Brasil lança campanha para promover seu agronegócio no exterior diante de críticas pelo desmatamento
Brasil lança campanha para promover seu agronegócio no exterior diante de críticas pelo desmatamento
Rio de Janeiro, 9 nov (Xinhua) -- O governo brasileiro anunciou nesta terça-feira o lançamento de uma campanha e de uma série de ações para promover o agronegócio do país no exterior, onde é considerado em muitas partes como um dos principais responsáveis pelo desmatamento na Amazônia.
Segundo o chanceler Carlos França, a intenção é promover o agronegócio brasileiro através das embaixadas e consulados e também ajudar as pequenas e médias empresas do setor a participarem de todas as feiras mundiais do segmento assim que as condições sanitárias da pandemia da COVID-19 tenham melhorado a nível global.
"Em muitas embaixadas e consulados, vamos reforçar o modelo híbrido de encontros, com sessões de exposição e degustação de produtos, seguidas de participação virtual de empresários brasileiros atuantes no setor", disse França. "Nossa meta tem que ser intensificar a prospecção de oportunidades e desafios em segmentos específicos, com estudos de mercado".
O ministro das Relações Exteriores brasileiro deu essas declarações na sessão inaugural da terceira edição do curso "Brasil no agronegócio global", que visa a capacitação de diplomatas, funcionários da Secretaria de Comércio Exterior, do Ministério da Agricultura e de instituições do Ministério da Economia.
Segundo França, todos os participantes terão uma atuação destacada para desenvolver iniciativas de inteligência e promoção do agronegócio brasileiro no exterior.
"Queremos fortalecer as sinergias entre a política comercial que elaboramos no Brasil e a promoção comercial que é conduzida no exterior, ao mesmo tempo que estendemos a atuação da chancelaria em temas do setor agrícola, como, por exemplo, a reputação do agronegócio brasileiro e a projeção no exterior dos compromissos da produção agropecuária em consonância com a preservação do meio ambiente e do desenvolvimento sustentável", acrescentou.
O agronegócio brasileiro está na mira de muitos países e entidades ambientais devido ao desmatamento, provocado principalmente na Amazônia, com a finalidade se converter o território em pastagem para os animais. Por isso, vários países e empresas têm anunciado boicote aos produtos brasileiros se não for comprovado que sua origem não fere o meio ambiente.
França destacou que a atuação conjunta da chancelaria e do Ministério da Agricultura permitiu a abertura de 167 novos mercados aos produtos brasileiros desde 2019 e que a meta é superar 200 antes do fim deste ano.
O chanceler destacou ainda que entre janeiro e julho deste ano, as exportações da agropecuária brasileira superaram os US$ 70 bilhões, maior valor histórico para o período e que em agosto, as exportações totalizaram US$ 10,9 bilhões, muito acima do recorde de US$ 10,1 bilhões registrado em 2013.
Créditos Xinhua
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