Pular para o conteúdo principal

AGRICULTURA & PECUÁRIA - MP do Agro é convertida em Lei

AGRICULTURA & PECUÁRIA - MP do Agro é convertida em Lei 

O presidente Jair Bolsonaro sancionou, a Lei 13.986/2020 que trata de medidas para crédito e financiamento de dívidas de produtores rurais. O texto foi publicado na terça-feira (7) em edição extra do Diário Oficial da União (DOU) e é resultado da aprovação do projeto de lei de conversão da Medida Provisória 897/2019, que ficou conhecida como MP do Agro.

Em seu perfil oficial no Twitter a Ministra da Agricultura, Tereza Cristina, comemorou a sanção: “Um marco para o crédito rural brasileiro, moderniza e amplia o acesso ao financiamento, expandindo os recursos e reduzindo taxas de juros. Medida muito importante que nos move a trabalhar ainda mais para aperfeiçoar outras ações – que estão por vir – de auxílio aos produtores rurais”. Publicou a Ministra, nesta quarta-feira (8).

Dentre as principais medidas da Lei do Agro, está a permissão do uso de Fundos Garantidores Solidários (FGS) para a concessão de garantias à rede bancária nas operações de crédito de produtores rurais, incluindo àquelas para consolidação das dívidas. O texto também facilita a emissão de títulos do agronegócio e permite instituições financeiras privadas a operarem crédito rural com equalização de juros.

Confira os pontos que ANDAV destacou da nova Lei do Agro:

Fundo Garantidor Solidário (FGS)

O Fundo Garantidor Solidário (FGS) é uma troca de aval entre produtores para dar garantia às empresas, bancos e tradings. A composição do fundo será coletiva e formada por, no mínimo, dois produtores rurais (que ficam com a cota primária de 4%), a instituição financeira ou credor original (fica com cota de 2%) e um terceiro interessado, se houver, fica com a cota também de 2%.

Os participantes deverão aportar recursos nesse fundo (integralizar) “constituindo” cotas e percentuais mínimos de acordo com a categoria do participante.

Patrimônio Rural em Afetação

Para tomar um empréstimo, não será mais necessário deixar toda a propriedade como garantia. A MP do Agro permite agora ao proprietário rural oferecer parte de seu imóvel como garantia nos empréstimos rurais. Esse mecanismo é conhecido como regime de afetação — no qual o terreno e as benfeitorias a serem objeto de financiamento ficam separados do patrimônio disponível.
Poderão ser usados como garantia o terreno e as benfeitorias existentes nele, exceto as lavouras, os bens móveis e o gado. O patrimônio de afetação poderá garantir qualquer operação financeira contratada por meio de Cédula Imobiliária Rural ou de Cédula de Produto Rural.

Cédula Imobiliária Rural
O texto amplia o uso da Cédula Imobiliária Rural (CIR), que é uma promessa de pagamento em dinheiro, decorrente de operação de crédito de qualquer modalidade, para qualquer operação financeira, não só de crédito junto às instituições, e define prazo de cinco dias para que o credor informe a liquidação da CIR.

Cédula de Produto Rural (CPR)
A Cédula de Produto Rural (CPR) é emitida para garantir o pagamento de um empréstimo rural com a produção agrícola, pecuária, de floresta plantada e de pesca e aquicultura, seus derivados. A medida amplia e prevê maior detalhamento dos produtos passíveis de emissão da cédula, incluídos os que sofrem beneficiamento e primeira industrialização.

Além disso, a MP do Agro possibilita que o título seja emitido tendo como referência a moeda estrangeira, como o dólar. A mudança ocorre para aprimorar o mercado de crédito e melhor atender o produtor rural, dando mais flexibilidade de contratação, transparência e segurança jurídica, principalmente para acesso de financiamento com captação de investimento internacional.

Subvenção para empresas cerealistas
Devido à carência de capacidade de armazenamento de grãos, a medida autoriza a União a conceder, por meio do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), até R$ 20 milhões por ano em subsídios para diminuir a taxa de juros em financiamentos de construção de silos.

Títulos do Agronegócio
A nova lei estabelece que toda Cédula de Produto Rural, a CPR, um dos títulos do agronegócio, seja registrada em entidade autorizada pelo Banco Central ou pela Comissão de Valores Mobiliários (CVM). Com garantias, esse registro continua a ser feito em cartórios. Além disso, outros títulos do agronegócio, como o Certificado de Recebíveis (CRA) e o Certificado de Diretos Creditórios do Agronegócio (CDCA), também poderão ser emitidos em moeda estrangeira.

Certificado de Depósito Bancário
Como o Banco Central emitiu novas normas sobre títulos de crédito emitidos por bancos, os Certificados de Depósito Bancário (CDBs) feitos em forma escritural, podem ser emitidos via lançamento em sistema eletrônico do emissor, os próprios bancos.

Escrituração de títulos
Além de medidas para que o processo feito de forma impressa possa ser feito de forma eletrônica nas instituições financeiras, houve mudança na chamada Cédula de Crédito Bancário, emitida de forma escritural (impressa), caberá às escrituradoras (cartórios) inserirem informações dela em seus sistemas eletrônicos, tais como: forma de pagamento do título, inclusão de cláusulas contratuais, requisitos essenciais da emissão do título e aditamentos e correções feitos.

Confira os itens vetados:
Os itens vetados não faziam parte da versão original da MP, enviada ao Congresso Nacional em outubro do ano passado, após longa negociação e expectativa do setor. O governo justificou que acatou as sugestões porque os itens geram renúncia de receita sem apontar outra fonte de arrecadação.

  • Dívidas dos produtores do Nordeste;
  • Nova redação à lei do Renovabio e fixou a alíquota de 15% para o imposto de renda sobre a receita dos Créditos de Descarbonização (os CBIOs);
  • Trecho que atendia demanda setor cooperativista para mudar o entendimento da Receita Federal na Solução de Consulta Cosit 11/2017. Pela norma, cooperados integrados não recebem descontos sobre os insumos recebidos das cooperativas;
  • Descontos nas alíquotas de PIS/Pasep e da Cofins concedidas a quem tem o Selo Combustível Social, dos produtores de biocombustíveis, para usinas que comprem matérias primas de outros “arranjos de comercialização”;
  • Trecho que limita taxas cobradas, por exemplo, por cartórios nos registros necessários para contratação de crédito rural.



Créditos Andav, publicado originalmente em http://www.andav.com.br/artigo/mp-do-agro-e-convertida-em-lei/ 

Comentários

Mais lidas.

LFS Assuntos Rurais - Brasil pode mais que dobrar exportação de carne bovina com acordo Mercosul-UE, diz Agrifatto - créditos CNN

  Brasil pode mais que dobrar exportação de carne bovina com acordo Mercosul-UE, diz Agrifatto Segundo Pimentel, o país já atende 86% da demanda europeia e deve manter essa posição de liderança no Mercosul Leandro Silveira (Broadcast), do Estadão Conteúdo 07/12/2024 às 18:05 | Atualizado 07/12/2024 às 18:05   Segundo Pimentel, o país já atende 86% da demanda europeia e deve manter essa posição de liderança no Mercosul   • . REUTERS/Amanda Perobelli Ouvir notícia 0:00 1.0x O Brasil pode mais do que dobrar a exportação de carne bovina à União Europeia a partir da formalização do acordo de livre comércio entre o bloco econômico europeu e o Mercosul. A estimativa, ainda preliminar, é da consultoria Agrifatto.  “Hoje exportamos 5% do nosso volume para a Europa, e esse número pode chegar a 12% ou 13% com o acordo”, afirmou a CEO da Agrifatto, Lygia Pimentel. Pelo acordo, o Mercosul poderá exportar 99 mil toneladas de carne bovina peso carcaça para a União Europeia, sendo 5...

LFS Assuntos Rurais - Milho deve sustentar oferta de etanol, e produção de açúcar deve aumentar

    LFS Assuntos Rurais - Milho deve sustentar oferta de etanol, e produção de açúcar deve aumentar. Avaliação é da consultoria Datagro, que prevê a moagem de 612 milhões de toneladas de cana na safra 2025/26. Créditos Globo Rural, leia mais: https://globorural.globo.com/agricultura/noticia/2025/03/producao-de-acucar-deve-crescer-e-o-milho-sustentar-a-oferta-de-etanol.ghtml -------------- Receba as principais notícias sobre o Agro através dos nossos grupos! • Grupo LFS Assuntos Rurais no whatsapp: https://chat.whatsapp.com/IQ0hcYeyvlXCxVohaQhf04 • Grupo no Facebook: https://www.facebook.com/groups/530690934374947 -----------------

Como podar parreira de uva. Veja dicas técnicas!

  Como podar parreira de uva. Veja dicas técnicas! Podar a parreira de uva é uma técnica importante para garantir uma produção. É através desse sistema que permite estimular o crescimento da videira. Mas, não é uma tarefa tão simples e exige um certo conhecimento técnico para não comprometer toda a planta. Neste artigo estaremos mostrando  como  e  quando  podar a videira, além de outras informações. Boa leitura! Cultivo da parreira de uva Antes de tratar diretamente da poda da parreira, vamos falar um pouco sobre a uva. Originária da Ásia, o seu cultivo é considerado uma das atividades mais antigas entre os homens, devido aos seus deliciosos frutos para a produção de vinho. No Brasil, o plantio da uva teve início desde a época do descobrimento, em 1532, através dos portugueses. É uma  fruta  do tipo não-climatérico, ou seja, não amadurece após a colheita, devendo ser colhida no ponto ideal de maturação. Normalmente, as videiras são  pla...

Presidente chinês destaca papel de universidades na promoção da prosperidade agrícola

Presidente chinês destaca papel de universidades na promoção da prosperidade agrícola Beijing, 6 set (Xinhua) -- O presidente chinês, Xi Jinping, incentivou as universidades agrícolas a fortalecer a educação moral e a formação de talentos para impulsionar o desenvolvimento da agricultura no país. Xi, também secretário-geral do Comitê Central do Partido Comunista da China (PCC) e presidente da Comissão Militar Central, fez as declarações ao responder na quinta-feira a uma carta enviada por secretários do Partido, reitores e especialistas de mais de 50 universidades agrícolas. Desde a fundação da República Popular da China, há 70 anos, as universidades agrícolas do país têm em mente sua missão de dirigir escolas, cultivar meticulosamente talentos excelentes e fortalecer a pesquisa científica e a inovação, fazendo contribuições positivas ao desenvolvimento da agricultura, às zonas rurais e aos agricultores, escreveu Xi na carta. Xi indicou que a modernização da China requer ...

AGRICULTURA - Instalação de Frente Parlamentar sobre crédito para Agricultura Familiar ocorre na terça, 15/06/21 na Assembleia Legislativa do RS

AGRICULTURA -  Instalação de Frente Parlamentar sobre crédito para Agricultura Familiar ocorre na terça, 15/06/21 na Assembleia Legislativa do RS.  Saiba mais: https://capitaofernandors.blogspot.com/2021/06/instalacao-de-frente-parlamentar-sobre.html

SUINOCULTURA - China libera 30 mil toneladas de carne suína de reservas estatais

China libera 30 mil toneladas de carne suína de reservas estatais Vendedores vendem carne suína em um mercado em Nanning, Região Autônoma da Etnia Zhuang de Guangxi, sul da China, 30 de janeiro de 2020. (Xinhua/Lu Boan) Beijing, 22 jan (Xinhua) -- As autoridades chinesas liberaram na quinta-feira 30 mil toneladas de carne suína de suas reservas centrais para aumentar o fornecimento de carne para o feriado da Festa da Primavera, disse a Comissão Nacional de Desenvolvimento e Reforma. Um total de 150 mil toneladas de carne suína de reserva foi liberado no mercado desde 17 de dezembro de 2020 para garantir o abastecimento para os feriados de Ano Novo e Festa da Primavera, de acordo com a entidade. A oferta no mercado aumentou por causa da liberação, disse a comissão, acrescentando que a liberação de reservas locais de carne suína em algumas regiões também foi bem recebida pelos consumidores. Em 20 de janeiro, o preço médio da carne suína em 36 grandes cidades da China subiu 3,2% em relaçã...

Comunicado nº 32/2023 São Paulo, 02 de Maio de 2023   POR QUE O MST ASSUSTA TANTO? - Por Frei Betto

  Comunicado nº 32/2023  São Paulo, 02 de Maio de 2023   POR QUE O MST ASSUSTA TANTO? - Por Frei Betto O MST (Movimento dos Trabalhadores Sem Terra), que vi nascer e ao qual permaneço vinculado, é o mais popular, combativo e democrático movimento popular do Brasil. Congrega, hoje, cerca de 500 mil famílias assentadas e 100 mil acampadas. Luta por um direito elementar, jamais efetivado no Brasil, um país de dimensões continentais e onde há muita gente sem terra e muita terra sem gente ? a reforma agrária. É, no mínimo, uma vergonha constatar que no século XXI os únicos países que não fizeram reforma agrária na América Latina foram Brasil, Argentina e Uruguai. O modelo de propriedade da terra que ainda perdura em nosso país é o das capitanias hereditárias. E a relação de muitos proprietários de terras com seus empregados pouco difere dos tempos de escravidão. Nascido em 1984 e prestes a completar 40 anos em 2024, o MST sabe, desde seus primórdios, que governo é como feijão, só f...

LFS ASSUNTOS RURAIS: Suínos: consulta pública discute procedimentos para certificação de granja reprodutora --- Istoé

Suínos: consulta pública discute procedimentos para certificação de granja reprodutora  O Ministério da Agricultura publicou hoje a Portaria nº 828, que submete à consulta pública, pelo prazo de 45 dias, novos procedimentos e requisitos a serem cumpridos para certificação de granjas de reprodutores suínos e para autorização de funcionamento de estabelecimento de alojamento temporário de suínos, no âmbito do Programa Nacional de Sanidade dos Suídeos. A nova norma revogará a Instrução Normativa nº 19/2002. Segundo a pasta, em nota, a proposta de revisão das diretrizes tem por objetivo adequar os procedimentos à atual situação epidemiológica nacional e internacional com relação às doenças de maior impacto na suinocultura. “Além disso, os requisitos para certificação foram reavaliados no intuito de estabelecer critérios mais bem definidos e atualizados, com base em evidências científicas e epidemiológicas, com vistas à padronização de procedimentos de certificação e objetividade na ver...

AGRO 365 - OVINOS DE CORTE SUA OVINOCULTURA PRODUTIVA E RENTÁVEL!

    AGRO 365 - OVINOS DE CORTE SUA OVINOCULTURA PRODUTIVA E RENTÁVEL! Conheça a Solução de Gestão para Ovinos de Corte que já ajudou centenas de Ovinocultores em todo o Brasil a aumentar a rentabilidade de sua Fazenda. Saiba mais:  https://agro365.app/ovinos-corte/?ref=X86253499M