Pular para o conteúdo principal

Consumo de soja na China causa desmatamento na América Latina

Consumo de soja na China causa desmatamento na América Latina

A ONG do Reino Unido mostra os vínculos entre os bancos chineses e o desmatamento.

 
AMEAÇAS TRANSNACIONAIS
Agricultores brasileiros colhem soja em Campo Novo, Mato Grosso. A demanda chinesa de soja causa o desmatamento florestal e o colapso climático e ecológico do planeta. (Foto: Yasuyoshi Chiba, AFP)
A China encabeça a lista dos principais consumidores mundiais de soja. No entanto, depende muito das demais nações, especialmente da América Latina. Em 2017, o país asiático consumiu 63 por cento da produção mundial de soja. Um relatório de maio de 2019, O risco negligenciado, da ONG Projeto para a Divulgação do Carbono (CDP, em inglês), baseada em Londres, informa que os empréstimos realizados por bancos chineses às companhias asiáticas da cadeia de fornecimento de soja causam desmatamento através de suas operações financeiras, uma prática que põe em risco a biodiversidade.
Nos últimos anos, o aumento da degradação ambiental, como consequência do desmatamento de florestas para semear os cultivos ilegais, avança em toda a região. Por conseguinte, as forças militares e as instituições do setor de defesa do hemisfério unem os seus esforços para apoiar as autoridades ambientais na proteção e na defesa da biodiversidade em suas áreas de influência. A ONG londrina se junta a essa luta, analisando os dados das mudanças em nosso habitat, para que os governos e os investidores latino-americanos possam tomar decisões mais fundamentadas em informações.
A CDP afirma que apenas oito das 35 instituições financeiras chinesas analisadas entre 2013 e 2017 adotam políticas que levam em conta as questões ambientais no momento de tomar decisões financeiras que possam gerar riscos florestais. A CDP indica que diante da crescente demanda interna da China por soja, é provável que a produção da semente proveniente da América do Sul aumente. O Banco da China, o Banco Industrial e Comercial da China e o Banco Agrícola da China são as três principais instituições que fazem empréstimos à cadeia de fornecedores de soja.
“Isso desencadeará um desmatamento maior e mais rápido, o que por outro lado traz maiores riscos regulatórios e operacionais para o setor da oleaginosa e suas relativas instituições financeiras na China”, adverte a CDP. Oitenta por cento da produção de soja importada pelo país asiático são utilizados para a fabricação de óleos e forragens destinados à alimentação de animais de criação industrial, diz o jornal argentino La Voz.
Argentina, Bolívia, Brasil e Paraguai figuram como os principais produtores de soja da América Latina. Juntos, representam mais da metade da produção mundial da leguminosa, segundo a Universidade de Navarra, Espanha, em seu artigo Soja, a outra matéria-prima estratégica da América do Sul. O estudo ressalta que a produção global da oleaginosa ultrapassará 500 milhões de toneladas em 2050 e grande parte dessa demanda será atendida pela América do Sul.
Em 1995, a China produzia 14 milhões de toneladas de soja e consumia a mesma quantidade. Em 2019, produzirá 15 milhões de toneladas, mas consumirá 96 milhões de toneladas da oleaginosa. (Dados: BBC Mundo. Gráfico: Raúl Sánchez-Azuara)
“O cultivo da soja tem um papel decisivo no desmatamento e na perda dos habitats sensíveis em áreas críticas, incluindo o Amazonas, o Cerrado do Brasil e o Gran Chaco da Argentina e do Paraguai”, relata o Anuário 2018 da plataforma Trase, uma ferramenta desenvolvida pelo Instituto do Meio-Ambiente de Estocolmo, para monitorar a cadeia de produtos básicos no âmbito mundial. A Trase destaca que “o desmatamento poderá causar danos irreversíveis à biodiversidade e degradar a segurança da água”.
A organização ambientalista Greenpeace informou que em 2018 o desmatamento na Argentina chegou a 113.000 hectares, dos quais 41.000 hectares estão em zonas restritas. “O desmatamento está vinculado não apenas à soja, mas também à demanda pela leguminosa”, garante a instituição.
A importação chinesa do grão brasileiro está vinculada ao desmatamento de 223.000 hectares entre 2013 e 2017, segundo a página The Brazilian Report na internet. A redução florestal aumentará à medida que a China recorrer ao Brasil para fazer frente à sua demanda. Para equilibrar o déficit, o Brasil terá que desmatar de 25 a 57 vezes mais a área total programada para atender à demanda asiática de 2013 a 2017, explica a CDP.
“As indústrias de soja e a pecuária destroem o Cerrado; elas destroem o meio-ambiente, agravam a crise climática e deslocam e violentam as populações indígenas que há centenas de anos ocupam o território”, relatou à imprensa Rómulo Batista, membro da Greenpeace Brasil. “O Cerrado brasileiro é o lençol mais rico em vida silvestre do mundo.”
“Essas companhias destroem o futuro de nossos filhos ao conduzir-nos ao colapso climático e ecológico”, disse à imprensa Anna Jones, líder do Projeto Global para Bosques, da organização Greenpeace Reino Unido.
O relatório da CDP conclui que os bancos chineses devem identificar e calcular o volume do financiamento ligado ao desmatamento ocasionado pela soja. Além disso, a ONG exorta as instituições financeiras a implementarem quatro fases: compreender a exposição aos riscos de desmatamento; analisar o risco de desmatamento; desenvolver políticas de gestão de riscos florestais; e colaborar com as empresas para verificar o cumprimento das políticas florestais. 




Comentários

Mais lidas.

LFS Assuntos Rurais - CEO do Carrefour na França diz que empresa vai parar de comercializar carne do Mercosul

LFS Assuntos Rurais -  CEO do Carrefour na França diz que empresa vai parar de comercializar carne do Mercosul. Presidente da gigante francesa, Alexandre Bompard, fez declaração em uma carta direcionada a sindicato agrícola, em suas redes sociais.  O Grupo Carrefour Brasil informou ao g1 que "nada muda" nas operações brasileiras.  Créditos Paula Salati, Vivian Souza, G1, leia mais: https://g1.globo.com/economia/agronegocios/noticia/2024/11/20/ceo-do-carrefour-diz-que-empresa-vai-parar-comprar-carne-do-mercosul.ghtml    -------------------------- Receba notícias através do nosso canal LFS Assuntos Rurais no whatsapp:  https://chat.whatsapp.com/IQ0hcYeyvlXCxVohaQhf04    --------------------------

Somos especialistas em cerca elétrica

   Somos especialistas em cerca elétrica. Somos especialistas em Cerca Elétrica Bovinocultura ou Ovinocultura. -Elaboramos o seu projeto personalizado para a sua propriedade; -Nós te oferecemos toda a Assistência online, para a instalação Peça o seu orçamento sem compromisso! wa.me/+5551986388430

LFS Assuntos Rurais - Empresário brasileiro cria oportunidades em meio ao interesse crescente da China por café - créditos Xinhua

Empresário brasileiro cria oportunidades em meio ao interesse crescente da China por café   Xangai, 11 nov (Xinhua) -- À medida que a entusiasmo da China pelo café continua a crescer, um empresário brasileiro está aproveitando o momento para apresentar os ricos sabores e a herança cultural da bebida de sua terra natal em um país tradição bebedor de chá .   Como o maior produtor de café do mundo, o Brasil ainda não viu nenhuma de suas cadeias de café se enraizar na China. Para Eduardo Almeida, CEO e Consultor Chefe do Centro de Desenvolvimento de Negócios do Brasil, esse mercado inexplorado é exatamente onde está o potencial.   "O mercado de café da China está crescendo rapidamente e somos os pioneiros que se concentram na qualidade. Esta é uma tarefa, mas estamos confiantes", disse Almeida durante uma entrevista à Xinhua na Exposição Internacional de Importação da China (CIIE, em inglês). ).   A associação de Almeida exporta grãos verdes, representando mais de 5 mil fazendas

Rastreando a China: estudante brasileira conhece o “Made in China” de perto

Rastreando a China: estudante brasileira conhece o “Made in China” de perto 2024-11-18 09:25:33丨portuguese.xinhuanet.com Maria é do Rio de Janeiro, Brasil. Ela visitou a sede do Grupo XCMG na Província de Jiangsu, no leste da China, e conheceu as tecnologias de ponta exibidas lá. Produzido pela Xinhuanet Apresentado pelo Serviço Global da Xinhua   Créditos Agência Xinhua

LFS Assuntos Rurais - Como fazer a gestão da propriedade rural? - créditos Armac

LFS Assuntos Rurais -  Como fazer a gestão da propriedade rural?   Créditos Armac.   ---------------------       Aproveito para lhes convidar a participar do nosso grupo no whatsapp LFS Assuntos Rurais - https://chat.whatsapp.com/Hc4HWeCyLUB6oECSrqr7bQ   *Siga nosso Instagram  @redelfsdecomunicacao  ---    http://www.instagram.com/redelfsdecomunicacao    --------------------- Publicidade: 100.01.004.001 - LFS Assuntos Rurais --- LFS Consultoria Catálogo Específico: https://docs.google.com/document/d/1iug42_MyEO9wO07UgtB2oIeej2_V1J9NYpIz_d5UZXY        ----------------- Como fazer a gestão da propriedade rural? No contexto do agronegócio, a eficácia da gestão da propriedade rural é a essência que impulsiona o sucesso contínuo. Reconhecendo a propriedade rural como uma empresa, essa abordagem vai além das operações tradicionais. Neste artigo, exploramos objetivamente os benefícios diretos e indiretos da gestão estratégica, abordando como ela otimiza recursos, embasa decisões e favorece a

LFS Assuntos Rurais - Exportações do agronegócio brasileiro para a China aumentam 8,9% nos últimos 12 meses -

LFS Assuntos Rurais - Exportações do agronegócio brasileiro para a China aumentam 8,9% nos últimos 12 meses. Entre julho de 2023 e julho de 2024, o Brasil exportou mais de US$ 57 bilhões para o país asiático Créditos Brasil 247, leia mais: https://capitaofernandoagriculturaepecuaria.blogspot.com/2024/08/lfs-assuntos-rurais-exportacoes-do.html Acúmulo sobre Agroexportação: https://capitaofernandoagriculturaepecuaria.blogspot.com/search/label/Agroexporta%C3%A7%C3%A3o ---------------------------------------- Grupo LFS Assuntos Rurais: https://chat.whatsapp.com/IQ0hcYeyvlXCxVohaQhf04 ----------------------------------------   ---------------------------------------- Exportações do agro brasileiro para a China aumentam 8,9% nos últimos 12 meses Entre julho de 2023 e julho de 2024, o Brasil exportou mais de US$ 57 bilhões para o país asiático Agência Gov – Em 15 de agosto de 1974, Brasil e China davam início às relações diplomáticas que anos depois faria do país asiático o principal p

LFS ASSUNTOS RURAIS Criadores de Ovelhas - Venho te convidar a se juntar ao nosso grupo Criadores de Ovelhas

    LFS ASSUNTOS RURAIS Criadores de Ovelhas - Venho te convidar a se juntar ao nosso grupo Criadores de Ovelhas. Nós já Estamos a caminho dos 70.000 integrantes. Seja bem vindo (a): https://www.facebook.com/groups/2632981130294811   LFS ASSUNTOS RURAIS - Acúmulo de Postagens - https://docs.google.com/document/d/1rdd9awGqkLoVwiYjiegLvBVNmv2gwgJU9I7wwfvjhRk     ---------------------------------------------------------------------- REDE LFS DE COMUNICAÇÃO  ---  LFS ASSUNTOS RURAIS -   https://redelfsdecomunicacao.wordpress.com/home/lfs-rural-agricultura-pecuaria/   Convido-lhes a conhecer o nosso grupo Criadores de Ovelhas - Rede LFS de Comunicação: https://www.facebook.com/groups/2632981130294811    Somos o grupo Top 02 do Brasil e contamos com mais de 64.000 membros!!!       ---------------------------------------------------------------------- *Participe do nosso grupo no Whatsapp - LFS Assuntos Rurais: https://chat.whatsapp.com/Hc4HWeCyLUB6oECSrqr7bQ    *Siga nosso Instagram: @redelf

Manual Compacto de Anatomia Animal.

    Manual Compacto de Anatomia Animal.  “A forma como o “Manual Compacto de Anatomia Animal” foi escrito, reflete, portanto, o investimento acadêmico e as virtudes do prof. Jomel Francisco dos Santos, tornando uma leitura leve, didática e cuidadosa, com rigor científico que certamente recomendo a todos os estudantes de cursos que tenha a Anatomia Animal no currículo.” - Professora Doutora Daniela Oliveira (UFAPE) Revisora Técnica do livro.  O livro contém 157 páginas, com 11 capítulos e foi escrito de forma clara, objetiva, prática e resumida para facilitação dos estudos e compreensão da anatomia animal. É um manual e será impresso no formato livro de bolso.  Preço R$ 129,99, podendo ser parcelado em 12 x 12,97 no cartão de crédito (Preço sujeito à variação sem aviso prévio).  Saiba mais: https://go.hotmart.com/X94609278G?dp=1

Produção de Milho Cresce no Brasil: Oportunidades e Desafios para Produtores e Exportadores

Mercado do milho Produção de Milho Cresce no Brasil: Oportunidades e Desafios para Produtores e Exportadores A produção global de milho para a safra 2024/25 está projetada em 1.219,8 milhões de toneladas, uma leve redução em comparação à safra anterior. Enquanto a produção nos EUA deve cair, a do Brasil está prevista para aumentar em 4,1%, alcançando 127 milhões de toneladas. Créditos Safras

LFS Assuntos Rurais apresenta para você - Como Iniciar uma Criação de Ovinos: Dicas Essenciais

    LFS Assuntos Rurais apresenta para você - Como Iniciar uma Criação de Ovinos: Dicas Essenciais. *Receba nossas novidades pelo whatsapp: https://chat.whatsapp.com/IQ0hcYeyvlXCxVohaQhf04 *Siga @redelfsdecomunicacao no Instagram http://instagram.com/redelfsdecomunicacao *Vídeo: https://youtu.be/4Wp9Uayq8jw Resumo: Este guia apresenta dicas essenciais para quem deseja iniciar a criação de ovinos. Aborda a escolha da raça, a preparação do espaço, a alimentação adequada, cuidados com a saúde e manejo, além de orientações sobre o mercado e planejamento. Com essas informações, você estará preparado para ter sucesso nesse negócio agropecuário. #ovinos #agropecuaria #criaçao #dicasrurais #sustentabilidade #agro #agronegocio #agronegócio