Pular para o conteúdo principal

LFS Assuntos Rurais - Brasil pode ganhar espaço na exportação de carnes com guerra comercial - créditos Globo Rural



LFS Assuntos Rurais - 

Brasil pode ganhar espaço na exportação de carnes com guerra comercial.

O ministro da Agricultura, Carlos Fávaro, disse ter a expectativa de habilitações de "dezenas" de frigoríficos ainda em 2025

Créditos Globo Rural.


 --------------------------


Receba as principais notícias sobre o Agro através dos nossos grupos! 


* Grupo LFS Assuntos Rurais no whatsapp: https://chat.whatsapp.com/IQ0hcYeyvlXCxVohaQhf04 


* Grupo no Facebook: https://www.facebook.com/groups/530690934374947  


  -----------------


Após recordes, abates de frango e suíno devem crescer e de bovinos cair em 2025

Ano deve consolidar a inversão de ciclo pecuário, afirmam analistas

Por Nayara Figueiredo — São Paulo


Um ritmo de abate de fêmeas menos intenso que o do ano passado, dando sinais da virada no ciclo pecuário para baixa oferta, deve fazer com que os abates de bovinos caiam em 2025. Já para frango e suínos, analistas ouvidos pelo Valor projetam novos recordes nos abates, puxados pela demanda cada vez mais firme, principalmente no mercado internacional.


Em 2024, o abate de bovinos no Brasil cresceu 15,2%, totalizando 39,27 milhões de cabeças, um aumento de 5,17 milhões em relação a 2023, conforme dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgados nesta terça-feira (18/3). Esse é o maior volume registrado na série histórica da pesquisa, superando o recorde anterior de 2013, quando foram abatidas 34,41 milhões de cabeças.

“Para 2025, projetamos um total de 38,79 milhões de cabeças abatidas, um volume menor do que em 2024, já que o ritmo de descarte de fêmeas deve ser menos intenso ao longo do ano”, estima a diretora da consultoria Agrifatto, Lygia Pimentel, citando possível recuo de 1,22% nos abates.

Em uma visão mais conservadora, Fernando Iglesias, da consultoria Safras & Mercado, acredita que os abates de bovinos podem cair 5% neste ano. “Basicamente, é um ano que deve consolidar a inversão de ciclo pecuário e a exportação de carne bovina também está muito agressiva”, afirmou o especialista.

Ainda assim, Iglesias disse que o volume de gado que será enviado para o gancho tem potencial para ser o segundo maior da história, perdendo apenas para o recorde de 2024.


Suínos e frangos


Já os abates de suínos e frangos, que também atingiram patamares recordes no ano passado, devem ter novas máximas históricas neste ano.



De acordo com o IBGE, o volume de suínos abatidos foi de 57,86 milhões de cabeças, um crescimento de 1,2% em comparação com 2023. O abate de frangos, por sua vez, chegou a 6,46 bilhões de cabeças, alta de 2,7% na mesma base de comparação.

“No caso de aves e suínos, o grande impulsionador do crescimento nos abates foi a demanda externa aquecida, com a abertura de novos mercados e o aumento das importações por países estratégicos”, disse Pimentel.

No setor avícola, esse avanço nos abates ainda reflete o aumento dos casos de gripe aviária (H5N1) em alguns países, que levou à interrupção de suas exportações, além da necessidade de garantir o abastecimento tanto do mercado interno quanto dos destinos atendidos. Com isso, uma demanda adicional foi direcionada ao Brasil.

No setor de suínos, a diretora da Agrifatto destaca o caso de Filipinas, que enfrenta um grave surto de peste suína africana e ampliou em 104% suas compras de carne suína in natura do Brasil no acumulado de 2024, em comparação a 2023. “Além disso, a demanda interna seguiu firme, com consumidores priorizando proteínas mais acessíveis diante do cenário econômico”, completou.

Para 2025, a expectativa da consultoria é de um novo crescimento nos abates dessas proteínas de frango e suínos. Para suínos, a expectativa da Agrifatto é de 59,29 milhões de cabeças abatidas, um aumento de 2,6% em relação ao consolidado de 2024.

Nas aves, a projeção é de 6,53 bilhões de cabeças, um incremento de 1,30% frente ao ano anterior. “O principal fator que deve continuar impulsionando esses abates é o mercado externo, com exportações de suínos projetadas para crescer 8,2% e de aves 4,5% em 2025”, comentou a especialista.

Iglesias, da Safras & Mercado, concorda que o Brasil está muito bem posicionado nas exportações e deve bater novos recordes de embarques em 2025. Há também uma demanda interna que deve se direcionar para a carne de frango e suíno, em detrimento da carne bovina, que tende a ficar mais cara com a queda na produção.



“Mas em aves e suínos, nós vamos ver um crescimento de produção do Brasil nessa temporada. O posicionamento do Brasil no mercado global vai permitindo, sim, que o país amplie seu abate, sua produção de carne”, enfatiza o analista.

Ele ressalta ainda que os frigoríficos têm feito investimentos nos últimos tempos para dar suporte a esta produção e demanda adicionais.



Créditos Globo Rural




Comentários

Mais lidas.

LFS Assuntos Rurais - Governo Trump: Mercado do Agro brasileiro tenta decifrar como disputa EUA-China afetará o comércio internacional

LFS Assuntos Rurais - Governo Trump: Mercado do Agro brasileiro tenta decifrar como disputa EUA-China afetará o comércio internacional. Setor espera acirramento da guerra comercial entre americanos e chineses, mas efeitos sobre a agropecuária brasileira ainda são uma incógnita. Créditos Globo Rural, leia mais: https://globorural.globo.com/pecuaria/boi/noticia/2025/01/reposicao-e-dolar-vao-elevar-custo-de-producao-da-carne.ghtml -------------- • Receba a LFS Assuntos Rurais no seu whatsapp: https://chat.whatsapp.com/IQ0hcYeyvlXCxVohaQhf04 -------------

Pecuaristas testam até 'sutiã' para aumentar a produção de leite no país

  De onde vem o que eu como: pecuaristas focam em gestão e testam até 'sutiã' para aumentar a produção de leite no país Brasil captou 34 bilhões de litros do alimento no ano passado, mas não está nem perto de Nova Zelândia e Israel em média diária. Queda no consumo de lácteos também é desafio. Por Rikardy Tooge, G1 02/12/2020 07h00    Atualizado  há 4 semanas Criação de gado leiteiro no Distrito Federal — Foto: CNA/Divulgação O leite é uma das riquezas do campo do Brasil, está presente em mais de 1 milhão de propriedades rurais e em cerca de 99% das cidades do país. Com  faturamento de mais de R$ 40 bilhões em 2019 , medido pelo índice de Valor Bruto da Produção (VBP) do  Ministério da Agricultura , o setor produziu mais de  34 bilhões de litros de leite em 2019 . Trigo, café, caju... G1 mostra a origem dos alimentos A pecuária leiteira é uma atividade pulverizada, espalhada de pequenos a grandes criadores, e, por ter essa dimensão, um dos principais d...

AGRICULTURA & PECUÁRIA - Conheça os principais tipos de solo para plantio

  Conheça os principais tipos de solo para plantio No Brasil existem diferentes tipos de solo. Isso se deve à influência de formações muito antigas e que eram diferentes. A formação tem a ver com a decomposição de rochas durante milhares de anos, transformando-se em fragmentos muito pequenos até compor o solo que conhecemos hoje. Essas formações deram origem a quatro tipos de solo: terra roxa, aluviais, salmourão e massapé. Entretanto, não são todos indicados para  plantios , principalmente devido a quantidade de nutrientes que cada um tem. Por isso, é tão importante saber os tipos de solo para plantio agrícola. Ficou interessado e quer entender mais sobre o assunto? Então continue a leitura deste post! Quais os cuidados para preparar o solo para o plantio? Como dissemos mais acima, existem alguns tipos de solo. É possível iniciar grandes plantios, mas, para isso, é necessário tomar alguns cuidados. Sempre tenha em mente que cada solo precisa de uma atenção diferente, até porq...

Olá pessoal. Venho agradecer a cada um de vocês!!! Nosso Grupo Criadores de Ovelhas no Facebook alcançou a expressivo número de 66 mil membros

Olá pessoal. Venho agradecer a cada um de vocês!!! Nosso Grupo Criadores de Ovelhas no Facebook alcançou a expressivo número de 66 mil membros - https://www.facebook.com/groups/2632981130294811 Agradecemos a cada um de vocês por poderem participar e contribuir com um dos principais grupos desse nicho de mercado no Brasil. *Confira nosso Acúmulo sobre a Ovinocultura: https://capitaofernandoagriculturaepecuaria.blogspot.com/search/label/Ovinocultura --------------------- Aproveito para lhes convidar a participar do nosso grupo no whatsapp LFS Assuntos Rurais - https://chat.whatsapp.com/Hc4HWeCyLUB6oECSrqr7bQ *Siga nosso Instagram @redelfsdecomunicacao --- http://www.instagram.com/redelfsdecomunicacao --------------------- Publicidade 100.01.004.001 - LFS Assuntos Rurais --- LFS Consultoria Catálogo Específico: https://docs.google.com/document/d/1iug42_MyEO9wO07UgtB2oIeej2_V1J9NYpIz_d5UZXY  -----------------

LFS ASSUNTOS RURAIS - Brasil inaugura maior feira agropecuária da América Latina - créditos Xinhua

LFS ASSUNTOS RURAIS - Brasil inaugura maior feira agropecuária da América Latina  - - - - - - - - - - *Participe do nosso grupo no Whatsapp - LFS Assuntos Rurais: https://chat.whatsapp.com/Hc4HWeCyLUB6oECSrqr7bQ *Siga nosso Instagram: @redelfsdecomunicacao --- http://www.instagram.com/redelfsdecomunicacao Rio de Janeiro, 2 mai (Xinhua) -- A feira agropecuária Agrishow 2023, a maior da América Latina, foi inaugurada nesta segunda-feira na cidade brasileira de Ribeirão Preto, interior do estado de São Paulo, com a expectativa de gerar 11,2 milhões de reais (US$ 2,24 milhões) em negócios, confirmaram os organizadores. Com o lema "Conectando pessoas e tecnologias", a feira será realizada até 5 de maio com a participação de mais de 800 marcas brasileiras e estrangeiras. "O cenário econômico para o campo brasileiro continua sendo positivo", disse em entrevista à imprensa uma das porta-vozes do evento, Lariza Pio, acrescentando que este ano se espera qu...

LFS Assuntos Rurais - regras do Grupo Criadores de Ovelhas - Rede LFS de Comunicação - 62.000 membros

LFS Assuntos Rurais - regras do Grupo Criadores de Ovelhas - Rede LFS de Comunicação - 62.000 membros Resumidamente: nosso grupo é muito top!  Somos o 2°maior grupo do Brasil, contando hoje (07/01/2023) com mais de 62.000 membros. Nós não temos absolutamente nenhuma violação das regras do Facebook.  Não é fácil manter um grupo tão grande, moderar cada postagem, por isso necessitamos de regras e pedimos a sua colaboração! Regras: 1. Só serão aceitas postagens relacionadas à Criação de Ovelhas; 2. Qualquer postagem não relacionada, a postagem e o autor serão automaticamente banidos; 3. As postagens de cunho comercial, visando compra, são 100% gratuitas; 4. As postagens de cunho comercial, visando venda, têm um custo de R$ 4,99 (Preço sujeito a variação sem aviso prévio).  - - - - - - -  ---  COMUNICADO AO GRUPO  --- As propagandas no grupo terão um custo de R$ 4,99 - pagamento por pix. Mensalmente, além das postagens no grupo com anúncios comerciais, iremos p...

LFS ASSUNTOS RURAIS --- PECUÁRIA: Pecuária 4.0 --- como ela vem mudando a produção de carne e leite. Créditos Forbes

    LFS ASSUNTOS RURAIS --- PECUÁRIA: Pecuária 4.0 --- como ela vem mudando a produção de carne e leite. Créditos Forbes, leia matéria: https://capitaofernandoagriculturaepecuaria.blogspot.com/2022/11/lfs-rural-pecuaria-40-como-ela-vem.html --- Pecuária - nosso acúmulo sobre o assunto:  https://capitaofernandoagriculturaepecuaria.blogspot.com/search/label/Pecu%C3%A1ria -------------- LEIA TAMBÉM: Agromoney: entenda os desafios e oportunidades das empresas agro no país. Créditos CNN, leia matéria: https://capitaofernandoagriculturaepecuaria.blogspot.com/2022/10/agromoney-entenda-os-desafios-e.html Desafios e oportunidades para o mercado brasileiro de fertilizantes. Créditos CNN, leia matéria:  https://capitaofernandoagriculturaepecuaria.blogspot.com/2022/10/desafios-e-oportunidades-para-o-mercado.html LFS ASSUNTOS RURAIS: China liberará quinto lote de carne suína para estabilizar preços. Créditos Xinhua, leia matéria:  https://capitaofernandoagriculturaepecuaria....

Reforma Agrária é cuidar da natureza

  Reforma Agrária é cuidar da natureza. Créditos MST, leia mais:  https://capitaofernando.blogspot.com/2025/09/reforma-agraria-e-cuidar-da-natureza.html  ---------------------------- *Receba as principais notícias sobre o Brasil através do nosso grupo no Whatsapp:  https://chat.whatsapp.com/DSgqXE693vkKpFU9avrFcO    ----------------------------

LFS Assuntos Rurais Agronegócio desconfia que França pediu para empresas reclamarem do Brasil. Créditos Raquel Landim/UOL

LFS Assuntos Rurais Agronegócio desconfia que França pediu para empresas reclamarem do Brasil. Créditos Raquel Landim/UOL, leia mais: https://noticias.uol.com.br/colunas/raquel-landim/2024/11/25/agronegocio-desconfia-que-franca-pediu-para-empresas-reclamarem-do-brasil.htm -------------------------- • Receba notícias através do nosso canal LFS Assuntos Rurais no whatsapp: https://chat.whatsapp.com/IQ0hcYeyvlXCxVohaQhf04 --------------------------

LFS Assuntos Rurais - Fiagros crescem 315% em dois anos e atingem patrimônio líquido de R$ 43,7 bilhões em 2024 - créditos Globo Rural

  LFS Assuntos Rurais - Fiagros crescem 315% em dois anos e atingem patrimônio líquido de R$ 43,7 bilhões em 2024 Performance dos CRAs manteve a evolução acima da média do mercado. Foto Getty Imagens. Créditos Por Victoria Netto/Globo Rural. *Receba as principais notícias sobre o Agro no seu whatsapp:  https://chat.whatsapp.com/IQ0hcYeyvlXCxVohaQhf04 ------------------- Fiagros crescem 315% em dois anos e atingem patrimônio líquido de R$ 43,7 bilhões em 2024 Performance dos CRAs manteve a evolução acima da média do mercado Por Victoria Netto — Rio de Janeiro 13/02/2025 14h34 Atualizado há 4 horas Principal destaque de investimentos no setor agro, a indústria do Fundo de Investimento em Cadeias Agroindustriais (Fiagro) cresceu 315% entre dezembro de 2022 e dezembro de 2024, com patrimônio líquido saltando de R$ 10,5 bilhões para R$ 43,7 bilhões no período. Os dados constam na 9ª edição do Boletim de Agronegócio da Comissão de Valores Mobiliários (CVM), criado há dois anos. Ge...