Pular para o conteúdo principal

Mundo enfrenta maior crise de custo de vida em uma geração, diz relatório da ONU

Mundo enfrenta maior crise de custo de vida em uma geração, diz relatório da ONU

2022-06-10 14:09:31丨portuguese.xinhuanet.com

Cliente compra legumes em uma barraca em Istambul, Turquia, no dia 26 de maio de 2022. A inflação anual da Turquia saltou para 69,97 por cento em abril, atingindo uma alta de duas décadas. (Xinhua/Shadati)

Nações Unidas, 8 jun (Xinhua) -- O mundo está enfrentando uma crise de custo de vida nunca vista em pelo menos uma geração, em parte devido ao conflito na Ucrânia, segundo um relatório da ONU na quarta-feira.

"A maior crise de custo de vida do século 21 ocorreu quando as pessoas e os países têm uma capacidade limitada de lidar com isso", afirmou o segundo relatório do Grupo Global de Resposta a Crises sobre Alimentos, Energia e Finanças sobre o conflito na Ucrânia.

O conflito na Ucrânia colocou as pessoas em uma posição difícil. O pilar são os graves choques de preços nos mercados de alimentos, energia e fertilizantes, dada a centralidade da Rússia e da Ucrânia nesses mercados. O difícil é o contexto extremamente frágil em que essa crise aconteceu, um mundo enfrentando as crises em cascata de COVID-19 e das mudanças climáticas, afirmou.

"Um choque dessa magnitude teria sido um desafio significativo, não importa o momento. Agora, é de proporções históricas que definem um século", segundo o relatório.

O índice de preços de alimentos da Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação está em níveis quase recorde e 20,8 por cento mais alto do que no mesmo período do ano passado. A volatilidade do mercado de energia aumentou com o reconhecimento de que um conflito prolongado levará a preços de energia mais altos no médio e longo prazo. O petróleo bruto atingiu agora mais de 120 dólares americanos por barril e os preços da energia em geral devem subir 50 por cento em 2022 em relação a 2021. Os preços dos fertilizantes são mais que o dobro da média de 2000-2020. Os custos do transporte marítimo são mais do que o triplo da média pré-pandemia devido aos efeitos persistentes de COVID-19 e à destruição da infraestrutura de transporte da Ucrânia, bem como maior volume de atrasos relacionados ao tráfego e congestionamento e outros fatores, como aumento custos de combustível, afirmou o relatório.

O aumento das taxas de juros e a crescente incerteza dos investidores corroeram o valor das moedas dos países em desenvolvimento, bem como sua capacidade de tomar empréstimos em mercados estrangeiros, afirmou.

"A maior preocupação são os ciclos viciosos que começam a surgir ao longo dos canais de transmissão da crise", afirmou o relatório.

Foto tirada no dia 9 de março de 2022 mostra bomba de gasolina em um posto de gasolina em Riga, Letônia. (Foto por Edijs Palens/Xinhua)

Os preços mais altos da energia, especialmente diesel e gás natural, aumentam os custos de fertilizantes e transporte. Ambos os fatores aumentam os custos de produção de alimentos. Isso leva a rendimentos agrícolas reduzidos e a preços ainda mais altos dos alimentos na próxima temporada. Estes, por sua vez, somam-se às métricas de inflação, contribuindo para o que já vinha aumentando as pressões sobre as taxas de juros e piorando as condições financeiras. Condições financeiras mais apertadas tiram o poder de compra das moedas dos países em desenvolvimento, aumentando ainda mais os custos de importação de alimentos e energia, reduzindo o espaço fiscal e aumentando os custos do serviço da dívida, afirmou.

Os ciclos viciosos criados por uma crise de custo de vida também podem desencadear instabilidade social e política, alertou o relatório.

Para quebrar os ciclos viciosos que alimentam e aceleram essa crise de custo de vida, são necessárias duas abordagens amplas: mitigar os impactos do choque e aumentar a capacidade de pessoas e países de lidar com a situação, afirmou.

Para mitigar os impactos da crise, os mercados devem se tornar mais estáveis ​​e os preços da dívida e das commodities devem ser estabilizados. Isso é fundamental para restaurar imediatamente a disponibilidade de alimentos para todas as pessoas e todos os países com suprimentos equitativos e adequados a preços acessíveis.

Uma solução eficaz para a crise alimentar não pode ser encontrada sem fazer uma nova integração da produção de alimentos na Ucrânia, bem como alimentos e fertilizantes produzidos na Rússia, nos mercados globais. Outras iniciativas incluem continuar liberando estoques estratégicos de alimentos e energia nos mercados, controlar o entesouramento e outros comportamentos especulativos, evitar restrições comerciais desnecessárias e comprometer-se com o aumento da eficiência no uso de energia e fertilizantes nos países desenvolvidos, diz o relatório.

Para aumentar a capacidade de enfrentamento das pessoas e dos países, os sistemas de proteção social e as redes de segurança devem ser ampliados e o espaço fiscal deve ser aumentado, afirmou.

Funcionários afegãos trabalham em uma fábrica de processamento de arroz na província de Kunduz, Afeganistão, no dia 11 de maio de 2022. (Foto por Khibar Momand/Xinhua)

As medidas de proteção social e o espaço fiscal estão, de fato, ligados. Os países precisam de apoio das instituições financeiras para aumentar seu espaço fiscal para, por sua vez, aumentar os gastos com proteção social, incluindo transferências de dinheiro para os mais vulneráveis. A comunidade internacional precisa ajudar os países a proteger seus menos favorecidos e vulneráveis, afirmou.

Não há resposta para a crise do custo de vida sem uma resposta à crise das finanças nos países em desenvolvimento, disse o relatório.

Os mecanismos de financiamento internacional atuais para apoiar respostas fiscais nacionais fortes precisam ser totalmente financiados e operacionalizados rapidamente. Os bancos multilaterais de desenvolvimento devem ser capitalizados e aplicar índices de empréstimos mais flexíveis.

A arquitetura da dívida global não está preparada para enfrentar a crise atual, que chega em um momento de níveis recordes de dívida e taxas de juros em alta. As atuais condições monetárias mais apertadas aumentam o risco de uma crise sistêmica da dívida, segundo o relatório.

A Iniciativa de Suspensão do Serviço da Dívida do Grupo dos 20 deve ser renovada e os vencimentos devem ser adiados em dois a cinco anos. O Quadro Comum para o Tratamento da Dívida precisa de ser melhorado. Uma abordagem sistemática para a reestruturação e alívio da dívida multilateral, que inclui países vulneráveis ​​de renda média, também deve ser buscada para garantir soluções de longo prazo para os desafios atuais, afirmou.

O secretário-geral da ONU, António Guterres, pediu ação imediata. "A mensagem do relatório de hoje é clara e insistente, devemos agir agora para salvar vidas e meios de subsistência nos próximos meses e anos. Serão necessárias ações globais para corrigir essa crise mundial. Precisamos começar agora".

A secretária-geral da Conferência das Nações Unidas sobre Comércio e Desenvolvimento, Rebeca Grynspan, membro do Comitê Gestor do Grupo Global de Resposta a Crises, que lançou o relatório junto com Guterres, também enfatizou a urgência do assunto.

"Estamos em uma corrida contra o tempo. É por isso que pedimos ação. Lidar com as consequências da falta de ação, garanto que será muito mais caro para todos do que agir agora", disse ela.

Comentários

Mais lidas.

LFS Assuntos Rurais - Preços de arroz e carnes podem subir com enchentes no Rio Grande do Sul - créditos Brasil 247

  LFS Assuntos Rurais -  Preços de arroz e carnes podem subir com enchentes no Rio Grande do Sul. Créditos Brasil 247 Participe do Grupo LFS Assuntos Rurais no WhatsApp: https://chat.whatsapp.com/Hc4HWeCyLUB6oECSrqr7bQ    ---------------------  Siga nosso Instagram  @redelfsdecomunicacao  ---    http://www.instagram.com/redelfsdecomunicacao  ---------------------  Publicidade:  Catálogo 100.01.004.001 - LFS Assuntos Rurais: https://docs.google.com/document/d/1iug42_MyEO9wO07UgtB2oIeej2_V1J9NYpIz_d5UZXY    --------------------- Preços de arroz e carnes podem subir com enchentes no Rio Grande do Sul As chuvas afetam o desenvolvimento das culturas e o escoamento dos produtos Leia mais »

Agrishow 2024: Presença chinesa no maior evento agropecuário da América Latina

Agrishow 2024: Presença chinesa no maior evento agropecuário da América Latina A 29ª edição da Agrishow, uma das mais importantes feiras agropecuárias do mundo, contou com cerca de 800 expositores em uma área de 530 mil metros quadrados. Cerca de 195 mil visitantes de mais de 50 países, puderam conhecer as inovações desenvolvidas por marcas líderes brasileiras e internacionais. A gente está aqui na feira Agrishow, a maior feira do Brasil, com os novos lançamentos da DJI. A gente está com o T50 e também o T25. São dois drones que trazem muita tecnologia para auxiliar o trabalho dos agricultores, tanto na pulverização quanto na dispersão de sólidos. Problemas que a gente tinha muito sérios, como compactação, amassamento de cultura, necessidade de esperar sair o encharcamento das áreas para poder entrar, para pulverizar, a gente consegue resolver 100% com a utilização de drones e ano após ano essa tecnologia vem desenvolvendo, entregando mais valor ao agricultor. Os agricultores estão ut

Brasil se declara livre da febre aftosa sem vacinação

Créditos Xinhua. Brasil se declara livre da febre aftosa sem vacinação 2024-05-04 15:20:00丨portuguese.xinhuanet.com Rio de Janeiro, 2 mai (Xinhua) -- O Brasil, um dos principais produtores e exportadores de carne do mundo, anunciou nesta quinta-feira que está livre da febre aftosa e que já não é necessário vacinar os rebanhos contra a doença. Em pronunciamento à imprensa no Palácio do Planalto, o vice-presidente da República Geraldo Alckmin comentou o anúncio, publicado mais cedo no Diário Oficial da União. "Hoje é um dia histórico, porque sempre o Brasil sonhou ser um país livre de febre aftosa sem vacinação, que é um estágio extremamente elevado em sanidade animal e de boa defesa agropecuária". Como consequência, foi suspensa a imunização dos rebanhos em todos os estados brasileiros. A última ocorrência da doença em território nacional foi em 2006. Recentemente, o Ministério da Agricultura e Pecuária antecipou a última campanha de imunização nos estados de Alagoas, Ceará, P

LFS ASSUNTOS RURAIS - POLÍTICA: Projeto da bancada ruralista contrapõe UE e pode criar barreiras por reciprocidade ambiental - créditos CNN

LFS ASSUNTOS RURAIS - POLÍTICA:  Projeto da bancada ruralista contrapõe UE e pode criar barreiras por reciprocidade ambiental. Créditos CNN *Participe do nosso grupo no Whatsapp - LFS Assuntos Rurais: https://chat.whatsapp.com/Hc4HWeCyLUB6oECSrqr7bQ   LFS ASSUNTOS RURAIS - Acúmulo de Postagens - https://docs.google.com/document/d/1rdd9awGqkLoVwiYjiegLvBVNmv2gwgJU9I7wwfvjhRk     ---------------------------------------------------------------------- Projeto da bancada ruralista contrapõe UE e pode criar barreiras por reciprocidade ambiental Legislação europeia obriga que os exportadores comprovem que produtos não tiveram origem em áreas desmatadas a partir de 2021; projeto no Senado brasileiro tem apoio de boa parte da Frente Parlamentar da Agropecuária Desmatamento na fronteira entre a Amazônia e o Cerrado em Nova Xavantina, em Mato Grosso 28/07/2021REUTERS/Amanda Perobelli Daniel Rittner da CNN Em Brasília 26/04/2023 às 10:54 | Atualizado 26/04/2023 às 10:57 Compartilhe: Ouvir notícia

LFS Assuntos Rurais - Preço do arroz ao produtor já chegou a 4% com chuvas no RS e deve atingir consumidor, dizem especialistas - créditos CNN

LFS Assuntos Rurais -  Preço do arroz ao produtor já chegou a 4% com chuvas no RS e deve atingir consumidor, dizem especialistas -  Créditos CNN Participe do nosso grupo no Whatsapp LFS Assuntos Rurais:  https://chat.whatsapp.com/Hc4HWeCyLUB6oECSrqr7bQ    -----------------------------------------------  Preço do arroz ao produtor já chegou a 4% com chuvas no RS e deve atingir consumidor, dizem especialistas Especialistas consultados pela CNN veem inflação mais alta no ano Instituto do RS estima que 84% da produção já foi colhida Monsterkoi/Pixabay João Nakamura da CNN São Paulo 14/05/2024 às 16:24 Compartilhe: ouvir notícia 0:00 1.0x Item consumido em grande escala pelo brasileiro, o arroz vendido aos produtores já registrou uma alta de 4% desde o início das fortes chuvas no Rio Grande do Sul. Do fim de abril até esta terça-feira (14), o preço da saca de 50 kg subiu de R$ 105,98 para R$ 110,23, segundo o Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea-Esalq/USP). Os dados são c

LFS Assuntos Rurais - À CNN, Alckmin nega hostilidade do agro ao governo: “Muito pelo contrário”

LFS Assuntos Rurais -  À CNN, Alckmin nega hostilidade do agro ao governo: “Muito pelo contrário” . Créditos CNN.  ---------------------  *Aproveito para lhes convidar a participar do nosso grupo no whatsapp LFS Assuntos Rurais - https://chat.whatsapp.com/Hc4HWeCyLUB6oECSrqr7bQ    ---------------------  *Siga nosso Instagram @redelfsdecomunicacao --- http://www.instagram.com/redelfsdecomunicacao    ---------------------  Publicidade:  Catálogo 100.01.004.001 - LFS Assuntos Rurais: https://docs.google.com/document/d/1iug42_MyEO9wO07UgtB2oIeej2_V1J9NYpIz_d5UZXY    ---------------------    À CNN, Alckmin nega hostilidade do agro ao governo: “Muito pelo contrário” Vice-presidente elogia acolhida na Agrishow: "Fomos muito bem recebidos" À CNN, Alckmin nega hostilidade do agro ao governo: “Muito pelo contrário” 29/04/2024 às 11:03 Compartilhe: ouvir notícia 0:00 1.0x O vice-presidente Geraldo Alckmin (PSB) conversou nesta segunda-feira (29) com a  CNN  e fez um balanço sobre a part

Consumo de soja na China causa desmatamento na América Latina

Consumo de soja na China causa desmatamento na América Latina A ONG do Reino Unido mostra os vínculos entre os bancos chineses e o desmatamento.   AMEAÇAS TRANSNACIONAIS Agricultores brasileiros colhem soja em Campo Novo, Mato Grosso. A demanda chinesa de soja causa o desmatamento florestal e o colapso climático e ecológico do planeta. (Foto: Yasuyoshi Chiba, AFP) A China encabeça a lista dos principais consumidores mundiais de soja. No entanto, depende muito das demais nações, especialmente da América Latina. Em 2017, o país asiático consumiu 63 por cento da produção mundial de soja. Um relatório de maio de 2019,  O risco negligenciado , da ONG Projeto para a Divulgação do Carbono (CDP, em inglês), baseada em Londres, informa que os empréstimos realizados por bancos chineses às companhias asiáticas da cadeia de fornecimento de soja causam desmatamento através de suas operações financeiras, uma prática que põe em risco a biodiversidade. Nos últimos anos, o aumento d

LFS Assuntos Rurais - A Reforma Agrária e os Projetos em Disputa - por Bruno Malheiro

  LFS Assuntos Rurais -  A Reforma Agrária e os Projetos em Disputa - por Bruno Malheiro. Leia mais:  https://capitaofernando.blogspot.com/2024/03/comunicado-n-332024-mst-reforma-agraria.html   ---------------------       Aproveito para lhes convidar a participar do nosso grupo no whatsapp LFS Assuntos Rurais -  https://chat.whatsapp.com/Hc4HWeCyLUB6oECSrqr7bQ   *Siga nosso Instagram  @redelfsdecomunicacao  ---    http://www.instagram.com/redelfsdecomunicacao    --------------------- Publicidade: 100.01.004.001 - LFS Assuntos Rurais --- LFS Consultoria Catálogo Específico:  https://docs.google.com/document/d/1iug42_MyEO9wO07UgtB2oIeej2_V1J9NYpIz_d5UZXY        -----------------

Açúcar IC45 para exportação

  EXPORTAÇÃO DE COMMODITIES - AÇÚCAR IC45 Açúcar IC45 para exportação. Do Brasil para o mundo: *Temos açúcar IC45 para exportação; *Contrato diretamente com a Usina; *Vistoria SGS; *Pagamento por LC/SBLC Envie sua LOI para: Whatsapp/WeChat: +55 051 986388430 - http://wa.me/+5551986388430 Email: lfsconsultoriamd@gmail.com Luís Fernando Sousa LFS Consultoria #açúcar #açúcaric45 #ic45 #acucaric45 #export #AçúcarIC45paraexportação #Exportação #LFSConsultoria *Preço sujeito a variação, sem aviso prévio

Máquina de Tosquiar nova. Compre diretamente da Amazon

    Máquina de Tosquiar nova. Compre diretamente da Amazon: https://amzn.to/40TRF59    Tesoura de Ovelha Elétrica - Cortador de lã para Cabras, Lhamas, Corpo ABS, Tesoura (Plugue UE 220V), 1000 W 2600 RPM, 6 Velocidades de Controle. Preço sob consulta. Compre diretamente da Amazon: https://amzn.to/40TRF59