Pular para o conteúdo principal

Quais as vantagens de ter uma fazenda sustentável? - Créditos Revista Globo Rural

Créditos Globo Rural


Por Luciana Franco, Isadora Camargo e Nayara Figueiredo

 

A adoção de práticas sustentáveis é um dos principais desafios para a agropecuária no atual momento. “Começamos com a abertura de terras, passamos pela tropicalização das cultivares, adotamos a intensificação da produção e agora o momento é de produzir com sustentabilidade”, explica Paula Packer, chefe geral da Embrapa Meio Ambiente.

Do desenvolvimento tecnológico ao manejo da produção, existem diversas alternativas que possibilitam produzir de forma conservacionista, preservando a qualidade do solo e da água, a biodiversidade, e utilizando de forma mais eficiente os insumos.

Para o agricultor Rogério Vian, o caminho foi adotar insumos biológicos, o que começou a fazer ainda em 2005. Ele cultiva grãos em 750 hectares de área nos municípios de Mineiros e Caiapônia, em Goiás. Todo o manejo das lavouras é feito com bioinsumos. "Planejamento é essencial", diz. "Hoje, não nos preocupamos com picos de produtividade, já que asseguramos resistência e rentabilidade ao grão."

Rogério Vian, produtor rural. Desde 2005, faz o manejo das lavouras com produtos biológicos — Foto: Leonardo Frota
Rogério Vian, produtor rural. Desde 2005, faz o manejo das lavouras com produtos biológicos — Foto: Leonardo Frota

soja ocupa metada da área cultivada por Vian. A produtividade média é de 60 sacas por hectare, para um custo de 30 sacas. Ele afirma que consegue manter esse índice de rendimento de campo independentemente de eventuais problemas climáticos.

"Em um ano mais complicado, como esse que passou com o El Niño, a gente segura a média de produtividade apenas com biológicos. Só uso químico em situação pontual", conta o agricultor, ressaltando que, quando começou a manejar a lavoura assim, não havia produtos comerciais no mercado. Hoje, são mais de 600 biológicos com registro no Ministério da Agricultura.

Leia também

Tecnologias e práticas de manejo mais eficientes e sustentáveis podem tornar a atividade agropecuária mais resiliente aos efeitos nocivos das mudanças do clima, cada vez mais evidentes a cada safra. Os eventos climáticos estão mais frequentes e extremos, com impactos severos a atividade rural em diversas regiões.

Em meio à ocorrência de fenômenos climáticos como El Niño e La Niña, as diferentes regiões produtoras do Brasil viveram períodos de excesso ou falta de chuva, além de temperaturas elevadas e ondas de calor. O meteorologista Willians Bini, CCO da empresa de monitoramento climático FieldPRO lembra que o clima é uma das variáveis que produtor não consegue controlar. Mas traz impactos.

Em sua visão, o produtor deve estar preparado para reduzir riscos. A saída é ter informações confiáveis sobre o clima e a previsão do tempo que lhe permitam realizar as operações de campo - como irrigar ou aplicar pesticidas - nos períodos de melhor condição.

"Hoje, o produtor tem instrumentos que lhe permitem fazer uma gestão hídrica e sustentável a curto e longo prazo”, diz.

Além do ambiental

A sustentabilidade, seja na agropecuária ou em outras atividades, vai além do aspecto ambiental. A chamada agenda ESG (Ambiental, Social e de Governança) coloca a necessidade de se observar também aspectos sociais - como o cumprimento de legislação trabalhista, por exemplo - e econômicos - ligados à situação financeira do negócio.

"A sustentabilidade passa por aspectos ambientais e sociais, além dos econômicos, mas a gente precisa lembrar que todo o trabalho é feito por pessoas e para pessoas", ressalta, em entrevista à Globo Rural, Luiza Bruscato, primeira mulher a presidir a Associação Internacional de Soja Responsável (RTRS), entidade de atuação global que certifica a produção da oleaginosa.

Ela afirma que ser sustentável gera renda. Permite acessar mercados mais exigentes, que pagam valores diferenciados por produtos certificados em relação aos convencionais.

Luiza Bruscato, presidente da Associação Internacional de Soja Responsável — Foto: Anna Carolina Negri
Luiza Bruscato, presidente da Associação Internacional de Soja Responsável — Foto: Anna Carolina Negri

José Ricardo Pezzopane, pesquisador de sistemas de produção pecuária da Embrapa Pecuária Sudeste pensa de forma semelhante e menciona a integração lavoura pecuária floresta como exemplo de prática sustentável que gera ganhos ambientais e também econômicos.

Entre as vantagens do sistema, ele destaca redução das emissões de gases de efeito estufa (aspecto ambiental), diversificação das fontes de renda na propriedade (aspecto econômico) e maior eficiência no tempo dos funcionários na fazenda (aspecto social).

“Este sistema pode ser adotado de forma consorciada, em sucessão ou em rotação, de forma que haja benefício mútuo para todas as atividades”, avalia. “Quando percebem que as técnicas são vantajosos, os produtores as valorizam e difundem”, diz.

Segundo o pesquisador, dos 160 milhões de hectares de pastagens que existem no Brasil, em cerca de 20% já são utilizados consórcios ou integrações na atividade pecuária. Ele aponta ainda a possibilidade do produtor rural ter acesso a crédito mais barato.

No caso do Plano Safra, a agricultura comprovadamente sustentável garante uma redução de 0,5% na taxa de juros para o custeio, o que pode ser atrativo para o produtor. “O agricultor não é atraído pela preocupação ambiental, mas, sim, por vantagens financeiras ou mesmo por questões de sobrevivência na atividade”, afirma.

Paula Packer, chefe geral da Embrapa Meio Ambiente, destaca, entre ações governamentais, o Programa Agricultura de Baixa Emissão de Carbono (ABC), criado em 2010 e renomeado em 2023 como Plano de Adaptação e Baixa Emissão de Carbono na Agricultura (ABC+). A intenção é incentivar uma agropecuária que controla emissões de gases de efeito estufa e conserva recursos naturais.

Apesar da existência de incentivos, a pesquisadora pontua, no entanto, que o produtor rural ainda precisa ser atraído e convencido a adotar uma agricultura mais sustentável. “Se o produtor estiver no vermelho ele nunca vai pensar no verde”, diz.

Comentários

Mais lidas.

Banana azul? Existe sim e tem gosto de sorvete!

  Banana azul? Existe sim e tem gosto de sorvete! Variedade chamada de blue java é originária do Sudeste Asiático, mas pouco conhecida por aqui • Créditos Globo Rural, leia mais: https://tinyurl.com/banana-azul • Receba as principais notícias sobre o Agro através do nosso grupo no Whatsapp: https://chat.whatsapp.com/K4qXU8O6l2eAf9HmXvnXUI ----------------------------

LFS Assuntos Rurais - Governo Trump: Mercado do Agro brasileiro tenta decifrar como disputa EUA-China afetará o comércio internacional

LFS Assuntos Rurais - Governo Trump: Mercado do Agro brasileiro tenta decifrar como disputa EUA-China afetará o comércio internacional. Setor espera acirramento da guerra comercial entre americanos e chineses, mas efeitos sobre a agropecuária brasileira ainda são uma incógnita. Créditos Globo Rural, leia mais: https://globorural.globo.com/pecuaria/boi/noticia/2025/01/reposicao-e-dolar-vao-elevar-custo-de-producao-da-carne.ghtml -------------- • Receba a LFS Assuntos Rurais no seu whatsapp: https://chat.whatsapp.com/IQ0hcYeyvlXCxVohaQhf04 -------------

LFS Assuntos Rurais - Frio 'acende alerta' para as condições de lavouras de milho no Paraná

  LFS Assuntos Rurais -  Frio 'acende alerta' para as condições de lavouras de milho no Paraná. Áreas que os produtores plantaram mais tarde estão sob maior risco que as precoces.  Créditos Globo Rural, leia mais: https://globorural.globo.com/agricultura/milho/noticia/2025/06/apos-chuvas-frio-liga-alerta-para-lavouras-de-milho-no-parana.ghtml   Receba as principais notícias sobre o Agro através do nosso grupo no Whatsapp:  https://chat.whatsapp.com/K4qXU8O6l2eAf9HmXvnXUI    ----------------------------

LFS Assuntos Rurais - Ministério da Agricultura convoca 440 aprovados em concurso para a defesa agropecuária

  LFS Assuntos Rurais - Ministério da Agricultura convoca 440 aprovados em concurso para a defesa agropecuária Distribuição das vagas e a nomeação deverão ocorrer em breve. • Créditos Globo Rural, leia mais: https://globorural.globo.com/economia/noticia/2025/05/ministerio-da-agricultura-convoca-440-aprovados-em-concurso-para-a-defesa-agropecuaria.ghtml --------------- Receba as principais notícias sobre o Agro através dos nossos grupos: *Grupo no Whatsapp: https://chat.whatsapp.com/K4qXU8O6l2eAf9HmXvnXUI *Grupo no Facebook: https://www.facebook.com/groups/530690934374947 -------------------

LFS ASSUNTOS RURAIS - Conheça o 'Agrofloresta em Quadrinhos': um manual de práticas e conhecimentos agroecológicos

  LFS ASSUNTOS RURAIS -  Conheça o 'Agrofloresta em Quadrinhos': um manual de práticas e conhecimentos agroecológicos. Projeto nasceu da necessidade de facilitar e registrar processos didáticos nas comunidades. Créditos Brasil de Fato, leia mais:  https://capitaofernandoagriculturaepecuaria.blogspot.com/2023/08/conheca-o-agrofloresta-em-quadrinhos-um.html   - - - - - - - - Participe do nosso grupo no Whatsapp:  https://chat.whatsapp.com/Hc4HWeCyLUB6oECSrqr7bQ

LFS ASSUNTOS RURAIS: Qual é a diferença entre bode, carneiro, cabra e ovelha?

LFS ASSUNTOS RURAIS:  Você sabe qual é a diferença entre bode, carneiro, cabra e ovelha? Créditos Canal Tech.   - - - - - - - -  Participe do nosso grupo no whatsapp:  https://chat.whatsapp.com/Hc4HWeCyLUB6oECSrqr7bQ   Qual é a diferença entre bode, carneiro, cabra e ovelha? Por Fidel Forato | Editado por Luciana Zaramela  clique para compartilhar Link copiado! LightFieldStudios/Envato Bode, carneiro, cabra e ovelha são todos animais herbívoros que vivem em pastos ou em regiões montanhosas. Apesar de existirem espécies selvagens, a criação desses mamíferos está muito ligado com a produção de leite, queijos, lã e pele. A alimentação desses animais ruminantes é constituída basicamente por grama e folhagens de pequenos arbustos. Em um primeiro momento, a vegetação é ingerida e, em seguida, regurgitada. Aí, então, eles voltam a mastigá-la e, por fim, engolem a pasta que se formou. Esta é uma das muitas semelhanças que os ligam, além de terem quatro compartiment...

Aspersão: saiba tudo sobre essa técnica de irrigação - créditos Terra Magna

Repercutimos para nossos leitores (as) o artigo abaixo reproduzido: Aspersão: saiba tudo sobre essa técnica de irrigação - créditos Terra Magna  Aspersão: saiba tudo sobre essa técnica de irrigação AGOSTO 19, 2022 11:06 AM A  aspersão  é um dos tipos de irrigação  mais comuns na agricultura brasileira.  Esse processo é muito importante para o desenvolvimento da lavoura e permite que o agricultor tenha um  controle maior sobre sua plantação.  Existem várias vantagens de investir nesse tipo de irrigação, mas também é preciso entender como o processo funciona para avaliar a necessidade e  fazer os investimentos corretos.  Entenda o que é a aspersão, quando ela é indicada e o que você precisa para ter esse tipo de irrigação na sua lavoura.  Índice de conteúdo O que é aspersão na agricultura Como funciona a técnica de aspersão Sistemas de irrigação Sistema de irrigação convencional Sistema de irrigação mecanizado As vantagens e desvantagens d...

LFS ASSUNTOS RURAIS --- PECUÁRIA: Pecuária 4.0 --- como ela vem mudando a produção de carne e leite. Créditos Forbes

    LFS ASSUNTOS RURAIS --- PECUÁRIA: Pecuária 4.0 --- como ela vem mudando a produção de carne e leite. Créditos Forbes, leia matéria: https://capitaofernandoagriculturaepecuaria.blogspot.com/2022/11/lfs-rural-pecuaria-40-como-ela-vem.html --- Pecuária - nosso acúmulo sobre o assunto:  https://capitaofernandoagriculturaepecuaria.blogspot.com/search/label/Pecu%C3%A1ria -------------- LEIA TAMBÉM: Agromoney: entenda os desafios e oportunidades das empresas agro no país. Créditos CNN, leia matéria: https://capitaofernandoagriculturaepecuaria.blogspot.com/2022/10/agromoney-entenda-os-desafios-e.html Desafios e oportunidades para o mercado brasileiro de fertilizantes. Créditos CNN, leia matéria:  https://capitaofernandoagriculturaepecuaria.blogspot.com/2022/10/desafios-e-oportunidades-para-o-mercado.html LFS ASSUNTOS RURAIS: China liberará quinto lote de carne suína para estabilizar preços. Créditos Xinhua, leia matéria:  https://capitaofernandoagriculturaepecuaria....

LFS Assuntos Rurais - Goiás investiga suspeita de gripe aviária em zoológico

  LFS Assuntos Rurais - Goiás investiga suspeita de gripe aviária em zoológico. Um cisne negro morreu no local, no último domingo (8/6). • Créditos Globo Rural, leia mais: https://globorural.globo.com/pecuaria/aves/noticia/2025/06/goias-investiga-caso-de-gripe-aviaria-no-zoologico-de-goiania.ghtml ----------------- • Receba as principais notícias sobre o Agro através do nosso grupo no Whatsapp: https://chat.whatsapp.com/K4qXU8O6l2eAf9HmXvnXUI -----------------

Profissão do agro em alta para 2025 tem salário de até R$ 35 mil. Veja qual ...

LFS Assuntos Rurais -  RH do Agro Profissão do agro em alta para 2025 tem salário de até R$ 35 mil.  Veja qual ... Receba a LFS Assuntos Rurais no seu whatsapp:  https://chat.whatsapp.com/IQ0hcYeyvlXCxVohaQhf04 Profissão do agro em alta para 2025 tem salário de até R$ 35 mil. Veja qual Cargo estará em alta devido à competitividade do mercado e a busca por profissionais atualizados Por  Daniela Walzburiech   — Florianópolis 16/12/2024 06h00    Atualizado  há um dia Facebook Twitter Whatsapp Gerente agrícola deve se destacar entre as profissões no próximo ano — Foto: Wenderson Araujo/CNA Com o setor em expansão e sendo parte fundamental da economia brasileira, o agronegócio exige cada vez mais profissionais qualificados para exercer as funções nos mais diversos segmentos da área. Em 2025 não será diferente. Leia também Quais as profissões com maior demanda no agro brasileiro? O que é emprego verde? Nova tendência do mercado tem milhares de vagas Mig...