Pular para o conteúdo principal

AGRICULTURA --- O que significa tornar a produção de alimentos mais sustentável --- matéria da Revista Forbes


Créditos revista Forbes


AGRICULTURA  ---  O que significa tornar a produção de alimentos mais sustentável   ---  matéria da Revista Forbes


Se a agricultura conseguiu escalar a produção de alimentos, com ciência ela pode ser o caminho das soluções mais eficazes nas mudanças climáticas.



Tecnologias cada vez mais sustentáveis no campo vêm dando respostas à sustentabilidade da produção


Os consumidores, cada vez mais, estão tomando consciência da sustentabilidade por trás dos alimentos que compram. Em resposta a isso, muitas empresas de alimentos assumiram compromissos públicos com metas de sustentabilidade baseadas na ciência. Muitos desses objetivos incluem metas de emissões líquidas zero. De fato, de acordo com a Energy and Climate Intelligence Unit (Unidade de Inteligência de Energia e Clima), com sede no Reino Unido, um quinto das maiores empresas do mundo se comprometeram com uma meta de zero líquido.


Esses compromissos, geralmente, listam metas que abordam as emissões provenientes da agricultura. As empresas de alimentos estão bem cientes de que a maioria das emissões embutidas em seus produtos vem da produção agrícola. As emissões na fazenda incluem aquelas relacionadas ao uso de máquinas movidas a diesel nas propriedades, bem como as emissões associadas às práticas de manejo da fazenda, como aplicações de fertilizantes sintéticos, cultivo do solo e falta de diversidade na rotação de culturas.


Há uma ciência conclusiva que mostra que o cultivo excessivo, deixando o solo descoberto (em vez de usar cultivos de cobertura), e o uso excessivo de nitrogênio e outros fertilizantes, estão gerando muitas emissões. Aqui, chegamos a uma pergunta natural – em princípio, essas emissões podem ser evitadas?

Parece apropriado que as empresas de alimentos estejam agora concentrando seus esforços no tratamento dessas emissões, com ênfase na agricultura. Essas empresas reconhecem que a própria agricultura pode ser a solução para o problema. Usando tecnologia e ciência modernas, podemos evitar muitas emissões associadas às práticas de manejo do solo e das culturas.

Simplificando, se a agricultura pode mudar as práticas que originalmente nos permitiam escalar a produção de alimentos, então ela pode se tornar uma das soluções mais eficazes para as mudanças climáticas. Objetivos como os da PepsiCo reconhecem diretamente o potencial da agricultura – eles chamam a atenção para a necessidade específica da adoção da agricultura regenerativa em fazendas que fornecem os cultivos que se tornam ingredientes dos produtos da PepsiCo.

Se todos concordam sobre o que precisa ser feito para produzir mais alimentos e como fazê-lo de forma sustentável para o planeta, então qual é o problema? Por que não temos essas práticas em vigor em todo o mundo? O que os líderes do setor devem fazer para incentivar a adoção dessas práticas?


Infelizmente, é um pouco mais complicado do que parece. Vejamos brevemente as práticas de agricultura regenerativa e as implicações práticas de exigir que os agricultores adotem essas práticas.


As práticas de agricultura regenerativa incluem o uso de culturas de cobertura (culturas que são cultivadas na entressafra e são usadas para reabastecer a saúde do solo), a redução da perturbação do solo (que é plantar as lavouras), a construção de um ecossistema comunitário com cultivos e gado, e a redução ou omissão de fertilizantes sintéticos e outros insumos.


A maioria dessas práticas de agricultura regenerativa visa melhorar a saúde do solo, mantendo o solo coberto durante todo o ano. Isso irá protegê-lo da erosão devido a fortes chuvas ou ventos, mantendo a raiz viva no solo para continuar construindo as comunidades microbianas e outras formas de vida que melhoram a função do solo. Reduzir a erosão e construir comunidades microbianas no solo permite que o solo suporte melhor os cultivos, exigindo menos insumos, como fertilizantes. Também permite que o solo retenha mais carbono e outros nutrientes – compostos que, de outra forma, entrariam no ar como emissões de gases de efeito estufa.


Embora haja muitos benefícios em melhorar a saúde do solo, como maior estabilidade de rendimento por hectare e menor necessidade de fertilizantes sintéticos, vejamos algumas limitações que podem dificultar a adoção dessas práticas pelos agricultores.


Em primeiro lugar, nem todas as áreas do mundo têm condições propícias ao cultivo de múltiplas colheitas em um ano. Em áreas como o Canadá, o frio impede o cultivo de qualquer coisa entre a colheita do outono e o plantio da primavera, enquanto em áreas agrícolas como o Brasil, os agricultores agora cultivam três safras por ano. Para reduzir a perturbação do solo na fazenda e mudar para práticas mais regenerativas, um agricultor precisa comprar ou ter acesso a equipamentos caros que podem “injetar” as sementes no solo, causando uma perturbação mínima (se houver).



Dispensável dizer que um potencial prêmio em preço aos agricultores dificilmente cobrirá o custo de aquisição do novo equipamento, mesmo considerando alguns anos. Mas, felizmente, há cada vez mais opções de financiamento disponíveis para os agricultores que desejam investir em soluções sustentáveis.


Em suma, cada uma das práticas específicas de agricultura regenerativa vem com seu próprio conjunto de desafios para o agricultor, e nós, como sociedade, devemos reconhecer isso.


LEIA MAIS: Sustentabilidade da agropecuária: o que caberá à nova geração de produtores rurais


Não há dúvidas sobre a necessidade de fazer a transição do nosso atual sistema de produção de alimentos para um mais sustentável. Esta é uma grande tarefa para uma das maiores indústrias do mundo. Não é uma tarefa fácil porque, além dos desafios listados acima e dos riscos que acompanham a adoção de novas tecnologias e práticas na fazenda, não existe uma receita única para a adoção da agricultura regenerativa em todas as fazendas do mundo.


Felizmente, a ciência e a tecnologia modernas tornam essa tarefa viável e, assim como estamos vendo o surgimento de serviços personalizados ao consumidor, estamos entrando na era dos sistemas personalizados de apoio à decisão do agricultor – plataformas de software que adaptam recomendações com base nos dados de cada campo específico de uma fazenda.


Essas plataformas de software, chamadas de “tecnologia agrícola” ou “agricultura de precisão”, são uma porta de entrada para o futuro da agricultura sustentável. Elas oferecem aos agricultores a oportunidade de adotar práticas agrícolas mais sustentáveis ​​e regenerativas em suas fazendas, mantendo a receita necessária para continuar produzindo alimentos para nossa crescente população.


A indústria agrícola está comprometida com essa transformação e nós, como consumidores, devemos reconhecer o valor de apoiar sua transição com nossas preferências de marca e escolhas de produtos. Apoiar a agricultura regenerativa e sustentável permite que os agricultores adotem a ciência e a tecnologia de que precisam para utilizar práticas sustentáveis, e quanto mais eficientemente pudermos promover essa transição, melhor será o resultado para a Terra.



* Anastasia Volkova é membro do Forbes Councils Member para tecnologia, CEO e co-fundadora da Regrow.ag, consultoria sobre agricultura sustentável. O Forbes Technology Council é uma comunidade apenas de convidados para CIOs (Chief Information Officer), CTOs (Chief Technology Officer) e executivos de tecnologia de classe mundial.


Fonte: Revista Forbes



  ---  ---  ---  ---  ---  ---


 


 

Conheça a Rede LFS de Comunicação - http://www.redelfsdecomunicacao.wordpress.com 

Nossa missão é informar a Comunidade Brasileira espalhada no mundo. Já alcançamos 4,5 milhões de acessos e atualmente nos comunicamos com 1 milhão de pessoas por ano – http://www.redelfsdecomunicacao.wordpress.com  

 

 

*Blog Agricultura & Pecuária:  

 

 

*Facebook - página: https://www.facebook.com/lfsrural  

 

 

 

 

 

 

*Catálogo de anúncios sobre Agricultura & Pecuária --- LFS Consultoria:  https://bit.ly/3JHETfT   

 

 

*Seja um Patrocinador(a) da Rede LFS de Comunicação: 

Comentários

Mais lidas.

LFS Assuntos Rurais - Preços de arroz e carnes podem subir com enchentes no Rio Grande do Sul - créditos Brasil 247

  LFS Assuntos Rurais -  Preços de arroz e carnes podem subir com enchentes no Rio Grande do Sul. Créditos Brasil 247 Participe do Grupo LFS Assuntos Rurais no WhatsApp: https://chat.whatsapp.com/Hc4HWeCyLUB6oECSrqr7bQ    ---------------------  Siga nosso Instagram  @redelfsdecomunicacao  ---    http://www.instagram.com/redelfsdecomunicacao  ---------------------  Publicidade:  Catálogo 100.01.004.001 - LFS Assuntos Rurais: https://docs.google.com/document/d/1iug42_MyEO9wO07UgtB2oIeej2_V1J9NYpIz_d5UZXY    --------------------- Preços de arroz e carnes podem subir com enchentes no Rio Grande do Sul As chuvas afetam o desenvolvimento das culturas e o escoamento dos produtos Leia mais »

LFS ASSUNTOS RURAIS - POLÍTICA: Projeto da bancada ruralista contrapõe UE e pode criar barreiras por reciprocidade ambiental - créditos CNN

LFS ASSUNTOS RURAIS - POLÍTICA:  Projeto da bancada ruralista contrapõe UE e pode criar barreiras por reciprocidade ambiental. Créditos CNN *Participe do nosso grupo no Whatsapp - LFS Assuntos Rurais: https://chat.whatsapp.com/Hc4HWeCyLUB6oECSrqr7bQ   LFS ASSUNTOS RURAIS - Acúmulo de Postagens - https://docs.google.com/document/d/1rdd9awGqkLoVwiYjiegLvBVNmv2gwgJU9I7wwfvjhRk     ---------------------------------------------------------------------- Projeto da bancada ruralista contrapõe UE e pode criar barreiras por reciprocidade ambiental Legislação europeia obriga que os exportadores comprovem que produtos não tiveram origem em áreas desmatadas a partir de 2021; projeto no Senado brasileiro tem apoio de boa parte da Frente Parlamentar da Agropecuária Desmatamento na fronteira entre a Amazônia e o Cerrado em Nova Xavantina, em Mato Grosso 28/07/2021REUTERS/Amanda Perobelli Daniel Rittner da CNN Em Brasília 26/04/2023 às 10:54 | Atualizado 26/04/2023 às 10:57 Compartilhe: Ouvir notícia

Agrishow 2024: Presença chinesa no maior evento agropecuário da América Latina

Agrishow 2024: Presença chinesa no maior evento agropecuário da América Latina A 29ª edição da Agrishow, uma das mais importantes feiras agropecuárias do mundo, contou com cerca de 800 expositores em uma área de 530 mil metros quadrados. Cerca de 195 mil visitantes de mais de 50 países, puderam conhecer as inovações desenvolvidas por marcas líderes brasileiras e internacionais. A gente está aqui na feira Agrishow, a maior feira do Brasil, com os novos lançamentos da DJI. A gente está com o T50 e também o T25. São dois drones que trazem muita tecnologia para auxiliar o trabalho dos agricultores, tanto na pulverização quanto na dispersão de sólidos. Problemas que a gente tinha muito sérios, como compactação, amassamento de cultura, necessidade de esperar sair o encharcamento das áreas para poder entrar, para pulverizar, a gente consegue resolver 100% com a utilização de drones e ano após ano essa tecnologia vem desenvolvendo, entregando mais valor ao agricultor. Os agricultores estão ut

Brasil se declara livre da febre aftosa sem vacinação

Créditos Xinhua. Brasil se declara livre da febre aftosa sem vacinação 2024-05-04 15:20:00丨portuguese.xinhuanet.com Rio de Janeiro, 2 mai (Xinhua) -- O Brasil, um dos principais produtores e exportadores de carne do mundo, anunciou nesta quinta-feira que está livre da febre aftosa e que já não é necessário vacinar os rebanhos contra a doença. Em pronunciamento à imprensa no Palácio do Planalto, o vice-presidente da República Geraldo Alckmin comentou o anúncio, publicado mais cedo no Diário Oficial da União. "Hoje é um dia histórico, porque sempre o Brasil sonhou ser um país livre de febre aftosa sem vacinação, que é um estágio extremamente elevado em sanidade animal e de boa defesa agropecuária". Como consequência, foi suspensa a imunização dos rebanhos em todos os estados brasileiros. A última ocorrência da doença em território nacional foi em 2006. Recentemente, o Ministério da Agricultura e Pecuária antecipou a última campanha de imunização nos estados de Alagoas, Ceará, P

LFS Assuntos Rurais - Preço do arroz ao produtor já chegou a 4% com chuvas no RS e deve atingir consumidor, dizem especialistas - créditos CNN

LFS Assuntos Rurais -  Preço do arroz ao produtor já chegou a 4% com chuvas no RS e deve atingir consumidor, dizem especialistas -  Créditos CNN Participe do nosso grupo no Whatsapp LFS Assuntos Rurais:  https://chat.whatsapp.com/Hc4HWeCyLUB6oECSrqr7bQ    -----------------------------------------------  Preço do arroz ao produtor já chegou a 4% com chuvas no RS e deve atingir consumidor, dizem especialistas Especialistas consultados pela CNN veem inflação mais alta no ano Instituto do RS estima que 84% da produção já foi colhida Monsterkoi/Pixabay João Nakamura da CNN São Paulo 14/05/2024 às 16:24 Compartilhe: ouvir notícia 0:00 1.0x Item consumido em grande escala pelo brasileiro, o arroz vendido aos produtores já registrou uma alta de 4% desde o início das fortes chuvas no Rio Grande do Sul. Do fim de abril até esta terça-feira (14), o preço da saca de 50 kg subiu de R$ 105,98 para R$ 110,23, segundo o Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea-Esalq/USP). Os dados são c

LFS Assuntos Rurais - À CNN, Alckmin nega hostilidade do agro ao governo: “Muito pelo contrário”

LFS Assuntos Rurais -  À CNN, Alckmin nega hostilidade do agro ao governo: “Muito pelo contrário” . Créditos CNN.  ---------------------  *Aproveito para lhes convidar a participar do nosso grupo no whatsapp LFS Assuntos Rurais - https://chat.whatsapp.com/Hc4HWeCyLUB6oECSrqr7bQ    ---------------------  *Siga nosso Instagram @redelfsdecomunicacao --- http://www.instagram.com/redelfsdecomunicacao    ---------------------  Publicidade:  Catálogo 100.01.004.001 - LFS Assuntos Rurais: https://docs.google.com/document/d/1iug42_MyEO9wO07UgtB2oIeej2_V1J9NYpIz_d5UZXY    ---------------------    À CNN, Alckmin nega hostilidade do agro ao governo: “Muito pelo contrário” Vice-presidente elogia acolhida na Agrishow: "Fomos muito bem recebidos" À CNN, Alckmin nega hostilidade do agro ao governo: “Muito pelo contrário” 29/04/2024 às 11:03 Compartilhe: ouvir notícia 0:00 1.0x O vice-presidente Geraldo Alckmin (PSB) conversou nesta segunda-feira (29) com a  CNN  e fez um balanço sobre a part

Consumo de soja na China causa desmatamento na América Latina

Consumo de soja na China causa desmatamento na América Latina A ONG do Reino Unido mostra os vínculos entre os bancos chineses e o desmatamento.   AMEAÇAS TRANSNACIONAIS Agricultores brasileiros colhem soja em Campo Novo, Mato Grosso. A demanda chinesa de soja causa o desmatamento florestal e o colapso climático e ecológico do planeta. (Foto: Yasuyoshi Chiba, AFP) A China encabeça a lista dos principais consumidores mundiais de soja. No entanto, depende muito das demais nações, especialmente da América Latina. Em 2017, o país asiático consumiu 63 por cento da produção mundial de soja. Um relatório de maio de 2019,  O risco negligenciado , da ONG Projeto para a Divulgação do Carbono (CDP, em inglês), baseada em Londres, informa que os empréstimos realizados por bancos chineses às companhias asiáticas da cadeia de fornecimento de soja causam desmatamento através de suas operações financeiras, uma prática que põe em risco a biodiversidade. Nos últimos anos, o aumento d

LFS Assuntos Rurais - A Reforma Agrária e os Projetos em Disputa - por Bruno Malheiro

  LFS Assuntos Rurais -  A Reforma Agrária e os Projetos em Disputa - por Bruno Malheiro. Leia mais:  https://capitaofernando.blogspot.com/2024/03/comunicado-n-332024-mst-reforma-agraria.html   ---------------------       Aproveito para lhes convidar a participar do nosso grupo no whatsapp LFS Assuntos Rurais -  https://chat.whatsapp.com/Hc4HWeCyLUB6oECSrqr7bQ   *Siga nosso Instagram  @redelfsdecomunicacao  ---    http://www.instagram.com/redelfsdecomunicacao    --------------------- Publicidade: 100.01.004.001 - LFS Assuntos Rurais --- LFS Consultoria Catálogo Específico:  https://docs.google.com/document/d/1iug42_MyEO9wO07UgtB2oIeej2_V1J9NYpIz_d5UZXY        -----------------

Açúcar IC45 para exportação

  EXPORTAÇÃO DE COMMODITIES - AÇÚCAR IC45 Açúcar IC45 para exportação. Do Brasil para o mundo: *Temos açúcar IC45 para exportação; *Contrato diretamente com a Usina; *Vistoria SGS; *Pagamento por LC/SBLC Envie sua LOI para: Whatsapp/WeChat: +55 051 986388430 - http://wa.me/+5551986388430 Email: lfsconsultoriamd@gmail.com Luís Fernando Sousa LFS Consultoria #açúcar #açúcaric45 #ic45 #acucaric45 #export #AçúcarIC45paraexportação #Exportação #LFSConsultoria *Preço sujeito a variação, sem aviso prévio

Máquina de Tosquiar nova. Compre diretamente da Amazon

    Máquina de Tosquiar nova. Compre diretamente da Amazon: https://amzn.to/40TRF59    Tesoura de Ovelha Elétrica - Cortador de lã para Cabras, Lhamas, Corpo ABS, Tesoura (Plugue UE 220V), 1000 W 2600 RPM, 6 Velocidades de Controle. Preço sob consulta. Compre diretamente da Amazon: https://amzn.to/40TRF59