Pular para o conteúdo principal

Beneficiamento das espécies do Cerrado transforma vida de centenas de famílias em MG

Beneficiamento das espécies do Cerrado transforma vida de centenas de famílias em MG


O beneficiamento das espécies do Cerrado tem transformado a vida de centenas de famílias no norte de Minas Gerais. Acompanhar e conferir este e outros resultados do projeto Bem Diverso foi o objetivo de missão realizada este mês, que percorreu municípios que abrigam as atividades da iniciativa.
O Bem Diverso é fruto da parceria entre Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) e o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), com recursos do Fundo Mundial para o Meio Ambiente (GEF). A execução é feita em parceria com organizações do governo e da sociedade civil.
Missão Europeia visita o território do Alto Rio Pardo. Foto: Guilherme Larsen/PNUD Brasil
Missão Europeia visita o território do Alto Rio Pardo. Foto: Guilherme Larsen/PNUD Brasil
Polpas de fruta lotavam os freezers da pequena agroindústria da comunidade Água Boa II, enquanto uma comitiva de pesquisadores estrangeiros, além de técnicos e parceiros do Projeto Bem Diverso usavam tocas higiênicas para acompanhar cada um dos processos – desde a lavagem da fruta até o empacotamento e rotulagem do produto. O beneficiamento das espécies do Cerrado tem transformado a vida de centenas de famílias na região.
Acompanhar e conferir este e outros resultados da atuação do projeto no território foi o objetivo da missão, que aconteceu no início de março e percorreu municípios
que abrigam as atividades do Bem Diverso no território do Alto Rio Pardo, ao norte de Minas Gerais.
O Projeto Diálogos Setoriais viabilizou a troca de experiências entre pesquisadores brasileiros e europeus, promovido pela União Europeia, Ministério da Economia, Ministério das Relações Exteriores e pelo Projeto Bem Diverso (PNUD/GEF/EMBRAPA).
A primeira parada da comitiva foi o Centro de Agricultura Alternativa do Norte de Minas, a Cooperativa Grande Sertão e a Área de Experimentação e Formação em Agroecologia, em Montes Claros. De acordo com coordenador da Área de Experimentação e Formação em Agroecologia, Álvaro Carrara, “os produtos da sociobiodiversidade são processados dentro de um sistema que, além de gerar renda e garantir a segurança alimentar das comunidades rurais, conserva e preserva o Cerrado e a Caatinga, recupera nascentes e áreas degradadas, forma guardiões de sementes nativas e capacita e encoraja os jovens a permanecerem e viverem dos bens da terra”.
Educação no campo
Na Escola Família Agrícola Nova Esperança (EFA), em Taiobeiras, foi a vez de comprovar o fortalecimento das tradições e técnicas rurais passadas a jovens em curso técnico inserido na grade do ensino médio. Eles aprendem tecnologias sustentáveis para empregar nas comunidades em que vivem. Para o diretor da escola, Josimar Almeida, muitos jovens vão perdendo a identidade com o campo, achando que a roça e a produção de alimentos não são importantes. “A EFA Nova Esperança nasceu contra esse movimento, porque a educação no campo é um direito”, explicou o diretor.
Na avaliação do cientista da Luke Natural Resources Institute Finland, Mikko Kurttila, o projeto é bem estruturado e está ajudando as comunidades desenvolverem suas atividades em bases sustentáveis. “Isso é excelente. O que eu aprendi com o Projeto Bem Diverso no Brasil é fazer o uso da biodiversidade priorizando a conservação, enquanto na Finlândia nós não usamos a biodiversidade, a preocupação é apenas preservar”, comentou o cientista.
Vivenciando a cultura local
Em todos os lugares onde passou, a comitiva teve a oportunidade de provar alimentos à base de espécies locais, tanto in natura – como o pequi, a cagaita, o araticum – até os já beneficiados e com valor agregado, como o café especial sombreado Cacunda de Librina, produzido em Sistemas Agro-florestais (SAFs) na comunidade Vereda Funda, em Rio Pardo de Minas, a cerveja artesanal de coquinho azedo da Grande Sertão; e ainda as polpas das inúmeras frutas do Cerrado produzidas pela Cooperativa de Agricultores Agroextrativistas de Água Boa II (COOPAAB).
O grupo acompanhou o trabalho dos coletores e restauradores do Cerrado na Reserva de Desenvolvimento Sustentável (RDS) Nascentes Geraizeiras (Alto Rio Pardo) que contaram, com muito orgulho, como o projeto os incentiva a recuperar o bioma e os meios de vida das comunidades locais. Segundo a jovem restauradora Fabrícia Santarém, o uso sustentável do Cerrado vem mudando a geração de renda da comunidade. “O trabalho contribui para a valorização das raízes locais e a permanência dos jovens no campo” explicou a restauradora.
A comitiva foi recebida por um grupo de seresteiros com a tradicional Folia de Reis e Catira – dança folclórica regional.
De acordo com o Conselheiro da Delegação da União Europeia no Brasil, Rui Ludovino, o Projeto Bem Diverso contribui com a manutenção da biodiversidade de forma inclusiva. “O projeto contribui para o enfrentamento da mudança global do clima e da crise ecológica. É preciso corroborar para o grande pacto verde estipulado globalmente”, complementou.
Consolidando parcerias
Para o professor de agribusiness da Hochschule Rhein-Waal University of Applied Sciences na Alemanha, Dietrich Darr, e para Wageningen University & Research da Holanda, Verina Ingram, agora é o momento de consolidar os produtos com investimento em crédito e em estratégias de marketing para que possam manter a sustentabilidade da cadeia se tornando mais atraentes, e, assim, ter acesso a crédito para alcançarem o mercado (nacional e internacional). “Estamos aqui para discutir com nossos colegas pesquisadores da Embrapa como podemos trabalhar juntos nessas questões”, explicou o professor alemão.
A pesquisadora Verina verificou que a forma com que a comunidade clama por suas terras e emprega o desenvolvimento sustentável é parecido com algumas populações que ela acompanha onde mora, em Camarões, na África. “Agora vejo a necessidade de investidores para os negócios e marketing para ajudar a manter a sustentabilidade da cadeia, desde a produção até chegar nos consumidores”, acrescentou a pesquisadora.
Para o assessor técnico do PNUD, Fernando Moretti, a estratégia do Seminário Internacional em Brasília e da Missão de Campo foi mostrar que o conhecimento acumulado tanto pelo Bem Diverso quanto pelas experiências compartilhadas pelos pesquisadores e professores europeus serviu para identificar possibilidades de colaboração e cooperação técnica entre os vários atores envolvidos. “A parceria entre os Projetos Diálogos Setoriais e Bem Diverso se mostrou bastante rica na promoção do intercâmbio de conhecimentos entre as diversas experiências nas áreas de extrativismo e conservação pelo uso sustentável, e agora trabalharemos para que esta parceria siga profícua, seja através de novos editais, pesquisas ou mesmo projetos”, afirmou o assessor técnico do PNUD.
O coordenador do Projeto Bem Diverso e pesquisador da Embrapa, Anderson Sevilha, explicou que os próximos passos estarão relacionados à formalização das parcerias institucionais com a Embrapa, o Bem Diverso, instituições e universidades envolvidas no Diálogos Setoriais. O que significa, na prática, escrever projetos para buscar recursos e dar continuidade ao trabalho em campo executado no território.
“A troca de experiências começou entre os pesquisadores, mas a ideia é que se amplie com o intercâmbio de estudantes, agricultores, extensionistas brasileiros e europeus, para que conheçam as diferentes realidades”, afirmou o coordenador. Um ponto foi marcante em todas as falas: o complemento que o projeto traz em relação à pesquisa, já que o Bem Diverso é um projeto de desenvolvimento. A nossa capacidade de trazer a pesquisa voltada para o desenvolvimento local dessas comunidades chamou a atenção dos estrangeiros”, finalizou o coordenador do Projeto Bem Diverso.

Comentários

Mais lidas.

LFS Assuntos Rurais - Governo Trump: Mercado do Agro brasileiro tenta decifrar como disputa EUA-China afetará o comércio internacional

LFS Assuntos Rurais - Governo Trump: Mercado do Agro brasileiro tenta decifrar como disputa EUA-China afetará o comércio internacional. Setor espera acirramento da guerra comercial entre americanos e chineses, mas efeitos sobre a agropecuária brasileira ainda são uma incógnita. Créditos Globo Rural, leia mais: https://globorural.globo.com/pecuaria/boi/noticia/2025/01/reposicao-e-dolar-vao-elevar-custo-de-producao-da-carne.ghtml -------------- • Receba a LFS Assuntos Rurais no seu whatsapp: https://chat.whatsapp.com/IQ0hcYeyvlXCxVohaQhf04 -------------

Pecuaristas testam até 'sutiã' para aumentar a produção de leite no país

  De onde vem o que eu como: pecuaristas focam em gestão e testam até 'sutiã' para aumentar a produção de leite no país Brasil captou 34 bilhões de litros do alimento no ano passado, mas não está nem perto de Nova Zelândia e Israel em média diária. Queda no consumo de lácteos também é desafio. Por Rikardy Tooge, G1 02/12/2020 07h00    Atualizado  há 4 semanas Criação de gado leiteiro no Distrito Federal — Foto: CNA/Divulgação O leite é uma das riquezas do campo do Brasil, está presente em mais de 1 milhão de propriedades rurais e em cerca de 99% das cidades do país. Com  faturamento de mais de R$ 40 bilhões em 2019 , medido pelo índice de Valor Bruto da Produção (VBP) do  Ministério da Agricultura , o setor produziu mais de  34 bilhões de litros de leite em 2019 . Trigo, café, caju... G1 mostra a origem dos alimentos A pecuária leiteira é uma atividade pulverizada, espalhada de pequenos a grandes criadores, e, por ter essa dimensão, um dos principais d...

AGRICULTURA & PECUÁRIA - Conheça os principais tipos de solo para plantio

  Conheça os principais tipos de solo para plantio No Brasil existem diferentes tipos de solo. Isso se deve à influência de formações muito antigas e que eram diferentes. A formação tem a ver com a decomposição de rochas durante milhares de anos, transformando-se em fragmentos muito pequenos até compor o solo que conhecemos hoje. Essas formações deram origem a quatro tipos de solo: terra roxa, aluviais, salmourão e massapé. Entretanto, não são todos indicados para  plantios , principalmente devido a quantidade de nutrientes que cada um tem. Por isso, é tão importante saber os tipos de solo para plantio agrícola. Ficou interessado e quer entender mais sobre o assunto? Então continue a leitura deste post! Quais os cuidados para preparar o solo para o plantio? Como dissemos mais acima, existem alguns tipos de solo. É possível iniciar grandes plantios, mas, para isso, é necessário tomar alguns cuidados. Sempre tenha em mente que cada solo precisa de uma atenção diferente, até porq...

Olá pessoal. Venho agradecer a cada um de vocês!!! Nosso Grupo Criadores de Ovelhas no Facebook alcançou a expressivo número de 66 mil membros

Olá pessoal. Venho agradecer a cada um de vocês!!! Nosso Grupo Criadores de Ovelhas no Facebook alcançou a expressivo número de 66 mil membros - https://www.facebook.com/groups/2632981130294811 Agradecemos a cada um de vocês por poderem participar e contribuir com um dos principais grupos desse nicho de mercado no Brasil. *Confira nosso Acúmulo sobre a Ovinocultura: https://capitaofernandoagriculturaepecuaria.blogspot.com/search/label/Ovinocultura --------------------- Aproveito para lhes convidar a participar do nosso grupo no whatsapp LFS Assuntos Rurais - https://chat.whatsapp.com/Hc4HWeCyLUB6oECSrqr7bQ *Siga nosso Instagram @redelfsdecomunicacao --- http://www.instagram.com/redelfsdecomunicacao --------------------- Publicidade 100.01.004.001 - LFS Assuntos Rurais --- LFS Consultoria Catálogo Específico: https://docs.google.com/document/d/1iug42_MyEO9wO07UgtB2oIeej2_V1J9NYpIz_d5UZXY  -----------------

LFS ASSUNTOS RURAIS - Brasil inaugura maior feira agropecuária da América Latina - créditos Xinhua

LFS ASSUNTOS RURAIS - Brasil inaugura maior feira agropecuária da América Latina  - - - - - - - - - - *Participe do nosso grupo no Whatsapp - LFS Assuntos Rurais: https://chat.whatsapp.com/Hc4HWeCyLUB6oECSrqr7bQ *Siga nosso Instagram: @redelfsdecomunicacao --- http://www.instagram.com/redelfsdecomunicacao Rio de Janeiro, 2 mai (Xinhua) -- A feira agropecuária Agrishow 2023, a maior da América Latina, foi inaugurada nesta segunda-feira na cidade brasileira de Ribeirão Preto, interior do estado de São Paulo, com a expectativa de gerar 11,2 milhões de reais (US$ 2,24 milhões) em negócios, confirmaram os organizadores. Com o lema "Conectando pessoas e tecnologias", a feira será realizada até 5 de maio com a participação de mais de 800 marcas brasileiras e estrangeiras. "O cenário econômico para o campo brasileiro continua sendo positivo", disse em entrevista à imprensa uma das porta-vozes do evento, Lariza Pio, acrescentando que este ano se espera qu...

LFS Assuntos Rurais - regras do Grupo Criadores de Ovelhas - Rede LFS de Comunicação - 62.000 membros

LFS Assuntos Rurais - regras do Grupo Criadores de Ovelhas - Rede LFS de Comunicação - 62.000 membros Resumidamente: nosso grupo é muito top!  Somos o 2°maior grupo do Brasil, contando hoje (07/01/2023) com mais de 62.000 membros. Nós não temos absolutamente nenhuma violação das regras do Facebook.  Não é fácil manter um grupo tão grande, moderar cada postagem, por isso necessitamos de regras e pedimos a sua colaboração! Regras: 1. Só serão aceitas postagens relacionadas à Criação de Ovelhas; 2. Qualquer postagem não relacionada, a postagem e o autor serão automaticamente banidos; 3. As postagens de cunho comercial, visando compra, são 100% gratuitas; 4. As postagens de cunho comercial, visando venda, têm um custo de R$ 4,99 (Preço sujeito a variação sem aviso prévio).  - - - - - - -  ---  COMUNICADO AO GRUPO  --- As propagandas no grupo terão um custo de R$ 4,99 - pagamento por pix. Mensalmente, além das postagens no grupo com anúncios comerciais, iremos p...

LFS ASSUNTOS RURAIS --- PECUÁRIA: Pecuária 4.0 --- como ela vem mudando a produção de carne e leite. Créditos Forbes

    LFS ASSUNTOS RURAIS --- PECUÁRIA: Pecuária 4.0 --- como ela vem mudando a produção de carne e leite. Créditos Forbes, leia matéria: https://capitaofernandoagriculturaepecuaria.blogspot.com/2022/11/lfs-rural-pecuaria-40-como-ela-vem.html --- Pecuária - nosso acúmulo sobre o assunto:  https://capitaofernandoagriculturaepecuaria.blogspot.com/search/label/Pecu%C3%A1ria -------------- LEIA TAMBÉM: Agromoney: entenda os desafios e oportunidades das empresas agro no país. Créditos CNN, leia matéria: https://capitaofernandoagriculturaepecuaria.blogspot.com/2022/10/agromoney-entenda-os-desafios-e.html Desafios e oportunidades para o mercado brasileiro de fertilizantes. Créditos CNN, leia matéria:  https://capitaofernandoagriculturaepecuaria.blogspot.com/2022/10/desafios-e-oportunidades-para-o-mercado.html LFS ASSUNTOS RURAIS: China liberará quinto lote de carne suína para estabilizar preços. Créditos Xinhua, leia matéria:  https://capitaofernandoagriculturaepecuaria....

Reforma Agrária é cuidar da natureza

  Reforma Agrária é cuidar da natureza. Créditos MST, leia mais:  https://capitaofernando.blogspot.com/2025/09/reforma-agraria-e-cuidar-da-natureza.html  ---------------------------- *Receba as principais notícias sobre o Brasil através do nosso grupo no Whatsapp:  https://chat.whatsapp.com/DSgqXE693vkKpFU9avrFcO    ----------------------------

LFS Assuntos Rurais Agronegócio desconfia que França pediu para empresas reclamarem do Brasil. Créditos Raquel Landim/UOL

LFS Assuntos Rurais Agronegócio desconfia que França pediu para empresas reclamarem do Brasil. Créditos Raquel Landim/UOL, leia mais: https://noticias.uol.com.br/colunas/raquel-landim/2024/11/25/agronegocio-desconfia-que-franca-pediu-para-empresas-reclamarem-do-brasil.htm -------------------------- • Receba notícias através do nosso canal LFS Assuntos Rurais no whatsapp: https://chat.whatsapp.com/IQ0hcYeyvlXCxVohaQhf04 --------------------------

LFS Assuntos Rurais - Fiagros crescem 315% em dois anos e atingem patrimônio líquido de R$ 43,7 bilhões em 2024 - créditos Globo Rural

  LFS Assuntos Rurais - Fiagros crescem 315% em dois anos e atingem patrimônio líquido de R$ 43,7 bilhões em 2024 Performance dos CRAs manteve a evolução acima da média do mercado. Foto Getty Imagens. Créditos Por Victoria Netto/Globo Rural. *Receba as principais notícias sobre o Agro no seu whatsapp:  https://chat.whatsapp.com/IQ0hcYeyvlXCxVohaQhf04 ------------------- Fiagros crescem 315% em dois anos e atingem patrimônio líquido de R$ 43,7 bilhões em 2024 Performance dos CRAs manteve a evolução acima da média do mercado Por Victoria Netto — Rio de Janeiro 13/02/2025 14h34 Atualizado há 4 horas Principal destaque de investimentos no setor agro, a indústria do Fundo de Investimento em Cadeias Agroindustriais (Fiagro) cresceu 315% entre dezembro de 2022 e dezembro de 2024, com patrimônio líquido saltando de R$ 10,5 bilhões para R$ 43,7 bilhões no período. Os dados constam na 9ª edição do Boletim de Agronegócio da Comissão de Valores Mobiliários (CVM), criado há dois anos. Ge...