicacao --- http://www.instagram.com/redelfsdecomunicacao --------------------- Publicidade 100.01.004.001 - LFS Assuntos Rurais --- LFS Consultoria Catálogo Específico: https://docs.google.com/document/d/1iug42_MyEO9wO07UgtB2oIeej2_V1J9NYpIz_d5UZXY  -----------------

LFS ASSUNTOS RURAIS - Brasil inaugura maior feira agropecuária da América Latina - créditos Xinhua

LFS ASSUNTOS RURAIS - Brasil inaugura maior feira agropecuária da América Latina  - - - - - - - - - - *Participe do nosso grupo no Whatsapp - LFS Assuntos Rurais: https://chat.whatsapp.com/Hc4HWeCyLUB6oECSrqr7bQ *Siga nosso Instagram: @redelfsdecomunicacao --- http://www.instagram.com/redelfsdecomunicacao Rio de Janeiro, 2 mai (Xinhua) -- A feira agropecuária Agrishow 2023, a maior da América Latina, foi inaugurada nesta segunda-feira na cidade brasileira de Ribeirão Preto, interior do estado de São Paulo, com a expectativa de gerar 11,2 milhões de reais (US$ 2,24 milhões) em negócios, confirmaram os organizadores. Com o lema "Conectando pessoas e tecnologias", a feira será realizada até 5 de maio com a participação de mais de 800 marcas brasileiras e estrangeiras. "O cenário econômico para o campo brasileiro continua sendo positivo", disse em entrevista à imprensa uma das porta-vozes do evento, Lariza Pio, acrescentando que este ano se espera qu...

LFS ASSUNTOS RURAIS --- PECUÁRIA: Pecuária 4.0 --- como ela vem mudando a produção de carne e leite. Créditos Forbes

    LFS ASSUNTOS RURAIS --- PECUÁRIA: Pecuária 4.0 --- como ela vem mudando a produção de carne e leite. Créditos Forbes, leia matéria: https://capitaofernandoagriculturaepecuaria.blogspot.com/2022/11/lfs-rural-pecuaria-40-como-ela-vem.html --- Pecuária - nosso acúmulo sobre o assunto:  https://capitaofernandoagriculturaepecuaria.blogspot.com/search/label/Pecu%C3%A1ria -------------- LEIA TAMBÉM: Agromoney: entenda os desafios e oportunidades das empresas agro no país. Créditos CNN, leia matéria: https://capitaofernandoagriculturaepecuaria.blogspot.com/2022/10/agromoney-entenda-os-desafios-e.html Desafios e oportunidades para o mercado brasileiro de fertilizantes. Créditos CNN, leia matéria:  https://capitaofernandoagriculturaepecuaria.blogspot.com/2022/10/desafios-e-oportunidades-para-o-mercado.html LFS ASSUNTOS RURAIS: China liberará quinto lote de carne suína para estabilizar preços. Créditos Xinhua, leia matéria:  https://capitaofernandoagriculturaepecuaria....

LFS Assuntos Rurais - regras do Grupo Criadores de Ovelhas - Rede LFS de Comunicação - 62.000 membros

LFS Assuntos Rurais - regras do Grupo Criadores de Ovelhas - Rede LFS de Comunicação - 62.000 membros Resumidamente: nosso grupo é muito top!  Somos o 2°maior grupo do Brasil, contando hoje (07/01/2023) com mais de 62.000 membros. Nós não temos absolutamente nenhuma violação das regras do Facebook.  Não é fácil manter um grupo tão grande, moderar cada postagem, por isso necessitamos de regras e pedimos a sua colaboração! Regras: 1. Só serão aceitas postagens relacionadas à Criação de Ovelhas; 2. Qualquer postagem não relacionada, a postagem e o autor serão automaticamente banidos; 3. As postagens de cunho comercial, visando compra, são 100% gratuitas; 4. As postagens de cunho comercial, visando venda, têm um custo de R$ 4,99 (Preço sujeito a variação sem aviso prévio).  - - - - - - -  ---  COMUNICADO AO GRUPO  --- As propagandas no grupo terão um custo de R$ 4,99 - pagamento por pix. Mensalmente, além das postagens no grupo com anúncios comerciais, iremos p...

LFS Assuntos Rurais - Problemas climáticos reduzirão a safra brasileira em 5,9% este ano - créditos Agência Xinhua

LFS Assuntos Rurais -  Problemas climáticos reduzirão a safra brasileira em 5,9% este ano -  Créditos Agência Xinhua.   ---------------------------------------      Participe do nosso grupo no Whatsapp LFS Assuntos Rurais: https://chat.whatsapp.com/Hc4HWeCyLUB6oECSrqr7bQ    --------------------------------------- Problemas climáticos reduzirão a safra brasileira em 5,9% este ano 2024-06-14 15:21:00丨portuguese.xinhuanet.com Rio de Janeiro, 14 jun (Xinhua) -- A safra brasileira deste ano será 5,9% menor que a de 2023 devido aos efeitos negativos causados pelo clima em várias regiões do país, informou nesta quinta-feira o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Em números, a safra brasileira de cereais, leguminosas e oleaginosas deve alcançar 296,8 milhões de toneladas, 18,6 milhões de toneladas abaixo da safra obtida em 2023 (315,4 milhões de toneladas) e 0,9% inferior (2,8 milhões de toneladas) à estimativa de abril. A áre...

LFS ASSUNTOS RURAIS: Juros altos prejudicam produtividade do agronegócio, afirmam especialistas - créditos CNN

LFS ASSUNTOS RURAIS:  Juros altos prejudicam produtividade do agronegócio, afirmam especialistas - créditos CNN.  - - - - -  Participe do nosso grupo no Whatsapp - LFS Assuntos Rurais:  https://chat.whatsapp.com/Hc4HWeCyLUB6oECSrqr7bQ  -------------- Juros altos prejudicam produtividade do agronegócio, afirmam especialistas De acordo com analistas do setor, encarecimento do mercado de crédito atravanca acesso a insumos, tecnologias e áreas agriculturáveis, afetando a produtividade Juros altos prejudicam a produtividade do agro, dizem especialistas à CNN | CNN 360º Tamara Nassif da CNN em São Paulo 16/03/2023 às 15:10 | Atualizado 16/03/2023 às 17:42 Compartilhe: Ouvir notícia O elevado patamar da  taxa de juros  — em 13,75% ao ano desde agosto do ano passado — prejudica a capacidade produtiva do  agronegócio , afirmaram especialistas à  CNN . Isso porque, de acordo com eles, o  encarecimento do mercado de crédito  atravanca o acesso...