Governo brasileiro lança plano nacional de fertilizantes
Brasília, 11 mar (Xinhua) -- O governo brasileiro lançou nesta sexta-feira o Plano Nacional de Fertilizantes (PNF), com diretrizes para aumentar o investimento na produção e reduzir a dependência das importações do produto utilizado na agricultura.
Segundo dados da Associação Nacional para a Difusão dos Fertilizantes, mais de 85% dos fertilizantes utilizados no país são importados, o que demonstra um alto nível de dependência das importações em um mercado dominado por poucos fornecedores.
O plano visa reduzir a dependência do país dos fertilizantes importados e mitigar as vulnerabilidades derivadas dos insumos que chegam do exterior.
O objetivo é reduzir a proporção das importações de 85% para 45% até 2050, embora a previsão seja que a demanda por fertilizantes duplicará.
"Ao atender à crescente demanda de produtos e tecnologias, as medidas estabelecidas pelo PNF buscam reajustar o equilíbrio entre a produção nacional e as importações, com o potencial de converter o Brasil em protagonista do mercado mundial de fertilizantes", explicou a Secretaria de Comunicação Social da Presidência em uma nota.
O Brasil é o único país com produção agrícola em larga escala que não tem autonomia no fornecimento de fertilizantes.
O governo realizará um mapeamento geológico do país para descobrir os minerais necessários para a produção de fertilizantes, como o potássio e o fósforo.
A cerimônia de lançamento contou com a presença do presidente Jair Bolsonaro e ministros relevantes.
A ministra da Agricultura, Tereza Cristina, disse estar confiante no êxito da iniciativa, dado que sua elaboração foi coordenada pelo Palácio do Planalto e pelos ministérios técnicos.
"Estamos convencidos de que nossos recursos naturais já mapeados podem atrair investimentos para serem explorados de forma sustentável e economicamente viável", afirmou.
O plano estabelece objetivos para os próximos 28 anos e, além de atrair investimentos, trata-se de investir em inovação e promover novas tecnologias, ressaltou ela.
--- --- --- --- --- ---
Catálogo de Anúncios Publicitários da Rede LFS de Comunicação - https://www.dropbox.com/s/cbn4buvo1bo25sh/Documento%20LFS03.S01.D001.Org003%20Cat%C3%A1logo%20de%20An%C3%BAncios%20Publicit%C3%A1rios%20da%20Rede%20LFS%20de%20Comunica%C3%A7%C3%A3o%20-%20Documento%20LFS03.S01.D001.Org003.docx?dl=0
Comentários
Postar um comentário