Pular para o conteúdo principal

Beneficiamento das espécies do Cerrado transforma vida de centenas de famílias em MG

Beneficiamento das espécies do Cerrado transforma vida de centenas de famílias em MG


O beneficiamento das espécies do Cerrado tem transformado a vida de centenas de famílias no norte de Minas Gerais. Acompanhar e conferir este e outros resultados do projeto Bem Diverso foi o objetivo de missão realizada este mês, que percorreu municípios que abrigam as atividades da iniciativa.
O Bem Diverso é fruto da parceria entre Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) e o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), com recursos do Fundo Mundial para o Meio Ambiente (GEF). A execução é feita em parceria com organizações do governo e da sociedade civil.
Missão Europeia visita o território do Alto Rio Pardo. Foto: Guilherme Larsen/PNUD Brasil
Missão Europeia visita o território do Alto Rio Pardo. Foto: Guilherme Larsen/PNUD Brasil
Polpas de fruta lotavam os freezers da pequena agroindústria da comunidade Água Boa II, enquanto uma comitiva de pesquisadores estrangeiros, além de técnicos e parceiros do Projeto Bem Diverso usavam tocas higiênicas para acompanhar cada um dos processos – desde a lavagem da fruta até o empacotamento e rotulagem do produto. O beneficiamento das espécies do Cerrado tem transformado a vida de centenas de famílias na região.
Acompanhar e conferir este e outros resultados da atuação do projeto no território foi o objetivo da missão, que aconteceu no início de março e percorreu municípios
que abrigam as atividades do Bem Diverso no território do Alto Rio Pardo, ao norte de Minas Gerais.
O Projeto Diálogos Setoriais viabilizou a troca de experiências entre pesquisadores brasileiros e europeus, promovido pela União Europeia, Ministério da Economia, Ministério das Relações Exteriores e pelo Projeto Bem Diverso (PNUD/GEF/EMBRAPA).
A primeira parada da comitiva foi o Centro de Agricultura Alternativa do Norte de Minas, a Cooperativa Grande Sertão e a Área de Experimentação e Formação em Agroecologia, em Montes Claros. De acordo com coordenador da Área de Experimentação e Formação em Agroecologia, Álvaro Carrara, “os produtos da sociobiodiversidade são processados dentro de um sistema que, além de gerar renda e garantir a segurança alimentar das comunidades rurais, conserva e preserva o Cerrado e a Caatinga, recupera nascentes e áreas degradadas, forma guardiões de sementes nativas e capacita e encoraja os jovens a permanecerem e viverem dos bens da terra”.
Educação no campo
Na Escola Família Agrícola Nova Esperança (EFA), em Taiobeiras, foi a vez de comprovar o fortalecimento das tradições e técnicas rurais passadas a jovens em curso técnico inserido na grade do ensino médio. Eles aprendem tecnologias sustentáveis para empregar nas comunidades em que vivem. Para o diretor da escola, Josimar Almeida, muitos jovens vão perdendo a identidade com o campo, achando que a roça e a produção de alimentos não são importantes. “A EFA Nova Esperança nasceu contra esse movimento, porque a educação no campo é um direito”, explicou o diretor.
Na avaliação do cientista da Luke Natural Resources Institute Finland, Mikko Kurttila, o projeto é bem estruturado e está ajudando as comunidades desenvolverem suas atividades em bases sustentáveis. “Isso é excelente. O que eu aprendi com o Projeto Bem Diverso no Brasil é fazer o uso da biodiversidade priorizando a conservação, enquanto na Finlândia nós não usamos a biodiversidade, a preocupação é apenas preservar”, comentou o cientista.
Vivenciando a cultura local
Em todos os lugares onde passou, a comitiva teve a oportunidade de provar alimentos à base de espécies locais, tanto in natura – como o pequi, a cagaita, o araticum – até os já beneficiados e com valor agregado, como o café especial sombreado Cacunda de Librina, produzido em Sistemas Agro-florestais (SAFs) na comunidade Vereda Funda, em Rio Pardo de Minas, a cerveja artesanal de coquinho azedo da Grande Sertão; e ainda as polpas das inúmeras frutas do Cerrado produzidas pela Cooperativa de Agricultores Agroextrativistas de Água Boa II (COOPAAB).
O grupo acompanhou o trabalho dos coletores e restauradores do Cerrado na Reserva de Desenvolvimento Sustentável (RDS) Nascentes Geraizeiras (Alto Rio Pardo) que contaram, com muito orgulho, como o projeto os incentiva a recuperar o bioma e os meios de vida das comunidades locais. Segundo a jovem restauradora Fabrícia Santarém, o uso sustentável do Cerrado vem mudando a geração de renda da comunidade. “O trabalho contribui para a valorização das raízes locais e a permanência dos jovens no campo” explicou a restauradora.
A comitiva foi recebida por um grupo de seresteiros com a tradicional Folia de Reis e Catira – dança folclórica regional.
De acordo com o Conselheiro da Delegação da União Europeia no Brasil, Rui Ludovino, o Projeto Bem Diverso contribui com a manutenção da biodiversidade de forma inclusiva. “O projeto contribui para o enfrentamento da mudança global do clima e da crise ecológica. É preciso corroborar para o grande pacto verde estipulado globalmente”, complementou.
Consolidando parcerias
Para o professor de agribusiness da Hochschule Rhein-Waal University of Applied Sciences na Alemanha, Dietrich Darr, e para Wageningen University & Research da Holanda, Verina Ingram, agora é o momento de consolidar os produtos com investimento em crédito e em estratégias de marketing para que possam manter a sustentabilidade da cadeia se tornando mais atraentes, e, assim, ter acesso a crédito para alcançarem o mercado (nacional e internacional). “Estamos aqui para discutir com nossos colegas pesquisadores da Embrapa como podemos trabalhar juntos nessas questões”, explicou o professor alemão.
A pesquisadora Verina verificou que a forma com que a comunidade clama por suas terras e emprega o desenvolvimento sustentável é parecido com algumas populações que ela acompanha onde mora, em Camarões, na África. “Agora vejo a necessidade de investidores para os negócios e marketing para ajudar a manter a sustentabilidade da cadeia, desde a produção até chegar nos consumidores”, acrescentou a pesquisadora.
Para o assessor técnico do PNUD, Fernando Moretti, a estratégia do Seminário Internacional em Brasília e da Missão de Campo foi mostrar que o conhecimento acumulado tanto pelo Bem Diverso quanto pelas experiências compartilhadas pelos pesquisadores e professores europeus serviu para identificar possibilidades de colaboração e cooperação técnica entre os vários atores envolvidos. “A parceria entre os Projetos Diálogos Setoriais e Bem Diverso se mostrou bastante rica na promoção do intercâmbio de conhecimentos entre as diversas experiências nas áreas de extrativismo e conservação pelo uso sustentável, e agora trabalharemos para que esta parceria siga profícua, seja através de novos editais, pesquisas ou mesmo projetos”, afirmou o assessor técnico do PNUD.
O coordenador do Projeto Bem Diverso e pesquisador da Embrapa, Anderson Sevilha, explicou que os próximos passos estarão relacionados à formalização das parcerias institucionais com a Embrapa, o Bem Diverso, instituições e universidades envolvidas no Diálogos Setoriais. O que significa, na prática, escrever projetos para buscar recursos e dar continuidade ao trabalho em campo executado no território.
“A troca de experiências começou entre os pesquisadores, mas a ideia é que se amplie com o intercâmbio de estudantes, agricultores, extensionistas brasileiros e europeus, para que conheçam as diferentes realidades”, afirmou o coordenador. Um ponto foi marcante em todas as falas: o complemento que o projeto traz em relação à pesquisa, já que o Bem Diverso é um projeto de desenvolvimento. A nossa capacidade de trazer a pesquisa voltada para o desenvolvimento local dessas comunidades chamou a atenção dos estrangeiros”, finalizou o coordenador do Projeto Bem Diverso.

Comentários

Mais lidas.

LFS Assuntos Rurais - CEO do Carrefour na França diz que empresa vai parar de comercializar carne do Mercosul

LFS Assuntos Rurais -  CEO do Carrefour na França diz que empresa vai parar de comercializar carne do Mercosul. Presidente da gigante francesa, Alexandre Bompard, fez declaração em uma carta direcionada a sindicato agrícola, em suas redes sociais.  O Grupo Carrefour Brasil informou ao g1 que "nada muda" nas operações brasileiras.  Créditos Paula Salati, Vivian Souza, G1, leia mais: https://g1.globo.com/economia/agronegocios/noticia/2024/11/20/ceo-do-carrefour-diz-que-empresa-vai-parar-comprar-carne-do-mercosul.ghtml    -------------------------- Receba notícias através do nosso canal LFS Assuntos Rurais no whatsapp:  https://chat.whatsapp.com/IQ0hcYeyvlXCxVohaQhf04    --------------------------

Somos especialistas em cerca elétrica

   Somos especialistas em cerca elétrica. Somos especialistas em Cerca Elétrica Bovinocultura ou Ovinocultura. -Elaboramos o seu projeto personalizado para a sua propriedade; -Nós te oferecemos toda a Assistência online, para a instalação Peça o seu orçamento sem compromisso! wa.me/+5551986388430

LFS Assuntos Rurais - Empresário brasileiro cria oportunidades em meio ao interesse crescente da China por café - créditos Xinhua

Empresário brasileiro cria oportunidades em meio ao interesse crescente da China por café   Xangai, 11 nov (Xinhua) -- À medida que a entusiasmo da China pelo café continua a crescer, um empresário brasileiro está aproveitando o momento para apresentar os ricos sabores e a herança cultural da bebida de sua terra natal em um país tradição bebedor de chá .   Como o maior produtor de café do mundo, o Brasil ainda não viu nenhuma de suas cadeias de café se enraizar na China. Para Eduardo Almeida, CEO e Consultor Chefe do Centro de Desenvolvimento de Negócios do Brasil, esse mercado inexplorado é exatamente onde está o potencial.   "O mercado de café da China está crescendo rapidamente e somos os pioneiros que se concentram na qualidade. Esta é uma tarefa, mas estamos confiantes", disse Almeida durante uma entrevista à Xinhua na Exposição Internacional de Importação da China (CIIE, em inglês). ).   A associação de Almeida exporta grãos verdes, representando mais de 5 mil fazendas

Rastreando a China: estudante brasileira conhece o “Made in China” de perto

Rastreando a China: estudante brasileira conhece o “Made in China” de perto 2024-11-18 09:25:33丨portuguese.xinhuanet.com Maria é do Rio de Janeiro, Brasil. Ela visitou a sede do Grupo XCMG na Província de Jiangsu, no leste da China, e conheceu as tecnologias de ponta exibidas lá. Produzido pela Xinhuanet Apresentado pelo Serviço Global da Xinhua   Créditos Agência Xinhua

LFS Assuntos Rurais - Como fazer a gestão da propriedade rural? - créditos Armac

LFS Assuntos Rurais -  Como fazer a gestão da propriedade rural?   Créditos Armac.   ---------------------       Aproveito para lhes convidar a participar do nosso grupo no whatsapp LFS Assuntos Rurais - https://chat.whatsapp.com/Hc4HWeCyLUB6oECSrqr7bQ   *Siga nosso Instagram  @redelfsdecomunicacao  ---    http://www.instagram.com/redelfsdecomunicacao    --------------------- Publicidade: 100.01.004.001 - LFS Assuntos Rurais --- LFS Consultoria Catálogo Específico: https://docs.google.com/document/d/1iug42_MyEO9wO07UgtB2oIeej2_V1J9NYpIz_d5UZXY        ----------------- Como fazer a gestão da propriedade rural? No contexto do agronegócio, a eficácia da gestão da propriedade rural é a essência que impulsiona o sucesso contínuo. Reconhecendo a propriedade rural como uma empresa, essa abordagem vai além das operações tradicionais. Neste artigo, exploramos objetivamente os benefícios diretos e indiretos da gestão estratégica, abordando como ela otimiza recursos, embasa decisões e favorece a

LFS Assuntos Rurais - Exportações do agronegócio brasileiro para a China aumentam 8,9% nos últimos 12 meses -

LFS Assuntos Rurais - Exportações do agronegócio brasileiro para a China aumentam 8,9% nos últimos 12 meses. Entre julho de 2023 e julho de 2024, o Brasil exportou mais de US$ 57 bilhões para o país asiático Créditos Brasil 247, leia mais: https://capitaofernandoagriculturaepecuaria.blogspot.com/2024/08/lfs-assuntos-rurais-exportacoes-do.html Acúmulo sobre Agroexportação: https://capitaofernandoagriculturaepecuaria.blogspot.com/search/label/Agroexporta%C3%A7%C3%A3o ---------------------------------------- Grupo LFS Assuntos Rurais: https://chat.whatsapp.com/IQ0hcYeyvlXCxVohaQhf04 ----------------------------------------   ---------------------------------------- Exportações do agro brasileiro para a China aumentam 8,9% nos últimos 12 meses Entre julho de 2023 e julho de 2024, o Brasil exportou mais de US$ 57 bilhões para o país asiático Agência Gov – Em 15 de agosto de 1974, Brasil e China davam início às relações diplomáticas que anos depois faria do país asiático o principal p

LFS ASSUNTOS RURAIS Criadores de Ovelhas - Venho te convidar a se juntar ao nosso grupo Criadores de Ovelhas

    LFS ASSUNTOS RURAIS Criadores de Ovelhas - Venho te convidar a se juntar ao nosso grupo Criadores de Ovelhas. Nós já Estamos a caminho dos 70.000 integrantes. Seja bem vindo (a): https://www.facebook.com/groups/2632981130294811   LFS ASSUNTOS RURAIS - Acúmulo de Postagens - https://docs.google.com/document/d/1rdd9awGqkLoVwiYjiegLvBVNmv2gwgJU9I7wwfvjhRk     ---------------------------------------------------------------------- REDE LFS DE COMUNICAÇÃO  ---  LFS ASSUNTOS RURAIS -   https://redelfsdecomunicacao.wordpress.com/home/lfs-rural-agricultura-pecuaria/   Convido-lhes a conhecer o nosso grupo Criadores de Ovelhas - Rede LFS de Comunicação: https://www.facebook.com/groups/2632981130294811    Somos o grupo Top 02 do Brasil e contamos com mais de 64.000 membros!!!       ---------------------------------------------------------------------- *Participe do nosso grupo no Whatsapp - LFS Assuntos Rurais: https://chat.whatsapp.com/Hc4HWeCyLUB6oECSrqr7bQ    *Siga nosso Instagram: @redelf

Manual Compacto de Anatomia Animal.

    Manual Compacto de Anatomia Animal.  “A forma como o “Manual Compacto de Anatomia Animal” foi escrito, reflete, portanto, o investimento acadêmico e as virtudes do prof. Jomel Francisco dos Santos, tornando uma leitura leve, didática e cuidadosa, com rigor científico que certamente recomendo a todos os estudantes de cursos que tenha a Anatomia Animal no currículo.” - Professora Doutora Daniela Oliveira (UFAPE) Revisora Técnica do livro.  O livro contém 157 páginas, com 11 capítulos e foi escrito de forma clara, objetiva, prática e resumida para facilitação dos estudos e compreensão da anatomia animal. É um manual e será impresso no formato livro de bolso.  Preço R$ 129,99, podendo ser parcelado em 12 x 12,97 no cartão de crédito (Preço sujeito à variação sem aviso prévio).  Saiba mais: https://go.hotmart.com/X94609278G?dp=1

Produção de Milho Cresce no Brasil: Oportunidades e Desafios para Produtores e Exportadores

Mercado do milho Produção de Milho Cresce no Brasil: Oportunidades e Desafios para Produtores e Exportadores A produção global de milho para a safra 2024/25 está projetada em 1.219,8 milhões de toneladas, uma leve redução em comparação à safra anterior. Enquanto a produção nos EUA deve cair, a do Brasil está prevista para aumentar em 4,1%, alcançando 127 milhões de toneladas. Créditos Safras

LFS Assuntos Rurais apresenta para você - Como Iniciar uma Criação de Ovinos: Dicas Essenciais

    LFS Assuntos Rurais apresenta para você - Como Iniciar uma Criação de Ovinos: Dicas Essenciais. *Receba nossas novidades pelo whatsapp: https://chat.whatsapp.com/IQ0hcYeyvlXCxVohaQhf04 *Siga @redelfsdecomunicacao no Instagram http://instagram.com/redelfsdecomunicacao *Vídeo: https://youtu.be/4Wp9Uayq8jw Resumo: Este guia apresenta dicas essenciais para quem deseja iniciar a criação de ovinos. Aborda a escolha da raça, a preparação do espaço, a alimentação adequada, cuidados com a saúde e manejo, além de orientações sobre o mercado e planejamento. Com essas informações, você estará preparado para ter sucesso nesse negócio agropecuário. #ovinos #agropecuaria #criaçao #dicasrurais #sustentabilidade #agro #agronegocio #agronegócio