Pular para o conteúdo principal

“Não vamos desistir de ter uma agricultura familiar potente”, afirma Carlos Veras

  •  Compartilhar no Pintere
  • Os 13 anos da Lei da Agricultura Familiar (11.326/06) foi comemorado nesta quarta-feira (11) na Câmara dos Deputados. Durante a sessão solene ocorreu também o lançamento da “Década da Agricultura Familiar” (2019-2028) da ONU no Brasil.  
    “Sabemos da importância da agricultura familiar para o Brasil. Mais de 70% da população alimenta este País através da agricultura familiar. Nós precisamos lutar e nos unir lá na base para que esta Casa seja o lugar onde vai ressoar toda a luta dos trabalhadores e trabalhadoras da agricultura familiar”, afirmou o deputado Frei Anastácio (PT-PB).
    A lei que foi criada em 2006 estabelece as diretrizes, os conceitos, princípios e instrumentos destinados à formulação das políticas públicas direcionadas à agricultura familiar e empreendimentos familiares rurais.
    Para o deputado Carlos Veras (PT-PE), autor do requerimento da sessão, “aqui está a resistência em defesa da agricultura familiar que alimenta milhões e milhões de brasileiros e brasileiras. E é com a resistência desse povo que não vamos desistir de ter uma agricultura familiar potente que garanta qualidade de vida para milhões e milhões de brasileiros e brasileiras”.

    Tempos de Lula

    “Se houve um momento em que tivemos políticas públicas desenvolvidas para a agricultura familiar, esse momento começou com o governo de Luiz Inácio Lula da Silva, desde a criação do Ministério do Desenvolvimento Agrário, reconhecendo a necessidade de um tratamento diferente, até a política de crédito para o pequeno agricultor”, relembrou a presidenta do PT, Gleisi Hoffmann (PR).
    Os deputados usaram o momento para relembrar a época em que o presidente Lula esteve no comando do Brasil. Eles destacaram os programas e as políticas públicas que foram gestados nos governos petistas, além de a criação do Ministério do Desenvolvimento Agrário e da política de crédito para o pequeno agricultor. “No governo do presidente Lula tivemos avanços importantes, e esses avanços estamos vendo ser desmanchados e perdidos em nosso País”, lamentou Veras.

    Governo de retrocessos

    O deputado Carlos Veras (PT-PE) aproveitou o momento para denunciar os retrocessos sofridos pela agricultura familiar no governo Bolsonaro. “É importante denunciarmos a situação que passa a agricultura familiar e as dificuldades que temos enfrentado. Houve um processo de desmonte das políticas públicas, dos programas que deram um patamar diferenciado para os nossos agricultores e agricultoras. Nós cuidamos da terra, nós amamos o que fazemos. Nós queremos continuar produzindo e ajudando a garantir a soberania alimentar neste País”, frisou.
    Para Gleisi Hoffmann, se reconhecem as prioridades de um governo pelas políticas públicas que ele desenvolve e pela quantidade de recursos que coloca no orçamento da União. “Infelizmente estamos vivendo um momento de retrocesso no Brasil. As políticas públicas de várias áreas não estão recebendo recursos no Orçamento nem apoio para o desenvolvimento, e a agricultura familiar é uma delas”, observou.
    “Não há possibilidade de o Brasil continuar produzindo alimentos para o povo brasileiro e para o mundo se não mudarmos o nosso modelo de agricultura”, alertou Nilto Tatto (PT-SP).

    ONU


    “A ONU recomenda que se quisermos acabar com a fome no mundo, que se distribua a terra, que se faça a reforma agrária, que se valorize a agricultura familiar e que se diminua drasticamente o uso de agroquímicos, especialmente o veneno que está matando o meio ambiente, matando os animais e matando as pessoas”, ressaltou o coordenador da Frente Parlamentar Ambientalista, Nilto Tatto.
    A Organização das Nações Unidas (ONU) anunciou no dia 19 de maio, em Roma, o plano de ação global contra a fome e a pobreza no mundo. O objetivo da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO) é acabar com a fome do mundo até 2030. Estruturado em 7 eixos, o plano de ação da Década da Agricultura Familiar (2019-2028) convoca governos e sociedade a repensar seus modos de vida.
    “Aqui está a Década da Agricultura Familiar puxada pela ONU. Esse debate da agricultura familiar, da reforma agrária está no mundo inteiro”, destacou o deputado Marcon (PT-RS). Ele ressaltou, ainda, a presença do representante da FAO e pediu ajuda à ONU, porque “aqui a briga é muito grande” para defender os agricultores e a agricultura familiar.
    Os movimentos sociais e entidades ligadas à agricultura familiar marcaram presença na sessão solene. Os deputados petistas Vicentinho (SP)Afonso Florence (BA) e Marília Arraes (PE) também participaram da atividade.
    Assista a íntegra da sessão:

    Lorena Vale 

    Comentários

    Mais lidas.

    Aspersão: saiba tudo sobre essa técnica de irrigação - créditos Terra Magna

    Repercutimos para nossos leitores (as) o artigo abaixo reproduzido: Aspersão: saiba tudo sobre essa técnica de irrigação - créditos Terra Magna  Aspersão: saiba tudo sobre essa técnica de irrigação AGOSTO 19, 2022 11:06 AM A  aspersão  é um dos tipos de irrigação  mais comuns na agricultura brasileira.  Esse processo é muito importante para o desenvolvimento da lavoura e permite que o agricultor tenha um  controle maior sobre sua plantação.  Existem várias vantagens de investir nesse tipo de irrigação, mas também é preciso entender como o processo funciona para avaliar a necessidade e  fazer os investimentos corretos.  Entenda o que é a aspersão, quando ela é indicada e o que você precisa para ter esse tipo de irrigação na sua lavoura.  Índice de conteúdo O que é aspersão na agricultura Como funciona a técnica de aspersão Sistemas de irrigação Sistema de irrigação convencional Sistema de irrigação mecanizado As vantagens e desvantagens d...

    LFS Assuntos Rurais - 4 dicas para criar um rebanho de ovelhas

      LFS Assuntos Rurais - 4 dicas para criar um rebanho de ovelhas. Saiba como criar ovelhas desde a estrutura básica até os cuidados com o manejo animal. Créditos Summit Agro, leia mais: https://agro.estadao.com.br/summit-agro/4-dicas-para-criar-um-rebanho-de-ovelhas ----------- Receba as principais notícias sobre o Agro através dos nossos grupos * Grupo no WhatsApp: https://chat.whatsapp.com/IQ0hcYeyvlXCxVohaQhf04 * Grupo no Facebook: https://www.facebook.com/share/g/1AJ44wFinA/ -------------

    LFS Assuntos Rurais - Transparência no agronegócio consolida liderança do Brasil na produção de alimentos - créditos Xinhua

    Transparência no agronegócio consolida liderança do Brasil na produção de alimentos   Rio de Janeiro, 29 dez (Xinhua) -- O governo brasileiro lançou recentemente duas iniciativas que podem posicionar a agricultura nacional em um patamar superior, como a Plataforma Agro Brasil + Sustentável e o Plano Nacional de Identificação Individual de Bovinos e Búfalos, que visam aumentar a transparência na cadeia produtiva e agregar maior valor à produção nacional. Em entrevista à Xinhua, o vice-presidente da Confederação de Engenheiros Agrônomos do país, Leonardo Cera, registrou que o "Brasil já é líder global na produção ou exportação de soja, milho, laranja, carne bovina, carne de frango e muitos outros produtos , e agora, poderia ampliar seu acesso aos mercados internacionais mais exigentes". A Plataforma Agro Brasil + Sustentável representa um excelente exemplo de inovação em nível governamental. Este sistema integra múltiplas bases de dados oficiais, permitindo aos produtores rurai...

    LFS Assuntos Rurais - Alta é sazonal e preço do ovo deve se normalizar após a Quaresma - créditos Globo Rural

      LFS Assuntos Rurais - Alta é sazonal e preço do ovo deve se normalizar após a Quaresma Avaliação e da Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA). Entidade destaca que os últimos oito meses acumularam uma alta nos custos de produção Créditos Gabriella Weiss — São Paulo/Globo Rural. *Receba as principais notícias sobre o Agro através dos nossos grupos: -Grupo no Facebook:  https://www.facebook.com/groups/530690934374947   -Grupo no whatsapp:  https://chat.whatsapp.com/IQ0hcYeyvlXCxVohaQhf04 ------------- A alta registrada no preço dos ovos no Brasil é uma “situação sazonal, comum ao período pré e durante a quaresma”, segundo a Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA) e conforme já noticiado pelo Valor e Globo Rural. A ABPA explica que, após longo período com preços em baixa, a comercialização de ovos aqueceu pela “demanda natural da época, quando há substituição de consumo de carnes vermelhas por proteínas brancas e por ovos”. A entidade pontua que os úl...

    LFS Assuntos Rurais - RH do Agro Profissão do agro em alta para 2025 tem salário de até R$ 35 mil. Veja qual ...

    LFS Assuntos Rurais - RH do Agro Profissão do agro em alta para 2025 tem salário de até R$ 35 mil. Veja qual ... https://capitaofernandoagriculturaepecuaria.blogspot.com/2024/12/profissao-do-agro-em-alta-para-2025-tem.html   • Receba a LFS Assuntos Rurais no seu whatsapp: https://chat.whatsapp.com/IQ0hcYeyvlXCxVohaQhf04 • Siga nosso Instagram @redelfsdecomunicacao --- http://www.instagram.com/redelfsdecomunicacao -------------------

    LFS Assuntos Rurais - Indicação de Livro - Torta de algodão na ovinocultura de corte

      LFS Assuntos Rurais - Indicação de Livro -  Torta de algodão na ovinocultura de corte.  O livro Torta de algodão na ovinocultura de corte lança um novo olhar sobre o a utilização de coprodutos agroindustriais na dieta de animais ruminantes, com vistas ao aumento da produtividade.  A obra propõe-se a abordar conceitos sobre o consumo de nutrientes, perfazendo o comportamento ingestivo e as características de carcaças, ainda pouco estudadas.  Adquira o seu exemplar diretamente no site da Amazon: https://amzn.to/3LSc3wR     -------------------  *Participe do nosso grupo LFS Assuntos Rurais no whatsapp:  https://chat.whatsapp.com/IQ0hcYeyvlXCxVohaQhf04   * Catálogo 100.01.004.001 - LFS Assuntos Rurais: https://docs.google.com/document/d/1iug42_MyEO9wO07UgtB2oIeej2_V1J9NYpIz_d5UZXY    ------------------- 

    🐑 Confira os 5 Destaques de Notícias sobre criadores de ovinos

    LFS Assuntos Rurais 🐑 Confira os 5 Destaques de Notícias sobre criadores de ovinos Receba as principais notícias sobre o Agro através do nosso grupo no Whatsapp:  https://chat.whatsapp.com/K4qXU8O6l2eAf9HmXvnXUI   🐑 Destaques sobre criadores de ovinos 1. Comercialização de ovinos triplica em 2024 Em 2024, o número de ovinos negociados pelo sistema da Associação Brasileira de Criadores de Ovinos (Arco) atingiu 30.850 , ante 11.159 em 2023 — um salto de cerca de 176% a 176% nas transferências, indicando forte interesse na ovinocultura e animais registrados arcoovinos.com.br +10 Portal do Agronegócio +10 Agro Estadão +10 . 2. Registros genealógicos estáveis Apesar da explosão nas vendas, os registros de novos animais caíram ligeiramente (–1,8%), de 43.394 para 42.647 em 2024. A introdução da raça Soinga , recentemente homologada, deve impulsionar os registros em 2025 arcoovinos.com.br +6 Portal do Agronegócio +6 Jornal Grande Bahia (JGB) +6 . 3. Eventos técnicos e fei...

    Como podar parreira de uva. Veja dicas técnicas!

      Como podar parreira de uva. Veja dicas técnicas! Podar a parreira de uva é uma técnica importante para garantir uma produção. É através desse sistema que permite estimular o crescimento da videira. Mas, não é uma tarefa tão simples e exige um certo conhecimento técnico para não comprometer toda a planta. Neste artigo estaremos mostrando  como  e  quando  podar a videira, além de outras informações. Boa leitura! Cultivo da parreira de uva Antes de tratar diretamente da poda da parreira, vamos falar um pouco sobre a uva. Originária da Ásia, o seu cultivo é considerado uma das atividades mais antigas entre os homens, devido aos seus deliciosos frutos para a produção de vinho. No Brasil, o plantio da uva teve início desde a época do descobrimento, em 1532, através dos portugueses. É uma  fruta  do tipo não-climatérico, ou seja, não amadurece após a colheita, devendo ser colhida no ponto ideal de maturação. Normalmente, as videiras são  pla...

    AGRICULTURA & PECUÁRIA - Conheça os principais tipos de solo para plantio

      Conheça os principais tipos de solo para plantio No Brasil existem diferentes tipos de solo. Isso se deve à influência de formações muito antigas e que eram diferentes. A formação tem a ver com a decomposição de rochas durante milhares de anos, transformando-se em fragmentos muito pequenos até compor o solo que conhecemos hoje. Essas formações deram origem a quatro tipos de solo: terra roxa, aluviais, salmourão e massapé. Entretanto, não são todos indicados para  plantios , principalmente devido a quantidade de nutrientes que cada um tem. Por isso, é tão importante saber os tipos de solo para plantio agrícola. Ficou interessado e quer entender mais sobre o assunto? Então continue a leitura deste post! Quais os cuidados para preparar o solo para o plantio? Como dissemos mais acima, existem alguns tipos de solo. É possível iniciar grandes plantios, mas, para isso, é necessário tomar alguns cuidados. Sempre tenha em mente que cada solo precisa de uma atenção diferente, até porq...

    Olá pessoal!!! Temos uma grande novidade! O nosso grupo Criadores de Ovelhas - Rede LFS de Comunicação tem agora uma Madrinha!!! A minha amiga Rayanne Florentino - @rayanneflorentino

      Olá pessoal!!! Temos uma grande novidade! O nosso grupo Criadores de Ovelhas - Rede LFS de Comunicação - https://www.facebook.com/groups/2632981130294811 - tem agora uma Madrinha!!! A minha amiga Rayanne Florentino - @rayanneflorentino - https://www.instagram.com/rayanneflorentino - uma das principais digital influencer do nicho do mundo do Agro, aceitou o honroso desafio de ser a madrinha do Grupo. Em contrapartida, gostaria de pedir que vocês e seus familiares sigam o perfil dela no Instagram: https://www.instagram.com/rayanneflorentino    A simples presença dela vai alavancar em muito o negócio de cada um de vocês!!! Portanto, peço a sua ajuda para ela melhor ajudar a cada um de nós, simplesmente seguindo o perfil dela no Instagram e conseguindo mais seguidores, especialmente aos amantes dos temas: Saúde; Bem-estar; Moda; Beleza e Agronegócio! Por último, peço-lhes que deixem aqui uma mensagem de boas-vindas para ela, podendo haver também um convite para ela i...