Pular para o conteúdo principal

LFS Assuntos Rurais - Residência tecnológica agrícola China-Brasil, uma tentativa de aprofundamento de cooperação agrícola - créditos Xinhua

Residência tecnológica agrícola China-Brasil, uma tentativa de aprofundamento de cooperação agrícola

2025-01-23 16:04:45丨portuguese.xinhuanet.com

Pequim, 23 jan (Xinhua) -- Em dezembro de 2024, o segundo grupo composto de três membros do projeto Residência Tecnológica de Mecanização da Agricultura Familiar China-Brasil chegou a Apodi, Rio Grande do Norte, Brasil, e se juntou ao primeiro grupo para iniciar quatro meses de testes e pesquisas de maquinário agrícola.

A região de Apodi estava entrando na época agrícola mais movimentada do ano. Com o início da estação chuvosa, os agricultores locais estão ocupados na semeadura de soja e milho, e esperam que a área de semeadura aumente significativamente para atender à demanda dos mercados doméstico e internacional. Enquanto isso, algumas fazendas obtiveram importantes culturas alimentares, como colher de estação seca, mandioca e feijão, para completar a produção agrícola do ano.

As frutas tropicais também entraram na fase de ampla colheita, com mangas, mamões e melancias, que são abundantes em Apodi, amadurecendo, e os agricultores estão intensificando a colheita e se preparando para suas exportações para os mercados da Europa e do Oriente Médio.

De acordo com a associação agrícola local, as exportações de frutas deverão aumentar ano a ano 15% nesta temporada, elevando ainda mais a competitividade de Apodi no mercado agrícola internacional.

A novidade é que a produção agrícola deste ano em Apodi recebeu apoio forte de máquinas e equipamentos agrícolas chineses vindos da Universidade Agrícola da China (UAC).

O projeto de Residência Tecnológica de Mecanização da Agricultura Familiar China-Brasil começou com a instalação de máquinas e equipamentos na região de Apodi, no Brasil, com o objetivo de melhorar a produtividade e a qualidade de vida dos pequenos agricultores locais.

Ao todo 31 novas máquinas e equipamentos agrícolas, incluindo colheitadeiras, tratores e drones para proteção de plantas, foram colocados em uso no trabalho agrícola local. Os equipamentos melhoraram significativamente a mecanização da produção agrícola local, multiplicando a eficiência do trabalho e da colheita de soja, milho e cultivo de frutas, reduzindo a intensidade de trabalho dos agricultores e encurtando o ciclo agrícola.

Ivone Brilhante, presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Apodi, disse que, com a instalação das máquinas agrícolas, a região de Apodi alcançou resultados notáveis ​​em termos de aumento da produtividade e redução da carga de trabalho.

O projeto também inclui transferência de tecnologia e um acesso a maquinário avançado semiárido, capacitação de técnicos e estudantes, proporcionando assim maior eficiência e produtividade no campo.

Professores e alunos da Faculdade de Engenharia da UAC trabalham com os agricultores locais para fornecer apoio e suporte técnico, incluindo gestão de plantio, cultivo do solo e colheita, o que estabelecerá uma base sólida para a modernização da agricultura de Apodi e seu desenvolvimento sustentável de longo prazo.

Hugo Manso, professor do Instituto Federal de Educação Científica e Tecnológica do Rio Grande do Norte, enfatizou a importância do projeto para a promoção de intercâmbios entre os dois países e disse que a troca de conhecimentos agrícolas entre os dois países aumenta o nível de tecnologia no Brasil e aprofunda a cooperação acadêmica e tecnológica entre a China e o Brasil.

A parceria também inclui a instalação de um centro de big data. O centro servirá para atualização e adaptação das máquinas para o território brasileiro, "em particular os assentamentos onde depois eles serão utilizados e favorecerão a mobilidade social e a produção de alimentos na Agricultura Familiar", diz a recém-empossada reitora da Universidade de Brasília (UnB), Rozana Naves, citada pela mídia brasileira.

"Os dados vão fornecer novas oportunidades de pesquisa para os professores e estudantes da universidade", completa a reitora.

"Nossa expectativa é avançar na pauta da mecanização agrícola, conectando ciência e tecnologia ao trabalho no campo. Esse projeto é um grande passo para o desenvolvimento da agricultura familiar e da economia rural no RN", enfatizou Fátima Bezerra, governadora do Rio Grande do Norte .

A professora Minli Yang, da Universidade Agrícola da China, destacou que a residência tecnológica é o primeiro do tipo na América Latina e tem como objetivo facilitar a produção, especialmente para mulheres agricultoras, promovendo a inclusão e a eficiência.

Essa perspectiva foi reforçada por Jaleska Lima, do Centro Feminista 8 de Março, que afirmou que as capacitações realizadas têm poder para as mulheres mostrarem que elas também podem ser manuseadas e montadas como máquinas.

Irenildo Oliveira, presidente da Associação de Microprodutores de Córrego, comemorou os resultados. “Trabalhos que duraram uma semana fazem agora em um dia”, afirmou.

Allan Jefferson, prefeito de Apodi, disse que o projeto é "histórico" para o município e agradeceu aos envolvidos, acrescentando que a Residência Tecnológica Brasil-China não representa apenas um avanço tecnológico, mas também simboliza o fortalecimento da agricultura familiar, com foco no aumento de renda e melhoria da qualidade de vida para os pequenos produtores.

A integração internacional e os esforços locais prometem transformar a realidade agrícola da região, consolidando Apodi como um modelo de desenvolvimento sustentável na América Latina.

Em novembro de 2024, durante uma visita de Estado do líder chinês ao Brasil, os dois chefes de Estado chegaram a um novo consenso estratégico sobre a direção futura das relações China-Brasil e atualizaram o posicionamento das relações bilaterais para uma Comunidade de Futuro Compartilhado China -Brasil por um Mundo mais Justo e um Planeta mais Sustentável.

A Residência Tecnológica China-Brasil é uma base importante para a concretização do "Laboratório Conjunto China-Brasil de Inteligência Artificial para Mecanização Agrícola Familiar", que é um dos resultados da visita de Estado ao Brasil.

Em 27 de novembro, como uma medida prática para implementar o consenso entre os chefes de Estado para promover a sinergia entre a iniciativa "Cinturão e Rota" e as estratégias de desenvolvimento do Brasil, foi inaugurada a Residência Tecnológica de Mecanização Agrícola Familiar China-Brasil na UnB com a presença do ministro da Educação da China, Sr. Huai Jinpeng.

Ele participou do "Fórum Brasil-China: Marcos para uma nova fase de cooperação para o desenvolvimento compartilhado", organizado pela UnB e pelo Instituto Taihe da China e patrocinado pela Fundação Banco do Brasil (FBB).

O evento também recebeu oficialmente 70 máquinas e equipamentos chineses que serão destinados à Fazenda Água Limpa da UnB e aos assentamentos da reforma agrária do Distrito Federal.

"Esperamos que, sob a orientação dos dois chefes de Estado, a educação da China e do Brasil se torne pioneira, modelo e líder no desenvolvimento dos dois países, e crie um novo capítulo 'através de montanhas e éguas'", disse o ministro usando uma metodologia chinesa utilizada para falar de lugares que se encontram distantes.  


Créditos Xinhua

Comentários

Mais lidas.

LFS Assuntos Rurais - Governo Trump: Mercado do Agro brasileiro tenta decifrar como disputa EUA-China afetará o comércio internacional

LFS Assuntos Rurais - Governo Trump: Mercado do Agro brasileiro tenta decifrar como disputa EUA-China afetará o comércio internacional. Setor espera acirramento da guerra comercial entre americanos e chineses, mas efeitos sobre a agropecuária brasileira ainda são uma incógnita. Créditos Globo Rural, leia mais: https://globorural.globo.com/pecuaria/boi/noticia/2025/01/reposicao-e-dolar-vao-elevar-custo-de-producao-da-carne.ghtml -------------- • Receba a LFS Assuntos Rurais no seu whatsapp: https://chat.whatsapp.com/IQ0hcYeyvlXCxVohaQhf04 -------------

🐑 Confira os 5 Destaques de Notícias sobre criadores de ovinos

LFS Assuntos Rurais 🐑 Confira os 5 Destaques de Notícias sobre criadores de ovinos Receba as principais notícias sobre o Agro através do nosso grupo no Whatsapp:  https://chat.whatsapp.com/K4qXU8O6l2eAf9HmXvnXUI   🐑 Destaques sobre criadores de ovinos 1. Comercialização de ovinos triplica em 2024 Em 2024, o número de ovinos negociados pelo sistema da Associação Brasileira de Criadores de Ovinos (Arco) atingiu 30.850 , ante 11.159 em 2023 — um salto de cerca de 176% a 176% nas transferências, indicando forte interesse na ovinocultura e animais registrados arcoovinos.com.br +10 Portal do Agronegócio +10 Agro Estadão +10 . 2. Registros genealógicos estáveis Apesar da explosão nas vendas, os registros de novos animais caíram ligeiramente (–1,8%), de 43.394 para 42.647 em 2024. A introdução da raça Soinga , recentemente homologada, deve impulsionar os registros em 2025 arcoovinos.com.br +6 Portal do Agronegócio +6 Jornal Grande Bahia (JGB) +6 . 3. Eventos técnicos e fei...

Blog do Capitão Fernando - um espaço para a discussão do Brasil - Nicho Assuntos Rurais - Principais notícias de 19/07/2025

Blog do Capitão Fernando - um espaço para a discussão do Brasil - Nicho Assuntos Rurais - Principais notícias de 19/07/2025 *Principais notícias de 19/07/2025, leia mais: https://capitaofernando.blogspot.com/2025/07/blog-do-capitao-fernando-principais.html *Receba as principais notícias sobre o Brasil e o Mundo através do nosso grupo no Whatsapp: https://chat.whatsapp.com/DSgqXE693vkKpFU9avrFcO ------------------------------ 🚜 Assuntos Rurais A China pode limitar inseticida – Alerta no setor sobre possível restrição chinesa a insumos agrícolas. Recorde no processamento da soja – Brasil caminha para ano recorde na moagem de soja. Impactos do tarifão dos EUA no agro – Agropecuária deve ser afetada por tarifas, segundo Canal Rural. Abertura de mercado na África do Sul – MAPA anuncia 394 oportunidades de exportação desde 2023, incluindo sementes de canola Serviços e Informações do Brasil. Valorização de commodities em Chicago – Fechamento semanal da soja, milho, açúcar com preços firme...

Profissão do agro em alta para 2025 tem salário de até R$ 35 mil. Veja qual ...

LFS Assuntos Rurais -  RH do Agro Profissão do agro em alta para 2025 tem salário de até R$ 35 mil.  Veja qual ... Receba a LFS Assuntos Rurais no seu whatsapp:  https://chat.whatsapp.com/IQ0hcYeyvlXCxVohaQhf04 Profissão do agro em alta para 2025 tem salário de até R$ 35 mil. Veja qual Cargo estará em alta devido à competitividade do mercado e a busca por profissionais atualizados Por  Daniela Walzburiech   — Florianópolis 16/12/2024 06h00    Atualizado  há um dia Facebook Twitter Whatsapp Gerente agrícola deve se destacar entre as profissões no próximo ano — Foto: Wenderson Araujo/CNA Com o setor em expansão e sendo parte fundamental da economia brasileira, o agronegócio exige cada vez mais profissionais qualificados para exercer as funções nos mais diversos segmentos da área. Em 2025 não será diferente. Leia também Quais as profissões com maior demanda no agro brasileiro? O que é emprego verde? Nova tendência do mercado tem milhares de vagas Mig...

LFS ASSUNTOS RURAIS: Qual é a diferença entre bode, carneiro, cabra e ovelha?

LFS ASSUNTOS RURAIS:  Você sabe qual é a diferença entre bode, carneiro, cabra e ovelha? Créditos Canal Tech.   - - - - - - - -  Participe do nosso grupo no whatsapp:  https://chat.whatsapp.com/Hc4HWeCyLUB6oECSrqr7bQ   Qual é a diferença entre bode, carneiro, cabra e ovelha? Por Fidel Forato | Editado por Luciana Zaramela  clique para compartilhar Link copiado! LightFieldStudios/Envato Bode, carneiro, cabra e ovelha são todos animais herbívoros que vivem em pastos ou em regiões montanhosas. Apesar de existirem espécies selvagens, a criação desses mamíferos está muito ligado com a produção de leite, queijos, lã e pele. A alimentação desses animais ruminantes é constituída basicamente por grama e folhagens de pequenos arbustos. Em um primeiro momento, a vegetação é ingerida e, em seguida, regurgitada. Aí, então, eles voltam a mastigá-la e, por fim, engolem a pasta que se formou. Esta é uma das muitas semelhanças que os ligam, além de terem quatro compartiment...

Sugestão de livro: Liderança e gestão de pessoas no agronegócio: como a gestão focada em pessoas pode trazer resultados extraordinários para sua empresa - por Santiago Franco Jaramillo

    Sugestão de livro: Liderança e gestão de pessoas no agronegócio: como a gestão focada em pessoas pode trazer resultados extraordinários para sua empresa - por Santiago Franco Jaramillo. O livro é pioneiro e explica tudo o que proprietários, diretores e gestores do agrobusiness precisam saber para tornarem o ambiente de trabalho de suas empresas em espaços onde todos possam colaborar, ter prazer no que fazem e evoluir pessoal e profissionalmente. Somente as empresas que valorizarem as pessoas e investirem no desenvolvimento de líderes e times permanecerão no mercado! Adquira seu exemplar diretamente no site da Amazon: https://amzn.to/3Tra72S   --------------------- *Aproveito para lhes convidar a participar do nosso grupo no whatsapp LFS Assuntos Rurais - https://chat.whatsapp.com/Hc4HWeCyLUB6oECSrqr7bQ   *Siga nosso Instagram @redelfsdecomunicacao --- http://www.instagram.com/redelfsdecomunicacao   --------------------- Publicidade: Catálogo 100.01.004.001 -...

LFS Assuntos Rurais - Por que os EUA estão comprando mais carne bovina do Brasil?

     LFS Assuntos Rurais - Por que os EUA estão comprando mais carne bovina do Brasil? Compras norte-americanas cresceram mesmo com os valores maiores do produto. Créditos Globo Rural, leia mais: https://globorural.globo.com/podcasts/cbn-agro/noticia/2025/06/por-que-os-eua-estao-comprando-mais-carne-bovina-do-brasil.ghtml ---------------------------- Receba as principais notícias sobre o Agro através do nosso grupo no Whatsapp: https://chat.whatsapp.com/K4qXU8O6l2eAf9HmXvnXUI ----------------------------

Comunicado nº 138/2024 - Textos - Movimentos do Agronegócio no Brasil

Créditos MST. Comunicado nº 138/2024  São Paulo, 17 de Setembro de 2024 Textos - Movimentos do Agronegócio no Brasil Estimadas/os amigos/as do MST,   Compartilhamos três textos com denúncias do movimento e comportamento do agronegócio no país e sua articulação com bancos públicos e Poder Judiciário.   Fazendas com queimadas ilegais na Amazônia receberam R$2,6 bilhões em crédito rural   Juiz absolve pecuarista que desmatou 80 mil hectares no Pantanal para criar gado   Governo está há quase 2 anos sem monitorar agrotóxicos na água   Boa leitura, estudo e debate para todos!   Abraços Secretaria Nacional  

Ministro da Agricultura, Carlos Fávaro, acusa Frente da Agropecuária de atuar contra governo Lula

Fávaro acusa Frente da Agropecuária de atuar contra governo Lula Apesar das críticas ao Congresso e à bancada ruralista, Fávaro demonstrou confiança na rápida votação do orçamento Leia mais »»   Créditos Brasil 247

LFS Assuntos Rurais - Brasil e China discutem parcerias na área de tecnologia agrícola - créditos Sputnik

  Brasil e China discutem parcerias na área de tecnologia agrícola O ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, e o vice-ministro de Agricultura e Assuntos Rurais da China, Ma Youxiang, discutiram parcerias na tarde desta quarta-feira (11), em meio à programação do Grupo de Trabalho de Agricultura do G20 em Chapada dos Guimarães (MT). De acordo com a pasta, o encontro tratou de temas de interesse na cooperação técnica e comercial agrícola entre os dois países. Principal destino das exportações dos produtos da agropecuária brasileira, a China se destaca na inovação tecnológica, afirmou o ministro em nota ao abordar o tema: "A China é um grande exemplo de desenvolvimento econômico. Vejo as oportunidades de ampliar a evolução social das nossas populações através de relações comerciais mais fortalecidas. É muito importante o desenvolvimento tecnológico das nossas agropecuárias de forma sincronizada, nas universidades, investindo em tecnologias e ações técnicas", afirmou F...