Pular para o conteúdo principal

Via Campesina Brasil ocupa Aprosoja, em Brasília, nesta quinta-feira (14)

Via Campesina Brasil ocupa Aprosoja, em Brasília, nesta quinta-feira (14)

Ação faz parte da Jornada Nacional da Soberania Alimentar que denuncia Agronegócio do país
Mobilização na sede da Aprosoja (DF) escrachando o agronegócio e denunciando a fome. Foto: Matheus Alves

Da Página do MST

As Organizações da Via Campesina Brasil realizam, nesta quinta-feira (14), ações simbólicas nas cinco regiões do país em denúncia ao atual contexto do aumento da fome no Brasil, que faz parte da estratégia política do governo Bolsonaro. Em Brasília, no Distrito Federal, como parte da “Jornada Nacional da Soberania Alimentar: Contra o Agronegócio para o Brasil não passar fome“, ocorreu uma ocupação da Aprosoja – Associação Brasileira dos Produtores de Soja – pelos movimentos que compõem a Via Campesina.

A ação, que contou com a participação de cerca de 200 camponeses e camponesas, denunciou o protagonismo que o Agronegócio cumpre no crescimento da fome, da miséria e no aumento do preço dos alimentos no Brasil. Neste ano, o Agronegócio, com a produção de soja, milho e cana-de-açúcar, principalmente, está batendo recordes de exportações e lucros.

Segundo o grupo de pesquisa Alimento para Justiça: Poder, Política e Desigualdades Alimentares na Bioeconomia, com sede na Freie Universität Berlin, na Alemanha, 125,6 milhões de brasileiros sofrem com insegurança alimentar durante a pandemia da Covid-19. As ações ocorreram, simultaneamente, em Brasília (DF), Recife (PE), Vitória (ES), Porto Velho (RO) e Florianópolis (SC), e fazem parte da programação da Jornada como forma de denúncia pela desproporcionalidade do aumento da miséria frente à lucratividade do setor do Agronegócio.

A Jornada, que se iniciou no último dia 10, vai até o próximo sábado (16), Dia Internacional de Ação por Soberania Alimentar dos Povos e Contra as Transnacionais. As ações também ocorrem em resposta ao veto da Lei Assis Carvalho II, que visa amparar a agricultura familiar em razão dos efeitos econômicos da pandemia do novo coronavírus.

“Ao vetar o projeto de Lei Assis de Carvalho II, que traz um programa de auxílio emergência para a Agricultura Familiar camponesa, eles acabam deixando quem sustenta o Brasil sem política pública alguma, promovendo a miséria e fortalecendo o Agronegócio, que produz soja como alternativa de alimento para a população, envenenando o campo, desertificando a região, matando e expulsando o povo que está no território para a produção de monocultura”, pontua Mirele Diovana, do Movimento das Mulheres Camponesas DF e Entorno, que ressalta ainda a luta de um país que volta ao mapa da fome devido ao projeto genocida do governo Bolsonaro.

Recentemente foram publicados os dados do Inquérito Nacional sobre a Insegurança Alimentar no contexto da pandemia da Covid-19 no Brasil, desenvolvido pela Rede Brasileira de Pesquisa em Soberania e Segurança Alimentar (Rede PENSSAN). Este inquérito expõe dados sobre uma condição já vivenciada de deterioração das condições de vida da população e do aumento das desigualdades sociais que foram significativamente afetadas pela pandemia. Essa condição extrema, aliada a outros fatores, desvelam a dura condição de vida enfrentada pelo povo brasileiro.

“Soberania Alimentar é a radical democratização dos processos de organização da produção, comercialização e distribuição de alimentos. A luta pela Soberania Alimentar passa pela luta contra o modelo devastador do agronegócio e tem na agroecologia e na reforma agrária os pilares fundamentais de disputa, apresentando um outro modelo de agricultura, sustentável, sem veneno, com diversidade produtiva, com controle popular dos meios de produção”, afirma Marco Baratto, da direção nacional do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST).

“Completamos 25 anos da Soberania Alimentar, por isso essa Jornada, que vai até o dia 16 de outubro, é tão importante, pois reforça que para esse projeto existir é preciso ter Reforma Agrária, lutar em Defesa dos territórios, projeto de produção agroecológica, autonomia das Camponesas e Camponeses do campo das águas e das florestas, com um projeto de Feminismo Camponês e Popular que respeito a diversidade do nosso campesinato”, pontua Mirele Diovana, do Movimento das Mulheres Camponesas DF e Entorno, que ressalta ainda a luta de um país que volta ao mapa da fome devido ao projeto genocida do governo Bolsonaro

Participam da ação o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), o Movimento pela Soberania Popular na Mineração(MAM), o Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB), o Pastoral da Juventude Rural (PJR), o Movimento dos Pequenos Agricultores (MPA), o Movimento de Mulheres Camponesas (MMC), a Coordenação Nacional de Articulação de Quilombos (CONAQ) e Movimento das Pescadoras e Pescadores Artesanais (MPP).

APROSOJA

Criada em 1990, a empresa apóia vários parlamentares que compõem a Bancada Ruralista no Congresso Nacional. A Bancada é uma das principais articuladoras de projetos de lei que flexibilizam o desmatamento, a grilagem de terras e autorizam o maior uso de agrotóxicos no país. Em 2021, o governo federal já liberou o uso de 411 tipos distintos de venenos.

O atual presidente da entidade, Antonio Galvan, é investigado em inquérito do Supremo Tribunal Federal (STF) sobre atos violentos que ameaçam a democracia. A hipótese é que Galvan e a Aprosoja financiaram atos que pediam uma intervenção militar no Brasil, o fechamento do STF e do Congresso Nacional. De acordo com o inquérito, no dia 13 de agosto deste ano, 23 empresários do agronegócio, entre eles Antônio Galvan, juntos ao cantor Sérgio Reis, se reuniram na sede da Aprosoja em Brasília para incitar e planejar atos antidemocráticos.

Acompanhe a programação nas redes da Via Campesina Brasil do Facebook e Instagram. Confira abaixo algumas imagens da ação:

Fotos: Matheus Alves

*Editado por Fernanda Alcântara

Fonte: https://mst.org.br/2021/10/14/via-campesina-brasil-ocupa-aprosoja-em-brasilia-nesta-quinta-feira-14/

Comentários

Mais lidas.

LFS Assuntos Rurais - Preços de arroz e carnes podem subir com enchentes no Rio Grande do Sul - créditos Brasil 247

  LFS Assuntos Rurais -  Preços de arroz e carnes podem subir com enchentes no Rio Grande do Sul. Créditos Brasil 247 Participe do Grupo LFS Assuntos Rurais no WhatsApp: https://chat.whatsapp.com/Hc4HWeCyLUB6oECSrqr7bQ    ---------------------  Siga nosso Instagram  @redelfsdecomunicacao  ---    http://www.instagram.com/redelfsdecomunicacao  ---------------------  Publicidade:  Catálogo 100.01.004.001 - LFS Assuntos Rurais: https://docs.google.com/document/d/1iug42_MyEO9wO07UgtB2oIeej2_V1J9NYpIz_d5UZXY    --------------------- Preços de arroz e carnes podem subir com enchentes no Rio Grande do Sul As chuvas afetam o desenvolvimento das culturas e o escoamento dos produtos Leia mais »

LFS ASSUNTOS RURAIS - POLÍTICA: Projeto da bancada ruralista contrapõe UE e pode criar barreiras por reciprocidade ambiental - créditos CNN

LFS ASSUNTOS RURAIS - POLÍTICA:  Projeto da bancada ruralista contrapõe UE e pode criar barreiras por reciprocidade ambiental. Créditos CNN *Participe do nosso grupo no Whatsapp - LFS Assuntos Rurais: https://chat.whatsapp.com/Hc4HWeCyLUB6oECSrqr7bQ   LFS ASSUNTOS RURAIS - Acúmulo de Postagens - https://docs.google.com/document/d/1rdd9awGqkLoVwiYjiegLvBVNmv2gwgJU9I7wwfvjhRk     ---------------------------------------------------------------------- Projeto da bancada ruralista contrapõe UE e pode criar barreiras por reciprocidade ambiental Legislação europeia obriga que os exportadores comprovem que produtos não tiveram origem em áreas desmatadas a partir de 2021; projeto no Senado brasileiro tem apoio de boa parte da Frente Parlamentar da Agropecuária Desmatamento na fronteira entre a Amazônia e o Cerrado em Nova Xavantina, em Mato Grosso 28/07/2021REUTERS/Amanda Perobelli Daniel Rittner da CNN Em Brasília 26/04/2023 às 10:54 | Atualizado 26/04/2023 às 10:57 Compartilhe: Ouvir notícia

Agrishow 2024: Presença chinesa no maior evento agropecuário da América Latina

Agrishow 2024: Presença chinesa no maior evento agropecuário da América Latina A 29ª edição da Agrishow, uma das mais importantes feiras agropecuárias do mundo, contou com cerca de 800 expositores em uma área de 530 mil metros quadrados. Cerca de 195 mil visitantes de mais de 50 países, puderam conhecer as inovações desenvolvidas por marcas líderes brasileiras e internacionais. A gente está aqui na feira Agrishow, a maior feira do Brasil, com os novos lançamentos da DJI. A gente está com o T50 e também o T25. São dois drones que trazem muita tecnologia para auxiliar o trabalho dos agricultores, tanto na pulverização quanto na dispersão de sólidos. Problemas que a gente tinha muito sérios, como compactação, amassamento de cultura, necessidade de esperar sair o encharcamento das áreas para poder entrar, para pulverizar, a gente consegue resolver 100% com a utilização de drones e ano após ano essa tecnologia vem desenvolvendo, entregando mais valor ao agricultor. Os agricultores estão ut

Brasil se declara livre da febre aftosa sem vacinação

Créditos Xinhua. Brasil se declara livre da febre aftosa sem vacinação 2024-05-04 15:20:00丨portuguese.xinhuanet.com Rio de Janeiro, 2 mai (Xinhua) -- O Brasil, um dos principais produtores e exportadores de carne do mundo, anunciou nesta quinta-feira que está livre da febre aftosa e que já não é necessário vacinar os rebanhos contra a doença. Em pronunciamento à imprensa no Palácio do Planalto, o vice-presidente da República Geraldo Alckmin comentou o anúncio, publicado mais cedo no Diário Oficial da União. "Hoje é um dia histórico, porque sempre o Brasil sonhou ser um país livre de febre aftosa sem vacinação, que é um estágio extremamente elevado em sanidade animal e de boa defesa agropecuária". Como consequência, foi suspensa a imunização dos rebanhos em todos os estados brasileiros. A última ocorrência da doença em território nacional foi em 2006. Recentemente, o Ministério da Agricultura e Pecuária antecipou a última campanha de imunização nos estados de Alagoas, Ceará, P

LFS Assuntos Rurais - Preço do arroz ao produtor já chegou a 4% com chuvas no RS e deve atingir consumidor, dizem especialistas - créditos CNN

LFS Assuntos Rurais -  Preço do arroz ao produtor já chegou a 4% com chuvas no RS e deve atingir consumidor, dizem especialistas -  Créditos CNN Participe do nosso grupo no Whatsapp LFS Assuntos Rurais:  https://chat.whatsapp.com/Hc4HWeCyLUB6oECSrqr7bQ    -----------------------------------------------  Preço do arroz ao produtor já chegou a 4% com chuvas no RS e deve atingir consumidor, dizem especialistas Especialistas consultados pela CNN veem inflação mais alta no ano Instituto do RS estima que 84% da produção já foi colhida Monsterkoi/Pixabay João Nakamura da CNN São Paulo 14/05/2024 às 16:24 Compartilhe: ouvir notícia 0:00 1.0x Item consumido em grande escala pelo brasileiro, o arroz vendido aos produtores já registrou uma alta de 4% desde o início das fortes chuvas no Rio Grande do Sul. Do fim de abril até esta terça-feira (14), o preço da saca de 50 kg subiu de R$ 105,98 para R$ 110,23, segundo o Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea-Esalq/USP). Os dados são c

LFS Assuntos Rurais - À CNN, Alckmin nega hostilidade do agro ao governo: “Muito pelo contrário”

LFS Assuntos Rurais -  À CNN, Alckmin nega hostilidade do agro ao governo: “Muito pelo contrário” . Créditos CNN.  ---------------------  *Aproveito para lhes convidar a participar do nosso grupo no whatsapp LFS Assuntos Rurais - https://chat.whatsapp.com/Hc4HWeCyLUB6oECSrqr7bQ    ---------------------  *Siga nosso Instagram @redelfsdecomunicacao --- http://www.instagram.com/redelfsdecomunicacao    ---------------------  Publicidade:  Catálogo 100.01.004.001 - LFS Assuntos Rurais: https://docs.google.com/document/d/1iug42_MyEO9wO07UgtB2oIeej2_V1J9NYpIz_d5UZXY    ---------------------    À CNN, Alckmin nega hostilidade do agro ao governo: “Muito pelo contrário” Vice-presidente elogia acolhida na Agrishow: "Fomos muito bem recebidos" À CNN, Alckmin nega hostilidade do agro ao governo: “Muito pelo contrário” 29/04/2024 às 11:03 Compartilhe: ouvir notícia 0:00 1.0x O vice-presidente Geraldo Alckmin (PSB) conversou nesta segunda-feira (29) com a  CNN  e fez um balanço sobre a part

Consumo de soja na China causa desmatamento na América Latina

Consumo de soja na China causa desmatamento na América Latina A ONG do Reino Unido mostra os vínculos entre os bancos chineses e o desmatamento.   AMEAÇAS TRANSNACIONAIS Agricultores brasileiros colhem soja em Campo Novo, Mato Grosso. A demanda chinesa de soja causa o desmatamento florestal e o colapso climático e ecológico do planeta. (Foto: Yasuyoshi Chiba, AFP) A China encabeça a lista dos principais consumidores mundiais de soja. No entanto, depende muito das demais nações, especialmente da América Latina. Em 2017, o país asiático consumiu 63 por cento da produção mundial de soja. Um relatório de maio de 2019,  O risco negligenciado , da ONG Projeto para a Divulgação do Carbono (CDP, em inglês), baseada em Londres, informa que os empréstimos realizados por bancos chineses às companhias asiáticas da cadeia de fornecimento de soja causam desmatamento através de suas operações financeiras, uma prática que põe em risco a biodiversidade. Nos últimos anos, o aumento d

LFS Assuntos Rurais - A Reforma Agrária e os Projetos em Disputa - por Bruno Malheiro

  LFS Assuntos Rurais -  A Reforma Agrária e os Projetos em Disputa - por Bruno Malheiro. Leia mais:  https://capitaofernando.blogspot.com/2024/03/comunicado-n-332024-mst-reforma-agraria.html   ---------------------       Aproveito para lhes convidar a participar do nosso grupo no whatsapp LFS Assuntos Rurais -  https://chat.whatsapp.com/Hc4HWeCyLUB6oECSrqr7bQ   *Siga nosso Instagram  @redelfsdecomunicacao  ---    http://www.instagram.com/redelfsdecomunicacao    --------------------- Publicidade: 100.01.004.001 - LFS Assuntos Rurais --- LFS Consultoria Catálogo Específico:  https://docs.google.com/document/d/1iug42_MyEO9wO07UgtB2oIeej2_V1J9NYpIz_d5UZXY        -----------------

Açúcar IC45 para exportação

  EXPORTAÇÃO DE COMMODITIES - AÇÚCAR IC45 Açúcar IC45 para exportação. Do Brasil para o mundo: *Temos açúcar IC45 para exportação; *Contrato diretamente com a Usina; *Vistoria SGS; *Pagamento por LC/SBLC Envie sua LOI para: Whatsapp/WeChat: +55 051 986388430 - http://wa.me/+5551986388430 Email: lfsconsultoriamd@gmail.com Luís Fernando Sousa LFS Consultoria #açúcar #açúcaric45 #ic45 #acucaric45 #export #AçúcarIC45paraexportação #Exportação #LFSConsultoria *Preço sujeito a variação, sem aviso prévio

Máquina de Tosquiar nova. Compre diretamente da Amazon

    Máquina de Tosquiar nova. Compre diretamente da Amazon: https://amzn.to/40TRF59    Tesoura de Ovelha Elétrica - Cortador de lã para Cabras, Lhamas, Corpo ABS, Tesoura (Plugue UE 220V), 1000 W 2600 RPM, 6 Velocidades de Controle. Preço sob consulta. Compre diretamente da Amazon: https://amzn.to/40TRF59